Swipe to the left

AS PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TAPETES PARA O DÉCOR

Imprimir
By Nicole Nigro 16 de setembro de 2017

Muito mais comum do que se imagina, existem tantas dúvidas sobre Tapetes que seria possível ficar aqui um bom tempo elencando e explicando cada uma delas. Como algumas se sobressaem às outras, escolhemos as principais que sempre aparecem pra gente. Provavelmente ao menos uma delas você já teve também! Então, aproveite esse momento para tirar suas dúvidas e aprender um pouquinho mais sobre o universo dos Tapetes no décor.



IMPRESCINDÍVEL

Antes de adquirir um tapete é importante levar em conta alguns pontos específicos. Deve-se compreender sempre em primeiro lugar a intenção da peça para o décor do local em que se desejada ambientar o tapete. Ele vai delimitar espaço? Vai ser responsável pela proteção do piso? É destinado para aquecer o local? Ou apenas para conferir um charme especial? A partir de um “norte”, pode-se prosseguir com os detalhes mais específicos.

Mas em fim, para as etapas da decoração, quando deve ser feita a compra do tapete?

Sempre em primeiro lugar! Como o tapete é a “base” do ambiente, nada mais prudente do que decidir a peça que será alojada antes, para que a mesma desempenhe não só a função desejada, mas principalmente combine com os demais itens decorativos do local bem como possa conferir o efeito esperado, seja ele qual for.


COR, FORMATO E TAMANHO: POR QUE É DIFICIL ESCOLHER?

Quando as dúvidas envolvem as palavras “tipo”, “cor”, “formato” e “tamanho”, parece que a escolha fica quase impossível de ser feita, ainda mais quando elas aparecem juntas. A realidade é que cada uma delas serve como um "indicador" na hora da escolha, e por isso não deveriam ser consideradas “barreiras”. E sabe por qual motivo? São elas que ajudam a responder as indagações feitas logo no começo deste post. Entenda melhor cada uma delas logo abaixo!



Como escolher a cor do tapete?

Na hora de escolher a cor do tapete é importante levar em consideração os demais elementos presentes na decoração do ambiente, como os móveis, adereços e adornos sem esquecer-se da cor das paredes e do papel de parede, caso houver. Duas dicas simples e objetivas quanto às cores são:

a) Em ambientes neutros, um tapete colorido, floral, com presença marcante de geometrismo e estampas é muito bem vindo!

b) Em ambientes marcantes ou chamativos, vale então optar por peças de tonalidades mais neutras ou que ao menos sigam o padrão de cores do ambiente, com apenas uma única tonalidade para que não haja competição entre ambos, o que “pesaria” o ambiente.


Existe um formato ideal?

Primordialmente, parte-se do pressuposto de que isto se trata mais de uma questão de gosto do que de uma “regra” em si. No entanto, uma vez que os tapetes são também delimitadores de espaço, vale ressaltar que o formato nesse caso será o contorno do ambiente formado. Seja ele redondo, quadrado, retangular ou orgânico, o importante é que ele não suma no espaço e que não “distorça” a linearidade esperada.


Qual o tamanho do tapete que devo escolher?

O tapete escolhido deverá SEMPRE abarcar uma área suficientemente necessária para que os móveis do ambiente possam ser sobrepostos sobre ele. Caso isso não seja possível, o ideal é que ele avence ao menos de 30 a 40 cm para baixo dos móveis, principalmente sofás. Quando o assunto é mesa de jantar, imprescindível que o tapete englobe ao menos uma área suficiente para que as cadeiras caibam em cima da peça, do contrário, elas poderiam enroscar no tapete. Se a dúvida for por conta de armários e gaveteiros, vale lembrar que, caso o tapete não esteja por baixo do móvel, será necessário um recuo entre o tapete e a gaveta, assim não atrapalha sua abertura, nem estraga o tapete por ficar empurrando-o à força.


TAPETE CERTO PARA CADA AMBIENTE

Cada ambiente pede um tapete especial, mas isso não impede que outros modelos e tipos também sejam escolhidos. O que importa aqui é saber principalmente o que NÃO devemos usar em cada local, uma vez que certos materiais podem ser danificados ou mesmo não serem ideais no que diz respeito à otimização de sua funcionalidade. E sabe por quê? Técnicas avançadas e tecnologias específicas auxiliam o melhor aproveitamento da peça, bem como a preservar as características do tapete.

Onde posso usar o meu tapete?

Tapetes são sempre bem vindos em todos os ambientes, da sala à varanda, do quarto à cozinha, até em banheiros e garagens. No entanto, sempre levando em consideração o material específico para cada um.



EM ÁREAS EXTERNAS, os tapetes confeccionados a partir de materiais sintéticos são os mais indicados. Entre eles, os que contenham Vinil, Poliéster e Fibra de Vidro, bem como os itens reciclados de PET, por exemplo.

Não são indicados para Áreas Externas as Fibras Naturais, pois as mesmas podem sofrer grandes alterações devido às intempéries, como os tapetes feitos de Aloe, Seda de Bananeira, Seda de Bambu, Sunpat e Juta, englobando também as matérias primas Lã, Algodão e Seda.


