Swipe to the left

FUTURO VERDE = BY KAMY VERDE

FUTURO VERDE = BY KAMY VERDE
24 de abril de 2020


O Dia da Terra ou Dia Mundial do Planeta Terra é comemorado em 22 de abril em todo o mundo onde a data representa a luta em defesa do meio ambiente, promovendo a reflexão sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental. Com aproximadamente 5 bilhões de anos e 6 bilhões de habitantes, o planeta Terra é nossa casa. A Terra possui diversos recursos, portanto, os cuidados devem ser igualmente equiparados. Cientes de todos os recursos que o planeta possui, deixamos de lado durante um tempo, a conservação. Com tanta abundância, a escassez não era um pensamento presente, e de como esses recursos são fundamentais e indispensáveis para a nossa existência.



Muitos dos métodos de proteção à natureza, já fazem parte da realidade nas instalações by Kamy e no posicionamento de nossa marca em relação a Terra. Consolidada como uma das maiores grifes de tapete do Brasil, a by Kamy carrega em seu DNA uma conexão profunda com a origem de seus produtos, buscando técnicas apuradas que resultam em tapetes, arazzos e tapeçarias, com alto rigor estético e repletos de história. Essa consciência se reflete não só na curadoria de seu design, como em seu posicionamento político ambiental, presente em todos os setores da empresa.

A by Kamy, assumiu há dois anos um compromisso definitivo em função da consciência ecológica, a partir da abertura de seu galpão verde, onde realiza pesquisas e criações de protótipos desenvolvidos a partir de sobras de sua produção. O objetivo é promover a criatividade e o design brasileiro a partir do reuso, desenvolvendo produtos que carregam em seu DNA a sabedoria têxtil, personalidade, história e ousadia.

“Com a utilização desses retalhos, criamos novos tapetes totalmente feitos dessa reutilização, reafirmando a preocupação da marca com o meio ambiente e mostrando que o design sustentável está em cada canto de nossa empresa”, afirma Francesa Alzati diretora criativa da by Kamy.

Centralizada na preocupação crescente do mercado em produzir arte e design 360º, abordando a importância de artistas e empresas em se engajarem verdadeiramente em questões de sustentabilidade.

Dos produtos aos processos internos, a by Kamy aposta em ações que visam tratar dos recursos de maneira consciente, investindo em processos de consultoria, workshops e estudos, enfatizando práticas de reciclagem, doação, uso consciente de produtos e matérias-primas, além do aperfeiçoamento de peças em parceria com ONGs para o reaproveitamento de materiais.

Um exemplo disso, é a parceria que mantém com o Decor Social - uma Associação sem fins lucrativos que reúne projetos de construção, reformas e decoração de entidades assistenciais e filantrópicas voltadas à criança e ao adolescente.

Inquieta e grande incentivadora da criatividade e da inovação, após anos de estudos e aprimoramento, a marca desenvolveu o tapete Revolution®, feito de PVC que utiliza materiais residuais de sua própria produção para confecção de novos produtos.

No dia a dia, a empresa investe ainda no uso de lâmpadas econômicas e aproveitamento da iluminação natural para diminuir o consumo e energia elétrica, realiza separação do lixo para reciclagem, faz reuso da água, controle de torneiras, incentiva os funcionários ao uso de bicicletas, além de aplicação em todas as áreas do galpão e dos showrooms, de um piso especial para melhor drenagem da água. Todas estas iniciativas em conjunto, resultaram na participação da como finalista do prêmio Muda, importante reconhecimento às práticas sustentáveis de empresas do segmento de moda, beleza e design de todo o Brasil.


Com a utilização dos retalhos dos tapetes, criamos gifts como por exemplo: blocos de notas, peso de portas, porta baralho, porta controle remoto, porta vinho, porta copos, porta voucher, sacolas feitas de banners, além dos maravilhosos almofadões, reafirmando a preocupação da marca com o meio ambiente e mostrando que o design sustentável está sempre presente na by Kamy.


Apostando em novas formas no design que extrapolam os limites dos tapetes, surgiu a linha de Pufes Tamborim e Tulipa, feitos com os retalhos da produção. Os mobiliários traduzem as diversas possibilidades de manejo consciente das matérias-primas, resultando em criações exclusivas, já que por utilizar os fragmentos, nenhum banco se assemelha ao outro.

Criada com o objetivo de estimular uma nova visão sobre o design, a partir do compartilhamento de conhecimento e do fortalecimento da cultura do reaproveitamento de matérias-primas, a by Kamy Verde, conta com participação de BRESTUDIO, F.Studio, Gustavo Jansen, Kiko Maldonado, Neza Cesar, Nicole Tomazi e Plataforma 4.

Confira abaixo cada um deles:


O Brestudio nasceu de um reencontro entre os designers gráficos Bruno Domingos e Ricardo Centurione, ambos tinham em comum, o desejo de criar um estúdio voltado ao design autoral e produção de peças exclusivas e personalizadas. Soma-se a isso a ideia de trocar experiências ao longo de 20 anos atuando na área de criação para mídia impressa.

