outubro 2012
A exposição “A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado” marca a volta da coleção da Fundação Crespi Prado, agora em comodato no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. Com textos dos professores Carlos Lemos e Maria Ruth Amaral, ambos da FAU-USP, além da contribuição do ambientalista Ricardo Cardim, a mostra possibilita novas leituras a respeito deste acervo, em um retrato da cidade de São Paulo entre o final do século 19 até meados do século 20.
Sob o tema “Perda da inocência”, artistas que se destacaram nas bienais de La Paz e Santa Cruz de La Sierra – Roberto Unter, Rodrigo Cunha, Marcela Tiboni, Raquel Schwartz, Sol Mateo, Alejandra Delgado, Oscar Barbery, Paulo Nazareth, Bruno Vilela, entre outros artistas – expõem no Memorial. Aos sábados a curadoria conversa com o público.
Dezenas de fotógrafos, sob a curadoria de Paulo Varella, farão uma exposição no Shopping Iguatemi de Alphaville com o objetivo de arrecadar fundos para a TUCCA, Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer.
No dia 4 de outubro, a loja FastFrame, Al Gabriel Monteiro da Silva, 2121, em coquetel às 19hrs, reúne arquitetos, protetores, lojistas e jornalistas para ampliar o debate acerca do tema, e apresenta criações inéditas de alguns entre os artistas plásticos participantes, são eles: Almandrade, Yutaka Toyota, Marcello Nitsche, Raul Córdula, Kimi Nii e Tuneu, no desafio de traduzir em suas estéticas a representação animal em cor e forma. O consagrado designer Alexandre Wollner produziu um calendário, que se soma às obras de arte, como apoio cultural.
Pois é, Outubro já está aí! Rápido não? Talvez! No corre-corre do dia a dia não percebemos de certa forma a passagem dos dias.