Swipe to the left

Casa de campo e as novas formas de pensar este espaço

Casa de campo e as novas formas de pensar este espaço
26 de março de 2021

Dicas para decorar e inspirações para criar um lar campestre


É bastante provável que pessoas nascidas em décadas anteriores a 1960 no Brasil passaram parte da vida na zona rural. Até 1950, 64% dos brasileiros viviam nesta área, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Hoje quase 85% da população brasileira reside em áreas urbanas, resultado da migração de milhões de pessoas que deixaram a vida no campo, para tentar a sorte nos grandes centros urbanos, provocando um êxodo rural.

A nova casa de campo

Esse ‘desencontro’ entre gerações e formas de se viver tem levado cada vez mais pessoas, cujas famílias foram para as cidades, a se reencontrarem com esse passado brasileiro agora sob novos significados.

Não mais como uma morada definitiva, a casa de campo hoje se tornou refúgio ao que uma vida urbana não consegue entregar: tranquilidade, paz interior e um contato intrínseco com a natureza.

A casa de campo é um lugar de contato com a natureza através do fazer manual, do perfumar a casa com os temperos colhidos na horta. Por isso, é um espaço associado ao coração, à família.

Se na casa de praia, conforme abordamos aqui as pessoas buscam uma expansão (ficar o dia inteiro na praia, praticar esportes, pegar um Sol etc), a casa de campo, por outro lado, traz um clima mais introspectivo, desperta a vontade de estar acompanhado e cuidando do outro e do entorno

Logo, ao construir uma casa no campo, é essencial conhecer e refletir sobre o local, o clima, o solo, as espécies de plantas e animais típicos daquela região em que ela está inserida. É preciso conviver em harmonia com todos esses aspectos, respeitando-os e pedindo licença para ocupar e dividir aquele local com eles.

Inspire-se com nossos parceiros

Confira nossas sugestões para casa de campo e se inspire em projetos de nossos maravilhosos parceiros:


Andrea Gonzaga

Fotos: Douglas Daniel Miranda dos Santos

Andrea Gonzaga apostou no encontro entre acabamentos rústicos de decoração, móveis clássicos do design brasileiro e outros mais contemporâneos. É o caso do lindo par de Poltronas Mole, do mestre Sérgio Rodrigues, na sala de estar, contrastando com o design mais retilíneo dos sofás nas salas de TV e estar. Os tapetes Tear Captonê Beige e Tear Trilha Marfim compuseram com as cores claras e frias das pedras e paredes, em contraste com o escuro das madeiras e telhas.


Andrezza Alencar

Fotos: Thiago Travesso

A morada de campo projetada por Andrezza Alencar considera o clima frio. Assim, buscou diminuir o contato com superfícies frias e privilegiar acabamentos que “aquecem” o ambiente, como os tapetes oversize Kilim Magreb® 8, Shaggy Rayon Aluminium e Tear Spigato 2 Off White apresentados nos projetos acima.


Cacau Ribeiro

Fotos: Felipe Araújo

O projeto de Cacau Ribeiro para a CASACOR Ribeirão Preto 2019 com a presença do nosso tapete Zili Salizada SA1C White PR, novamente nos mostra a importância da farta entrada de iluminação natural numa casa de campo, mas neste podemos destacar o inteligente brise sanfonado de madeira, com os módulos alternando diferentes estilos de tramas, para permitir também a entrada de ar fresco e natural. Novamente a cor clara do tapete equilibra com os tons terrosos da madeira e dos móveis, equilibrando o ambiente.


Mas... e se eu colocasse um container na mata?


Fotos: Rafael Wainberg

Se você contar para uma pessoa que está pensando em colocar um container próximo a sua casa de campo original, no meio da mata, a primeira impressão que fica é a de uma abordagem agressiva ao meio ambiente.

Mas a história da jornalista e nossa assessora de comunicação, Denise Delalamo, não nos deixa mentir: é perfeitamente possível encaixar uma proposta diferente para uma casa de campo sem que isso resulte em desconexão com o que está ao redor.

A arquitetura em containers é relativamente nova no universo da construção civil, baseada sobretudo na ideia de reaproveitamento deste material muito utilizado na logística de navios e caminhões.

O apelo geométrico e moderno que ele impõe contrasta com o approach mais natural e rústico das casas de campo, mas igualmente tira proveito do que está ao redor, respeitando as características típicas daquele local.

Para não modificar a estrutura original e deixar as visitas mais à vontade, a solução foi erguer uma nova acomodação dentro do sítio, próxima à casa original.

O container foi adaptado para resultar numa acomodação de 40m² e tem uma estrutura metálica na parte externa, devidamente preparada para resistir ao clima úmido da mata, mas na interna é todo acabado em madeira de reflorestamento, resultando numa atmosfera acolhedora.

As mudanças no modo de vida brasileiro, sobretudo no crescimento dos grandes centros urbanos não provocou o apagamento de vida no campo, muito pelo contrário.

As novas gerações, que vivem nas cidades buscam cada vez mais incorporar elementos da natureza em suas casas e o container da Denise é um exemplo de como os avanços tecnológicos não são uma ameaça às tradições e a vida rural, mas podem ser uma maneira criativa de encontrar soluções e ressignificar nossas práticas.

Whatsapp