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Setor Moveleiro | Circuito Fuorisalone, em Milão, recebe mostras brasileiras

Setor Moveleiro | Circuito Fuorisalone, em Milão, recebe mostras brasileiras
6 de junho de 2022

Começa hoje a tão esperada edição da Semana de Design de Milão, marcando o retorno do maior circuito de eventos, o Fuorisalone, e da maior feira do mobiliário do mundo ao seu formato tradicional, o Salone del Mobile.Milano.

Com mais de dois mil expositores, o Brasil também está representado no iSaloni, como falamos por aqui na última semana — clique para saber mais —, mas não é só dentro dos pavilhões do Rho Fiera Milano, onde ocorre o evento, que o design brasileiro contará sua história, que ganha também as ruas de Milão, na Itália, como parte da programação do Fuorisalone.

Entre as principais mostras e ações brasileiras por lá estão as organizadas e/ou apoiadas por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, desenvolvido pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Poesia do Cotidiano: Brasil na INTERNI

Outra ação que faz parte da programação do Projeto Brazilian Furniture na Semana de Design de Milão 2022, é a mostra “Poesia do Cotidiano”, na Università Degli Studi di Milano, que recebe, mais uma vez, diversos setores produtivos ligados à casa e à decoração se encontrarão. Parte da programação do “Design Re-Generation”, evento oficial da INTERNI, criadora do Fuorisalone, a mostra é organizada pela ApexBrasil com curadoria de Bruno Simões.

Nome que retrata tanto a sensibilidade quanto a casualidade descontraída, mas elegante do design brasileiro, a mostra acolhe obras de quase 50 marcas e designers de todo o Brasil em diferentes áreas, contando com oito empresas ligadas ao Brazilian Furniture. São elas: Breton, By Kamy, Decormade, St. James, Tramontina, Saccaro, Líder, Modalle e mais de uma dezena de designs.

Segundo o curador, a escolha das peças seguiu princípios de conexão à história, paisagem e cultura brasileira, tanto a artesanal como a industrial. Uma tentativa de homenagear os 200 anos de Independência e os 100 anos da Semana de Arte Moderna por produtos que exaltam o olhar brasileiro original.

“Eu queria criar uma mistura entre tradição e ousadia, entre passado e futuro. Temos desde o primeiro canivete fabricado no país de forma industrial, o modelo Santa Bárbara [1911], da Tramontina, até um exemplar do filtro de barro São João, da Cerâmica Stéfani [1934]. São objetos e marcas que integram nosso dia a dia há gerações e que aqui são reconhecidos como criações geniais ao lado de peças de grandes nomes do nosso modernismo, como Lina Bo Bardi e Jorge Zalszupin; bem como contemporâneos de destaque como Sérgio J. Matos, Ronald Sasson e Domingos Tótora”, pontua Bruno Simões.

“Como não podia deixar de faltar, apresento também nomes absolutamente inéditos ao grande público nacional e internacional, como a Ovny Company, o Molu Design, a Marcenaria Olinda, entre tantos outros que integram as 55 empresas participantes”, finaliza. Toda essa pluralidade de cores, materiais, formas, conceitos e sentidos podem ser vistos até o dia 12 de junho de 2022.


Confira a matéria na íntegra clicando aqui!

Posted in: PRESS-BY-KAMY
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