Swipe to the left

Outono: a arte da renovação!

Outono: a arte da renovação!
1 de abril de 2021

A chegada do outono no último dia 20 marca o início de um período especial não só para os seres humanos, mas também para a natureza e o planeta Terra como um todo.

Astronomicamente, o início do outono é entendido como equinócio, ou seja, quando o Sol se posiciona de tal forma em relação à Terra que torna possível iluminá-la igualmente do Hemisfério

Norte ao Sul. O efeito prático disto é que os dias e as noites têm naquela data a mesma duração.

O mesmo ocorre no início da primavera, mas diferente desta, o caminhar do outono leva nossa rotina, dia após dia, cada vez mais próxima do Inverno, diminuindo gradualmente as temperaturas e a duração do dia em relação à noite.

Esse fenômeno influencia principalmente a natureza, sobretudo a flora, forçando-a se adaptar (envelhecimento e queda das folhas e flores) para suportar o inverno adiante. Na fauna, é o momento que os animais costumam se preparar para gastar menos energia e controlar a alimentação.

Embora países tropicais como o Brasil sofram proporcionalmente menos com o inverno, o outono simboliza em todo o mundo um momento muito especial de introspecção e reflexão sobre a vida, recolhendo-se na mais profunda intimidade em busca de novos significados para a vida.

Disto resulta uma renovação de hábitos, pensamentos e atitudes que costumam inspirar a transformação pessoal e profissional. Não por acaso o outono é reconhecido como uma estação romântica e poética, certamente a preferida dos amantes das diversas formas de arte como a literatura.

Também é uma estação reconhecida pela paleta de cores ímpar, capaz de inspirar criações únicas das artes à moda, refletindo também em novas escolhas para outras áreas do saber como a decoração, por exemplo.

Embora as tonalidades escolhidas como tendência no outono por institutos como a Pantone mudem a cada ano, é fato que essa estação reúne uma paleta formada basicamente por cores avermelhadas e terrosas, cujo contraste com o céu azul e o colorido suave da natureza é belíssimo – o pôr do Sol no outono é imperdível, não é mesmo?

O outono carrega consigo uma certa dose de dramaticidade, tornando possível enxergar prazer nas coisas e na vida em uma situação que a maioria das pessoas entende como pura melancolia.

Essa carga dramática é consagrada principalmente no universo das artes plásticas e visuais, cuja sensibilidade para capturar esses fenômenos e registrá-los se destaca de sobremaneira nas obras do pintor holandês Vincent van Gogh.

Oscar Wilde, escritor e poeta irlandês, acreditava o outono simbolizava a conexão entre a infância e a velhice, uma forma de viver a vida desfrutando das coisas simples sem ter a pressa de ver o tempo passar.

Esta linha de raciocínio também pode ser observada nas obras dos escritores William Cullen Bryant e Rabindranath Tagore. O americano Bryant chamava o outono de “o último e mais adorável sorriso do ano”, uma deliciosa metáfora que em ressonância com a frase atribuída ao indiano Tagore: “deixe que a vida seja bela como as flores de verão e a morte como as flores de outono".

É com esse espírito, que a by Kamy, criou uma lista de produtos dessa estação que você pode conferir em nosso site e no IGTV dessa semana, além de selecionar alguns ambientes de nossos parceiros, para inspirar você a utilizar a paleta de cores de outono, criando espaços que contemplem nossa necessidade de introspecção, que você também pode conferir no nosso site e no IGTV dessa semana.

Confira como os nossos habilidosos profissionais conseguem dar uma identidade aos ambientes, usando os nossos tapetes

Este ambiente do arquiteto Maicon Antoniolli, da CASACOR 2016 utiliza um tapete Carnaby Juta Rust trazendo um clima aconchegante para o ambiente. Os poucos elementos no ambiente, como as duas poltronas, criam uma atmosfera mais intimista, ideal para uma leitura, ou uma conversa amigável de fim de tarde.

Carolina Cervellini criou um living extremamente contemporâneo. A nuance de cores do Patchwork escolhido utiliza a paleta de cores de outono de maneira sofisticada, sem carregar visualmente o ambiente. A combinação de diferentes fragmentos de tapetes orientais, combina a elegância da tradição com a ousadia e a necessidade de se reinventar do moderno.

O ambiente da arquiteta Ale Rovito construiu o equilíbrio através de contrastes. Assim, utilizou um tapete nylon com relevo, feitos sob encomenda pela by Kamy. Suas linhas paralelas criam um contraste, com as formas orgânicas da mesa de centro, assim como suavizam os marrons marcantes.

Que possamos refletir neste ‘último sorriso do ano’ em busca de novos significados para nossas casas, encontrando a beleza de viver em paz e em harmonia mesmo nos tempos mais difíceis. Seja bem-vindo, outono
!

Whatsapp