Vida Prática | Salão do Móvel de Milão 2024: Nove marcas brasileiras brilham com design inovador e sustentável!
O Salão do Móvel de Milão (Salone del Mobile. Milano), um dos eventos mais importantes do mundo do design, está em ebulição com a presença marcante de marcas brasileiras. Nove empresas ostentam seus estandes próprios, demonstrando a criatividade, a qualidade e a sustentabilidade do design nacional.
Com o mote “where design evolves”, “onde o design evolui”, o Salone del Mobile.Milano 2024 se realiza entre 16 e 21 de abril nos pavilhões de Fiera Milano Rho. Evolução e inovação são as palavras-chaves que melhor descrevem o momento, além de oferecer um quadro de referência para a indústria internacional do design.
De uma feira de negócios, segundo propôs a organização no preview do evento para imprensa, na última semana no prestigiado Piccolo Teatro Strehler, o Salone está se tornando “cada vez mais um contexto inclusivo, responsável e baseado em valores, voltado a gerar relacionamentos, histórias e projetos significativos durante todo o ano. Enfim, uma grande plataforma para o presente, o futuro e também a memória do design.
Marcas brasileiras de design autoral e assinado, atuantes geralmente no mercado de alto padrão, se destacam no cenário global. Entre elas, Modalle Móveis, Sier, Uultis, Sollos e A Lot Of Brasil estarão expondo nos disputados pavilhões de design do Salone del Mobile.Milano.
Peças desenvolvidas pela by Kamy em parceria com grandes nomes do design nacional estão entre os destaques das exposições organizadas pelo Brazilian Furniture, projeto setorial promovido pela ABIMÓVEL e ApexBrasil, na Semana de Design de Milão 2024.
Os lançamentos se dividem entre os dois principais eventos do festival: o Salone del Mobile, entre 16 e 21 de abril, e o Fuorisalone, que como um todo ocorre entre 15 e 21 de abril, mas cuja exposição brasileira segue até 28 de abril.
Nesta edição, a by Kamy está representada no programa D+I e nas exposições em Milão por meio das peças exclusivas assinadas pelos designers Sérgio J. Matos e André Marcolino.
Tapetes Tambaki Verde e Vermelho 1,50 x 2,00 m Sobrepostas, as camadas de peças ovaladas dão corpo ao Tapete Tambaki. Na junção harmoniosa guardam as referências que tecem a criação. No nome da espécie de peixe comum às águas dos rios do Amazonas, na reverência à origem assentada na língua indígena Tupi, no mosaico que reflete a inspiração tomada das escamas brilhantes. A matéria-prima é a corda de polipropileno às voltas em contornos que vertem da unidade para o todo, invadindo a linearidade das bordas com porções arredondadas intermitentes. A sinuosidade da tecitura é valorizada no jogo de luz e sombra que suscita movimento. São costuradas as peças individuais e depois “entrelaçadas” e costuradas para montar a peça toda.
A Tapeçaria “Cidade Maravilhosa” foi o fio condutor que deu continuidade e coesão visual a todos os tapetes e tapeçarias desta coleção criada por André Marcolino. Ela reflete o trabalho primoroso da by Kamy Verde, onde cada peça colorida do desenho é um fragmento de tapete garimpado no galpão Verde da marca. A peça reúne fragmentos de tapetes de viscose, lã, poliéster, juta e sisal, que contribuem para transmitir, com leveza e harmonia, o comprometimento do designer em retratar uma cena tipicamente carioca com a singularidade e a diversidade desta cidade tão intensa.
Confira a matéria na íntegra clicando aqui!