Swipe to the left

Sabedoria Oriental à serviço das casas com histórias

Sabedoria Oriental à serviço das casas com histórias
10 de julho de 2020

Passar mais tempo em casa também significa olhar com mais cuidado para ela. Hoje, as pessoas gastam horas cuidando de seus espaços. Essa experiência tem apontado a necessidade de consumir de forma mais ponderada, com mais foco na utilidade, funcionalidade, longevidade e também no contexto de produção daquilo que compramos. Quando conhecemos a história por trás de um produto podemos atribuir a ele um valor maior, muito mais ligado aos atributos que nos encantam, seja pela técnica empregada na sua produção ou pela aparência que tem.

Um bom exemplo são os tapetes orientais. Estas peças contam a história de tribos e de povos e de suas artes através de uma história rica em cultura e talento. Sua fabricação acontece em cidades históricas e por isso, muitas vezes, é mantido este mesmo nome no tapete produzido. Os fios são entrelaçados com atenção máxima e alguns tapetes podem levar mais de um ano para ficarem prontos. A tecitura é fina, rigorosa e hábil e somente os grandes artistas conseguem executá-la. Cada peça tem uma característica regional de cores, design e tipo de armação.

Projeto de Felipe de Almeida | Foto: Evelyn Müller


Projeto de Sig Bergamin na CASACOR São Paulo (2014) | Foto: KL Fotografia


Além de técnicas artesanais de produção, os tapetes orientais são sinônimo de preciosidade e sofisticação. No passado, eles eram usados por tribos nômades como meio de proteção do frio. Eles faziam parte do cotidiano, como peças importantes de suas casas e eram usados para tudo: forração de piso, cama, apoio para comer e até mesmo na decoração externa da tenda.

Os tapetes Orientais sempre tiveram um destaque na vida das pessoas, fosse para nobres ou plebeus, dos centros movimentados dos mercados ou de locais mais afastados em um casebre ou palácio, a decoração não estava completa se não tivesse um tapete. Eles faziam parte de momentos íntimos ou festivos, como nos quartos de descanso, festas de casamentos ou sendo utilizado em cima de mesas tanto de escritores quanto de simples casas, também eram utilizados para complemento da decoração de outros móveis como poltronas e sofás, foi uma tendência que marcou esta época e estão eternizados nos registros das pinceladas de nossos artistas tal como no primeiro escritório de psicanálise.

Também eram deslocados junto com seus grupos, o que os tornava sagrados, pois era a única parte do lar que permanecia junto à tribo nessas viagens. E cada um desses grupos inseria naquelas peças características de sua vivência. Só com o decorrer do tempo, quando começaram a surgir os grandes impérios e palácios é que os tapetes foram adquirindo o status de arte que a gente conhece hoje.


Mergulhe na cronologia artística do tapete:

Amplie esta foto e veja os detalhes de cada tapete!


Muitas pinturas retratam ele em lugar de destaque e contam a sua história no tempo chegando até os nossos dias. É interessante observar a versatilidade e a aura em torno dos tapetes orientais. Ao mesmo tempo em que santos, Papas e reis pisam sobre eles, também são usados como uma peça charmosa na decoração. De qualquer forma ele sempre foi associado ao luxo, poder, refinação e “bem viver”.

São muitos os atributos que fazem desses produtos terem a boa fama que têm por tanto tempo. E por falar em longevidade, é ela quem também está despontando como tendência do novo morar. Não se trata apenas de durabilidade de um produto. Tampouco basta fazer uma visita a um antiquário e decorar a casa com relíquias cheias de referências artísticas e culturais. Os anseios dessa época são maiores. Hoje, as pessoas sentem a necessidade de preservar aquilo que contam suas histórias. Seja um tapete herdado da mãe, a poltrona que o pai lia o jornal, a máquina de costura ou cristaleira da avó. Mais ou menos como os persas faziam quando levavam seus tapetes em suas andanças: eles preservavam a sua história.

Ao abrir espaço para o passado, o lar também ganha novos significados. Sejam eles as técnicas milenares empregadas para a confecção de um tapete ou lembranças de uma época que marcam não só pela sua utilidade, mas também como um balizador de tempo e evolução.


Há quase 35 anos no mercado, a by Kamy se orgulha de fazer parte de muitas histórias e memórias espalhadas pelo Brasil. A marca está presente em milhares de casas, em diferentes estados e em inúmeros contextos. Na nossa vasta coleção de tapetes, passadeiras e arazzos, é possível encontrar peças recheadas de histórias, que celebram técnicas milenares, mas sem deixarem de ser arrojadas e atenta às novidades e melhorias que a tecnologia de hoje permite. E o melhor: todas elas estão prontas para fazer parte da memória de muitas família e vivências.

Quem sonha em ter um tapete oriental, pode estar perto de realizar o desejo. A by Kamy está com 60% de desconto para essas peças no D&D on-line. Além disso, também é possível alugar e deixar o seu evento ainda mais rico de história.

Confira em nossa loja virtual ou se quiser conferir ao vivo, estamos te esperando! Com horários reduzidos e seguindo as normas de saúde e segurança, nossas unidades Maison e Store estão operando de segunda-feira a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 e aos sábados das 10h00 às 15h00. Já no Shopping D&D, o atendimento ao público é de segunda-feira a sexta-feira, das 16h00 às 21h00 e aos sábados e domingos das 16h00 às 20h00.

Para conferir mais, assista o vídeo: https://www.instagram.com/p/CCZq-bUBvgK/

Whatsapp