Dia das Crianças na by Kamy!
O que é, o que é: algo que todos nós já fomos, que na época desejávamos que tudo passasse bem rápido e que agora ficamos loucos de vontade de voltar atrás? Se os bons tempos como criança passaram pela sua cabeça, você solucionou essa advinha!
Esse saudosismo todo se justifica pelo passar dos anos. A lembrança de um tempo em que talvez nos permitíamos mais, um tempo que era melhor não saber das coisas. A grande sacada da infância é justamente a liberdade que dela emana, uma fluidez que se enrijece na vida adulta, já que pouco paramos para brincar e contemplar o que temos ao redor, sem se preocupar em ter certezas ou uma compreensão exata de tudo, uma saudável ingenuidade, levar um dia após o outro.
O que podemos tirar de lição disso? As crianças levam a vida como ela precisa ser levada, o importante é o aqui e o agora, não há planos para depois. Poderíamos resgatar esta sabedoria infantil em algumas situações do nosso cotidiano. Seria um exercício válido e prazeroso. Nos lembrar que ainda podemos desfrutar de momentos leves, ingênuos.
Voltemos à vida real: As crianças fazem bagunça, se divertem e são ativas onde estiverem. Sabemos que é preciso encontrar um equilíbrio para que a vida cotidiana em família seja harmoniosa sem grandes motivos de apreensão para todos os lados.
A relação entre tapetes e crianças, certamente, é um destes motivos, pois há um receio permanente pela queda de líquidos, restos de comida, terra, tintas, geleias e coisas que só as crianças são capazes de criar ou arrumar por aí.
Projeto de Marta Calasans para Decor Social no Lar Batista | Foto: Ines Antich
É uma preocupação válida, pois os tapetes são investimentos importantes dentro de uma decoração de interiores, mas é perfeitamente possível conciliar ambos e ainda acrescentar mais qualidade de vida para todos em casa, mas principalmente para as crianças!
Projeto de Camila Piazza e Maryela Rosa para a MOSTRA MORAR MAIS POR MENOS 2019 | Foto: Kadu Lopes
Para mostrar que os pequenos e os tapetes têm tudo a ver, a by Kamy lista abaixo 5 motivos para ter um tapete no quarto das crianças! Confira:
Projeto de Vivian Contrick para Decor Social no Lar Batista | Foto: interna by Kamy
Excelente acústica
Diferente de um piso rígido com a cerâmica, o porcelanato e o laminado, o tapete proporciona uma excelente acústica para o quarto dos pequenos, pois absorve muito bem o impacto causado pelos passos e pela intensa movimentação das brincadeiras.
Em um apartamento, isso é ainda mais sensível, pois o espaço costuma ser menor e os apartamentos dos vizinhos estão próximos, portanto, barulho é algo a se evitar sem necessariamente limitar a brincadeira da criançada.
Projeto de Joana Mattos para a MOSTRA KIDZLAB 2016 | Foto: Kadu Lopes
Apelo sensorial
As crianças são curiosas por essência, basta ver como gostar de tocar – e até colocar na boca – os objetos mesmo quando ainda são bebês. Essa experiência, principalmente tátil, faz parte do amadurecimento da vida e precisamos dar vazão a essa vontade de aprender e conhecer o que nos cerca.
Tal qual pisar descalço em um gramado, os tapetes são excelentes aliados para proporcionar um toque agradável e relaxante, mas ao mesmo tempo transmitem uma sensação de frescor e liberdade.
Projeto de Simone Tasca para a MOSTRA QUARTOS ETC 2016 | Foto: Kadu Lopes
Aconchego único
Crianças gostam de brincar onde se sentem à vontade, logo, cabe a você preparar isso para elas para que elas não escolham por você, tornando qualquer transição mais difícil. Se já funciona com os adultos, imagine preparar um quarto com um tapete que proporciona um toque agradável e macio para os pequenos?
A ideia de criar um espaço tão gostoso quanto ficar na cama, para que as crianças possam se jogar no tapete com os irmãos/irmãs e amigos(as) para assistir TV, jogar videogame ou mexer no tablet/celular.
Projeto de Lucy Amicón e Vanessa Ireno para a CASACOR 2017 | Foto: Kadu Lopes
Conforto térmico
Além de rígidos, como falamos acima, revestimentos como o porcelanato e a cerâmica são considerados ‘pisos frios’, pois dissipam rapidamente o calor e, por conta disso, tem dificuldade em reter uma temperatura agradável.
Pode não ser tão perceptível nas estações mais quentes, mas é no inverno que isso faz toda a diferença, sobretudo para os pequenos, que adoram andar descalços por aí. Os tapetes ajudam a estabilizar a temperatura ambiente e, de quebra, contribuem para imunidade dos pequenos.
Projeto de Catia Alves para a MOSTRA MORAR MAIS POR MENOS 2019 | Foto: Kadu Lopes
Proteção contra quedas
Por mais vigilantes que os pais possam ser, basta um deslize e as crianças podem se meter em problemas. Na maioria das vezes são acidentes leves, pequenos arranhões, naturais de uma fase tão cheia de energia e experimentações.
Quedas também podem ocorrer, mas é saudável que você se preocupe se o piso do quarto das crianças é adequado para essa situação, mesmo que seja ocasional. Um bom tapete vai ajudar a proteger as crianças de pequenas quedas, o que em pisos mais rígidos pode se tornar um problema.
Projeto de Marta Calasans para a MOSTRA QUARTOS ETC 2019 | Foto: Kadu Lopes
Para tecer histórias neste Dia das Crianças, a by Kamy preparou uma vitrine especial de tapetes que você pode conferir aqui.
Neste domingo (17), vamos mostrar opções de tapetes e acrescentar novas dicas para ter crianças e tapetes em harmonia – um IGTV pra lá de especial! Fiquem ligados no @bykamy e se inspirem!