Apartamentos decorados: como encantar os clientes?
Pode parecer um sonho antiquado, mas conquistar a casa própria ainda faz a cabeça de muita gente. Impulsionada pela baixa nos juros e consequente maior acesso ao crédito de financiamento, construtoras e incorporadas lançam diferentes perfis de empreendimentos em busca deste público.
Para transformar este sonho em contrato assinado, no entanto, não basta a boa e velha maquete – isso não cativa mais o comprador, assim como o cafezinho, vendedores simpáticos, salas confortáveis, desenhos 3D nas TVs e óculos de realidade aumentada também não bastarão.
O grande argumento de venda dos apartamentos de até 200 m² ainda é o apartamento decorado. É neste passeio que os futuros compradores que se sentem morando, comendo e dormindo naquele imóvel.
Projeto de Roberta Ressutti - Archiave Design de Arquitetura | Foto: André Lessa
Nos empreendimentos menores, o decorado é ainda mais fundamental para mostrar que o imóvel não é tão ‘pequeno’ como a metragem faz parecer ser, sobretudo se estiver associado a um projeto com soluções que otimizam espaço.
Concebido como uma experiência feita para encantar, o decorado não pode ser pensado e montado de forma aleatória. Embora seja temporário, seu planejamento é tão ou mais desafiador do que de um apartamento convencional, o que torna imprescindível recorrer a arquitetos e designers de interiores renomados para criá-los.
O desafio destes profissionais começa pela obrigatoriedade de atender um estilo que agrade a diferentes gostos e personalidades dos possíveis compradores sob o risco de ficar sóbrio, mas que em média se alinhem ao perfil socioeconômico do público-alvo do empreendimento.
Projeto de Maria Fernanda Pitti | Foto: Maria Fernanda Pitti
São projetos que precisam sair do trivial especialmente nas soluções como as de marcenaria, de forma que o próprio decorado venha a inspirar os compradores a replicar essas ideias futuramente – insights que possivelmente eles não teriam se não tivessem passado pelo decorado.
Por fim, o decorado precisa ser desenvolvido em cima de um rigoroso orçamento e prazos apertados impostos pelas construtoras e incorporadoras: estima-se que um projeto básico, sem grandes luxos, inicie cotado a R$ 3.000,00 o m².
Pode parecer um exagero, mas lembre-se que montar um decorado é como montar uma casa do zero – você precisa mobiliar e equipá-la inclusive com TVs, o que torna tudo mais complexo nesta gestão de orçamento.
O desafio acaba compensando não só para o contratante, mas para o contratado – o decorado muitas vezes serve como uma vitrine para arquitetos e designers não só para criar outros decorados, mas principalmente para conquistar novos clientes residenciais e até corporativos.
Projeto de Apto 41 | Foto: Gisele Rampazzo
Tapetes: o toque final
Se numa casa ou apartamento os tapetes não podem faltar, não será o decorado a quebrar essa regra – pelo contrário, o tapete é, muitas vezes, o toque final dado ao espaço para dar a ele o tão desejado ‘conforto de casa’.
A by Kamy é parceira de escritórios de arquitetura e design de interiores que atuam na concepção de apartamentos decorados, pois tem tapetes de todos estilos, tamanhos e com preços que se encaixam na verba desses projetos.
Atuando neste segmento desde 2002, o escritório Pro.a Arquitetos, formado pelas arquitetas Adriana Weichsler, Daniella Martini e Viviane Saraiva, é um dos nossos parceiros de longa data na grande maioria dos projetos de decorados.
“Por menor que seja a nossa verba, acreditamos que o tapete valoriza muito o ambiente. A gente pode abrir mão até de outras coisas, mas só renunciamos ao tapete em um decorado em último caso”, explica Dani Martini, da Pro.a Arquitetos.
Para exemplificar visualmente o quão o tapete é importante neste tipo de projeto, veja dois exemplos a seguir de decorados assinados pela Pro.a Arquitetos com tapetes da by Kamy:
CENTRAL PARK – Construtora You
O tapete Lancelot de tonalidade neutra, cumpre um papel de volumetria ao complementar paredes e móveis deste apê de 57 m², mimetizando os elementos do décor e ajudando a destacar o office em tom de verde.
Foto: Ricardo Bassetti
WAY ORQUIDÁRIO – Construtora Living
Embora esteja localizado em Santos-SP, o briefing deste empreendimento deixou claro que não gostaria de ver uma decoração baseada na estética da vida na praia, pois o público-alvo são moradores da própria cidade.
“A partir de uma proposta mais moderna, valorizamos esse projeto de 62 m² com o tapete Kilim Shasavan 3 White/Red, cujas cores valorizam o mobiliário e aquecem o piso frio de porcelanato”, completa Dani.
Foto: Ricardo Bassetti
Agora ficou bem mais fácil planejar o seu decorado, não é mesmo? Entre em contato conosco pelos canais de relacionamento da by Kamy e saiba como contar com nossos tapetes em seu projeto!
Não perca: neste Domingo (13), confira em nosso Instagram (@bykamy) um IGTV com a arquiteta Roberta Ressutti, que desenvolve apartamentos para o mercado imobiliário há 27 anos pelo escritório Archiave Design de Arquitetura. Neste bate-papo, ela vai contar ainda mais dicas sobre apartamento decorado, não deixe de assistir!