As peças possuem traços geométricos que revelam-se através da azulejaria contemporânea, ofício ao qual aprenderam a partir desse reencontro e, por assim dizer trazem um aspecto diferenciado ao trabalho. Experimentar ou navegar por outras superfícies, foi um processo natural, a convite da by Kamy desenvolveram uma linha de tapetes em que as formas geométricas são o ponto de partida para a elaboração de cada modelo desenvolvido. Essa experiência tem sido renovadora e como designers que são, pretendem deixar um legado artístico nesse novo universo.



“Das paisagens urbanas e fabris surgem as referências do F.Studio, estúdio de arquitetura e design idealizado em 2013 por Fernando Fernandes, Felipe Vargas e Flávia Araújo. O trio, original de Minas Gerais, inspira em seus desenhos o ritmo leve das formas bem delineadas combinadas a materiais e texturas características da região - ferro, couro, madeira e concreto. Percorrer a Casa F, residência e escritório dos 3Fs em São Paulo, é uma experiência afetiva que evidencia a memória dos volumes e as superfícies texturizadas pelo tempo. Entre o contraste de traços finos e estruturas rígidas, estão objetos subjetivos como obras de arte e itens de colecionador. A silhueta urbana aparece na estrutura flutuante do mobiliário, composto por módulos que se adaptam a distintos usos e se moldam a novos formatos e proporções. Sobrepondo os planos, entre cheios e vazios, surge uma estética contemporânea original em diálogo com o espaço a ser ambientado e o desenho minimalista assinado pelo estúdio.” Texto de: Patricia Stagi



Palimpsesto é um escrito que guarda vestígios de outro escrito anterior, que existiu sobre a mesma superfície. Desta palavra de origem grega, nasceu o tapete PALIMPTO, objeto de criação do F.Studio Arquitetura em parceria com a by Kamy. A partir de fragmentos de tapetes existentes, surgiu um novo desenho que guarda sentidos e memórias materiais da produção têxtil da by Kamy. Assim como as cidades, marcadas constantemente por construções e desconstruções, percursos e redesenhos, o tapete PALIMPTO resulta no acúmulo de novas formas, cores e texturas, surgindo como uma escrita sobre novos materiais de trabalho do estúdio.


Já o tapete Revolution® Design Polis também criado por F.Studio Arquitetura em parceria com a by Kamy, foi pensado em Polis que é a cidade, entendida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos. As linhas desse tapete remetem à vida na cidade, que se constitui de maneira interlaçada; além de se referirem ao traçado urbano, através dos eixos que se cruzam de forma quase totalmente ortogonal, como era o traçado das primeiras cidades.




Ganhador em parceria com a by Kamy do Prêmio Casa Vogue Design 2017, Gustavo Jansen é formado pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL), é conhecido pelo seu estilo único, que apresenta projetos com características próprias e surpreendentes.


A infância e adolescência entre Belém, Brasília, Salvador e a fazenda da família na Chapada Diamantina deu alma ao desenho das tapeçarias, obras de artes únicas e exclusivas com materiais reciclados e sustentáveis, criadas para o DW by Kamy em 2019, onde figuram fauna e flora dos rios do Brasil, a paisagem tórrida do sertão baiano e também as formas modernistas na única composição sem traços figurativos da coleção. Essas ideias são tramadas misturando-se fibras naturais com sintéticas, lã e sobras de tecidos. E os elementos tridimensionais adicionados são confeccionados com peças autênticas de arte africana e indígena brasileira, nosso verdadeiro luxo estético. A coleção BRASIL MESTIÇO revela a incrível mistura que formou nossa cultura. Uma equação de muitas variáveis envolvendo histórias antagônicas que encontraram no nosso território um berço esplêndido onde essas influências se entrelaçaram.



Fascinado por desenhos e formas, Kiko Maldonado viveu e estudou nos Estados Unidos nos anos 70/80 e foi influenciado pela Cultura Pop Americana. A sua pop art atual, faz uso de objetos impessoais como fragmentos de tapetes, que também são elementos culturais.


A harmonia entre o espírito artístico e a consciência ecológica. A obra de arte, TAPEÇARIA BOSSA NOVA, é criada para o DW by Kamy em 2019, unindo fragmentos de tapetes da by Kamy Verde feitos à mão e de semi-industriais de diversos cantos do planeta, reorganizando o contexto em formas contemporâneas com curvas bem brasileiras e prestando atenção ao reuso de materiais únicos.


Nas formas orgânicas encontramos curvas e traços como na natureza que é reproduzida em tapete nomeado como GEMAS DO BRASIL realizado para o DW by Kamy em 2019. Neste conceito o importante além do estilo pop é o reuso de fragmentos da by Kamy Verde de maneira contemporânea, homenageando a diversidade das gemas brutas das pedras preciosas do Brasil.


