Casa Vogue | Os principais designers brasileiros que você precisa conhecer
Reconhecido internacionalmente, o design brasileiro passou por diversas etapas até refletir a essência da cultura e da realidade nacional. Com destaque para o modernismo, que assinalou a fase de apogeu do móvel brasileiro, no século 20, a produção desta época até os dias atuais, reúne uma série de profissionais que se destacam pela busca da funcionalidade aliada à identidade.
Paulo Alves
Paulo se formou arquiteto na USP-São Carlos. Antes de sua atuação como designer, trabalhou no escritório de Lina Bo Bardi e também no Instituto Bardi, integrando a primeira equipe de pesquisa a inventariar os arquivos da arquiteta, para produção do livro e da exposição sobre a ítalo-brasileira logo após sua morte na década de 1990.
Essas experiências consolidaram a influência central que o trabalho e o pensamento de Lina desempenham sobre Paulo, que via nas reflexões dela sobre a cultura e o saber populares um vínculo direto com a infância que teve no interior, e uma possibilidade de resgatá-la em seu próprio trabalho. Além do design de móveis e de projetos especiais de marcenaria, isso se traduz também nos projetos de arquitetura desenvolvidos por ele paralelamente.