Revista USE | By Kamy combina arte moderna e design têxtil em exposição no Shopping Cidade Jardim
Marca apresenta ao público arazzos que interpretam obras icônicas de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Cândido Portinari
.
Design, arte e brasilidade. Com quase 40 anos de expertise nacional e internacional, a by Kamy proporciona aos visitantes do Shopping Cidade Jardim uma experiência única: contemplar o entrelaçamento de obras icônicas da arte moderna brasileira com a nobre arte da tecitura. A exposição “A arte moderna invade o CJ” ocorre de 5 a 21 de abril no 1º piso do empreendimento, entrada Home & Design, e é aberta ao público.
.
.
A mostra é uma oportunidade única de conhecer uma seleção de arazzos da exclusiva coleção by Kamy Arte, tapeçarias tão especiais que só devem ser utilizadas em paredes, afinal, são tecidas à mão como obras de arte.
.
Obras de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Di Cavalcanti, mestres do modernismo brasileiro, foram interpretadas pela by Kamy em uma série que expande o legado destes grandes artistas para além das telas por meio das tramas. Confira mais detalhes sobre os artistas e as obras em exposição:
.
Tarsila do Amaral
.
Certas pessoas vivem à frente de seu tempo, visionárias e desbravadoras. Tarsila do Amaral (1886-1973) foi assim, uma mulher luminosa e iluminada. Reconhecida como uma das maiores representantes do modernismo brasileiro, as obras da artista paulista carregam em si uma essência que segue encantando o mundo.
.
Dentre seus grandes feitos, Tarsila conseguiu retratar temas e narrativas da cultura popular brasileira, evidenciando em seus desenhos e pinturas cenas do carnaval, favelas, lendas indígenas e representações religiosas, contribuindo para a construção de uma identidade nacional das artes.
.
Desde 2016, a by Kamy é a única marca do mundo autorizada a produzir as obras de Tarsila do Amaral® em arazzos/tapeçarias, peças tecidas à mão por meio de um estudo minucioso, respeitando a delicadeza do desenho e a essência das peças.
.
.
Di Cavalcanti
.
Nascido e criado no subúrbio do Rio de Janeiro no bairro de São Cristóvão, o artista, ilustrador e desenhista Emiliano Di Cavalcanti (1897-1976) viveu intensamente, não apenas como artista plástico, mas também como intelectual e fomentador de ideias em uma incansável busca pela valorização da brasilidade.
.
Um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna de 1922, Di Cavalcanti apontou para o rompimento com os dogmas academicistas impostos pela elite da época e pautou uma identidade artística genuinamente brasileira na arte.
.
O vínculo do artista com a cultura nacional, no entanto, foi além: o povo e as pautas sociais ganharam protagonismo, fazendo dele não somente um grande artista brasileiro, mas talvez o mais brasileiro dos artistas ao retratar, tão bem, cenas do cotidiano e da cultura de um Brasil do samba, da ginga e da periferia. Sob licença exclusiva no mundo, a by Kamy interpretou em arazzos as principais obras de Di Cavalcanti.
.
Portinari
.
Filho de imigrantes italianos, João Cândido Portinari (1903-1962) nasceu no interior de São Paulo, onde viveu uma infância simples, com os pés no chão, nadando e aventurando-se pelas matas e plantações.
.
Influenciado pela vida rural e pelos diversos desafios sociais que testemunhou na infância, Portinari tornou-se um defensor da representação da vida cotidiana e dos trabalhadores – vivências que foram reveladas em sua obra com muita cor e poesia.
.
Ainda jovem, o artista ganhou reconhecimento internacional, fazendo dele um dos principais representantes da identidade brasileira. Suas produções são marcadas por uma rica experimentação de cores, além de retratar o país em suas diferentes faces, riquezas naturais e culturais.
.
Os arazzos exigiram muita destreza dos tecelões. Levaram meses para ficarem prontos, tamanha a dificuldade de se reproduzir, por meio das tramas, a grande quantidade de trocas de tons que Portinari fazia a cada poucos milímetros de tela.
.
.
Serviço
.
Exposição Arazzos by Kamy Arte – by Kamy
05 a 21 de abril – Aberta ao Público
Shopping Cidade Jardim
Endereço: Av. Magalhães de Castro, 12.000 – Cidade Jardim, São Paulo
Segunda a sábado: 10h às 22h
Domingos: 14h às 20h
.
by Kamy
.
By Diego Miguel || Comuniquese5
Imagens: Divulgação
Confira a matéria na íntegra clicando aqui!