O tapete SALVE SALVE MINAS GERAIS é inspirado no relevo do estado mineiro que expressa a sua dor pelo desastre da mineração, que afeta os rios e dilaceram a paisagem. Segundo Francesca Alzati, diretora da marca, a peça traz tons quentes e alaranjados e expressa o sentimento em relação as violações dos recursos naturais “Os rios são vermelhos porque nosso coração chora”, explica. Ao mesmo tempo presta uma homenagem às belezas de sua topografia e aos recursos hídricos, alertando sobre a importância de preservá-los. (Esse tapete participou da Semana Criativa de Tiradentes - outubro 2019)


Segundo Kiko Maldonado, há 8 Rs:




Neza Cesar nasceu no interior do Brasil. Em São Paulo, se formou em Desenho e Artes Plásticas na FAAP. Estudou História da Arte com Walter Zanine, diretor do Museu de Arte Contemporânea em SP (MAC), fez estágio no MAC e foi monitora da Bienal de São Paulo. Empreendedora de alma fez a primeira Galeria de Arte em SP, a Lançarte para novos artistas.


Precisa de muita coragem e sensibilidade para descobrir a alma das coisas que nos circundam: valorizando preciosas sobras, Neza criou para o DW by Kamy em 2019 os tapetes FRAGMENTOS CULTURAIS, obras de artes únicas e exclusivas com materiais reciclados e sustentáveis! Envolvida com o coletivo, projeta a sua criatividade com responsabilidade na sustentabilidade do nosso planeta, sem limites para mexer com alquimia das cores e das texturas.



O forte vínculo com o território, a cultura local e a ancestralidade são a base do trabalho e da pesquisa pessoal de Nicole Tomazi. Atua unindo o design e a produção artesanal desde 2007 por meio do desenvolvimento de peças autorais na sua marca Oferenda Objetos. Seus produtos foram expostos internacionalmente no Salone Satellite (2010, 2012 e 2013) e Fuori Salone 2009 e 2015. Vencedora do Prêmio Planeta Casa 2012, finalista do Salone Satellite Award 2012 e 2013 e vencedora do Prêmio Bradesco Private Bank MADE de Design e Arte 2018, suas criações surgem de suas inquietudes e curiosidades. Mestre em Design com pesquisa voltada ao território e cultura, atualmente desenvolve projetos voltados ao design territorial, peças de autoprodução para sua marca e também projetos para indústrias nacionais.


O tapete Laguna é o resultado da ação da natureza. O vento, os cardumes, os pássaros, os barcos pesqueiros criam desenhos entrelaçados na água. Um tapete feito da sobreposição de frames dos movimentos da lagoa que banha minha casa, um espelho d'água que reflete a dança da natureza. Tapete produzido com fitas de prolipropileno, costuradas em retícula ortogonal modular. A sobreposição das três malhas ortogonais é feita de maneira descentralizada fazendo com que as camadas fiquem aparentes, deixando propositalmente os dois lados do tapete irregulares. A trama é o próprio tapete!



A Plataforma4 foi criada com o objetivo de alinhar ideias, somar experiências e propor novas formas de trabalhar com o design. É uma plataforma de colaboração e troca onde cada uma das designers aplica suas habilidades específicas e contribui para o processo criativo. A Plataforma4 é formada pelas designers Amélia Tarozzo, Camila Fix, Flávia Pagotti Silva and Rejane Carvalho Leite, todas com sólida carreira individual incluindo a participação em diversas exposições internacionais e com muitos produtos premiados no Brasil e no exterior.


O desenho do tapete Revolution® Design Cidade, criado pela Plataforma4 para a by Kamy, é resultado da sobreposição de imagens aéreas das zonas urbana e rural, partindo da observação do movimento de saída dos grandes centros urbanos em busca de melhor qualidade de vida (o êxodo urbano). É executado com as sobras de Revolution®, um material sintético com amplo uso em áreas internas e externas, reduzindo assim seu impacto no meio ambiente e trazendo esse tema para o projeto, que é uma das questões prioritárias das grandes cidades. A técnica de execução do tapete permite que o artesão contribua com o desenho final, uma vez que o desenho vai surgindo conforme a disponibilidade das sobras. Um tapete com um design 360° onde os "mestres" dão as diretrizes para os sábios artesões executarem interpretando o desenho.

O banco Revolution® 3D Cidade, criado pela Plataforma4 para a by Kamy, é a representação tridimensional, formado por 3 ou 4 peças, do resultado da sobreposição de imagens aéreas das zonas urbana e rural, partindo da observação do movimento de saída dos grandes centros urbanos em busca de melhor qualidade de vida (o êxodo urbano). Ideal para áreas internas e externas, reduzindo assim seu impacto no meio ambiente.


Não deixe de ficar sempre de olho nas novidades da by Kamy Verde!

Whatsapp