EM ÁREAS INTERNAS, todos os tapetes são bem vindos. No entanto, para cada ambiente teremos “um” que combina mais. Entre eles, encontramos:

a) Sala de Estar, Living e Quarto: para esses ambientes os tapetes aconchegantes são os mais escolhidos por oferecerem conforto e sensação de prazer ao pisar ou mesmo deitar. Os modelos Shaggy, com pelagem mais alta, são macios e agradáveis ao toque. Tapetes confeccionados em Lã e Algodão, ou mesmo em materiais sintéticos de fios trabalhados, como Poliéster e Nylon, também são bem vindos. Viscose e Seda são materiais propícios para locais mais quentes, pois auxiliam a dissipação do calor. Já a Lã, o Algodão e peles são os mais indicados para locais frios, pois retém a temperatura, equilibrando o ambiente para maior bem estar.

b) Salas de Jantar: os tapetes de pelagem curta (baixa) são os mais indicados. Algodão e Lã são bem vindos.

c) Banheiro: o melhor modelo para banheiros é o tapete que auxilie a transição entre as áreas secas e molhadas, evitando escorregões uma vez que absorvem água. É ideal que a parte de baixo da peça seja emborrachada para que o tapete não deslize sobre o piso frio.

d) Cozinha: materiais sintéticos que podem ser facilmente lavados são perfeitos uma vez que facilitam a limpeza de sujeiras decorrentes de alimentos e bebidas.


SEGURANÇA OU RISCO? UMA QUESTÃO DE CUIDADO!



Aqui a atenção deve ser redobrada. Evitar escorregões e tropeços é um tópico primordial quando o assunto é segurança. Produtos de alta aderência junto ao piso são perfeitos, bem como as peças que - mesmo deslizantes - são “brecadas” por antiderrapantes fixados no verso do tapete. A linha exclusiva de tapetes Revolution, além de ser prática, oferece beleza devido à vasta possibilidade de combinações de design, bem como evita escorregões ou mesmo tropeços, pois os tapetes dessa coleção são firmes e podem ser fixados à superfície de contato.

Tapetes e idosos são um bom par?

Uma coisa não deve jamais excluir outra. Para todas as idades, o tapete sempre deve oferecer conforto e segurança. O importante é frisar a necessidade dos tapetes estarem bem fixos ao piso para que sejam evitados tropeços e escorregões, o que é benéfico tanto para crianças, quanto para adultos e idosos. A diferença se encontra no cuidado a ser reforçado para esse público, uma vez que eles precisam de maior estabilidade para se movimentar. Para tanto, indica-se a aplicação de antiderrapantes (aplicados na parte de baixo de cada peça) ou mesmo nas pontas, o que reforça a segurança de tráfego.



É possível conciliar tapetes e animais de estimação?

Sem dúvidas! Hoje existem diversos tipos de materiais próprios que diminuem os riscos de danificação dos tapetes. Os sintéticos para áreas externas, por exemplo, são perfeitos. Mas, caso a intenção seja permanecer com um tapete mais clássico, ou feito a partir de materiais mais sensíveis, a dica é sempre estar atento aos riscos oferecidos pelo animal. Hoje existem diversos serviços de revitalização e manutenção de tapetes. O que vale aqui é não demorar em procurá-los, lembrando que os serviços especializados são primordiais para que seja feito o tratamento de conservação correto para seu tapete.


NOVO DE NOVO!

Nada mais gostoso do que ter um produto com cheiro de novo, não é? Melhor ainda é poder tê-lo por mais tempo, mesmo que não seja tão novo assim, principalmente quando o assunto é aparência e resistência. No entanto, para que isso seja possível, é preciso levar em conta alguns cuidados básicos de conservação.

Mas, quais são esses cuidados?

• Gire seu tapete com frequência. Isto pode dar um aspecto mais diferente na sua decoração, e faz com que suas partes fiquem mais uniformes, evitando que ele se desgaste apenas de um lado, devido ao tráfego, incidência de cor e o apoio dos móveis;

• Para limpeza diária recomenda-se vassoura de cerdas macias e aspirador de pó com bocal liso, em baixa ou média frequência;

• Não apoie vasos no perímetro do tapete, pois a umidade pode apodrecer a urdidura do tapete;

• Nunca dobre o seu tapete, pois isso ocasiona a quebra da fibra. Para conservar o seu produto coloque algumas pimentas do reino sobre o tapete e enrole. A semente tem o poder de conter traças e manter a durabilidade do tapete;

• É aconselhável não usar produtos “tira mancha”, pois poderá causar danos irreversíveis. Temos equipes especializadas para tratar qualquer tipo de mancha, e na maioria dos casos, obtemos resultados satisfatórios.



Como deve ser feita a manutenção dos tapetes?

No ciclo de vida de um tapete, o ideal é:

• Limpar diariamente;

• Rotacionar a cada 06 meses;

• Lavar uma vez ao ano;

• Efetuar eventuais Reparos (cordão, costura, etc.) a cada 18 meses;


Para isso, a by Kamy disponibiliza aos clientes um serviço exclusivo de Rug Care (cuidados com o tapete), com total confiança e qualidade da marca. Entre as funções oferecidas, estão:

• Restauro e Ajuste;

• Remoção de mancha;

• Visita técnica;

• Higienização em Casa;

• Manutenção periódica.


BY KAMY E VOCÊ

Ufa, esperamos que agora tudo fique mais fácil para que você possa escolher o tapete ideal, sem dúvidas ou receios.

Mas, queremos saber: Ainda ficou alguma dúvida?

Clique abaixo e converse com a nossa equipe. Estamos aqui caso precise de mais alguma dica em especial!