Swipe to the left

Casa e Jardim | Tapetes de juta: saiba o que é, como lavar e armazenar a peça

Casa e Jardim | Tapetes de juta: saiba o que é, como lavar e armazenar a peça
10 de outubro de 2023

Passadeiras Kilim Juta Plain, da by Kamy

Passadeiras Kilim Juta Plain, da by Kamy — Foto: Divulgação

Em um movimento de reconexão com a natureza, é comum incorporar elementos de beleza orgânica em casa, mesmo que no meio da cidade. Cada vez mais a procura por materiais e acabamentos naturais cresce.

Os tapetes de juta, que estão em alta, são prova disso, e uma das razões são as suas variações de cores. Trata-se de uma fibra têxtil vegetal cultivada no norte no Brasil, popular por sua versatilidade e firmeza. Além disso, é 100% biodegradável e vem sendo apontada como uma das melhores alternativas para substituir o plástico de maneira sustentável.

O QUE É JUTA?

O tapete de juta natural verde, da Stilli Decor, traz cor ao ambiente. Mesa de centro da Plataforma 4. Projeto da arquiteta Andrea Murao — Foto: Marco Pinto / Divulgação
O tapete de juta natural verde, da Stilli Decor, traz cor ao ambiente. Mesa de centro da Plataforma 4. Projeto da arquiteta Andrea Murao — Foto: Marco Pinto / Divulgação

A juta, chamada cientificamente Corchorus capsularis, é um material de fibra natural usado na produção de tecidos, artesanato, bolsas, acessórios e, é claro, tapetes. Pode ser destacado em maior quantidade na peça, ou combinado a outros elementos para mudar a decoração de um espaço.

O plantio da juta demanda uma combinação entre climas úmido e tropical, o que favoreceu o seu cultivo na região entre Índia e Bangladesh. Já no Brasil, ele é realizado nas margens dos Rios Solimões e Amazonas, no início da vazante, majoritariamente por populações ribeirinhas.

A fibra de juta útil é contida entre a casca e o talo interno. Além de ser completamente biodegradável, toda a planta é aproveitada. O talo interno é usado na fabricação de papel e as folhas são comestíveis.

Kamyar Abrarpour, diretor da by Kamy, marca de tapetes, explica que as peças de juta tem uma variação de cor ao longo das peças devido à absorção naturalmente irregular da tinta, tornando cada peça única e exclusiva.

Os tapetes de juta podem ser produzidos em tear manual. É um trabalho artesanal, confeccionado por tecelões, que se resume no cruzamento dos fios de urdidura aos da trama, que compõem a peça final. "O tecelão passa a navete com os fios da trama para um lado, e a movimentação do braço puxa o quadro do tear, depois voltam a navete para o outro lado, assim dando forma ao tapete", conta Leila de Andrade, SEO da Art's Tapetes Artesanais ao lado de seu marido, Diego de Oliveira.

Tapete Hemp TC 1468 Natural, da by Kamy — Foto: Studio by Kamy
Tapete Hemp TC 1468 Natural, da by Kamy — Foto: Studio by Kamy

Na produção de um tapete de fibras, pode haver uma mistura de vários materiais. Uma trança pode ter fios de algodão, chenille ou sisal e a juta, suavizando a aparência da peça. “Quando a juta é filada, ela se torna uma fibra curta, o que confere aos tapetes um toque mais rústico. A trama é um pouco mais aberta, porosa”, explica Abrarpour.

Juta x Hemp

O hemp é um material frequentemente confundido com a juta, mas a principal divergência é a sua fibra longa, que confere aos tapetes um aspecto mais homogêneo e sofisticado. É uma trama mais compacta e, consequentemente, mais resistente e mais cara que a de juta.


Confira a matéria na íntegra clicando aqui!

Posted in: PRESS-BY-KAMY
Whatsapp