Tons terrosos: inspire-se com a vitrine D&D por Norah Carneiro
Há duas semanas, não deixamos a chegada do Outono passar batida aqui no Blog da by Kamy. Nossos leitores mais atentos vão se lembrar do paralelo que fizemos naquele artigo entre a estação recém-chegada e o ‘pôr do Sol’:
“Os tons alaranjados que irradiam pelos céus em crepúsculo são uma marca inequívoca do Outono, assim como os tons terrosos, que abundam nas folhas secas que se desprenderam naturalmente dos galhos e agora pousam sobre o chão”.
Não é por acaso que, no post de hoje, vamos destacar todo o potencial deles na decoração. Apesar da intrínseca ligação com o Outono, há charme de sobra neles para arrancar suspiros e admiração durante TODO o ano.
O que são tons terrosos?
Como o próprio nome sugere, os tons terrosos são formados por cores associadas à terra, ou seja, são cores que se aproximam daquelas que visualizamos em abundância na natureza, sobretudo em relação ao solo.
A maior parte deles é formada por marrons, beges e alaranjados, o que justifica a natural conexão com a paleta do Outono. No entanto, outras cores, como amarelo mostarda e o verde musgo, também podem ser consideradas terrosas.
Quais são os benefícios dos tons terrosos?
Por ser uma explícita referência à natureza, os tons terrosos são capazes de agregar frescor e conforto a qualquer ambiente interno e externo. O diferencial está na tonalidade um pouco mais escura e sem brilho das suas cores, o que acaba por não ‘carregar’ visualmente os espaços, diminuindo a chance de se tornarem enjoativas ao longo do tempo.
Essa característica os coloca em vantagem sobre algumas cores neutras, como o cinza e o bege bem clarinho, quando a ideia é sair do lugar comum na base/pano de fundo do projeto.
Eles permitem um pouco mais de ousadia em cores mantendo a mesma linha ‘low-profile’ da paleta neutra – a ponto de muitas pessoas também o considerarem cores neutras justamente por não tomarem toda a atenção para si e permitirem outras combinações.
Tapete Pele Formato Export Beige | Projeto: Carlos Rossi na MOSTRA HOTEL SHERATON D&D 2019 | Foto: Kadu Lopes
Tapete Dhurie Juta Plain Rust | Projeto: Flávia Gerab na FIRMA CASA 2021 | Foto: Emerson Alves
O que combinar com os tons terrosos?
Arquitetos e designers de interiores adoram usá-los porque são coringas que ampliam as possibilidades de combinação sem deixar de lado a personalidade que cada cor carrega.
No entanto, é preciso planejar muito bem como e onde essa combinação vai se expressar. A dica é permitir que cada elemento do décor possa contribuir com a paleta, evitando concentrar várias cores deste tipo em um único elemento, por exemplo, somente na pintura das paredes. É um desperdício e pode não ser coerente quando se olhar o todo.
Um caminho pode ser escolher uma cor um pouco mais neutra das terrosas para as paredes e aproximar delas elementos em cores e tonalidades que conversem bem entre si.
Vale lembrar que a madeira, o concreto e o cimento queimado combinam muito bem com eles, não só pela proximidade cromática, mas também por evocarem a rusticidade e o frescor da natureza, uma excelente escolha principalmente para os revestimentos.
Sejam quais forem as suas preferências, a melhor ferramenta para encontrar a combinação ideal é usar e abusar dos moodboards, aproximando as amostras de cada material até achar aquele conjunto que mais se aproxima do seu gosto e necessidade!
Tapete Tupy 2 Juta Mix Rust | Projeto: Beatriz Quinelato na CASACOR 2021 | Foto: Eduardo Soares
Tapete Tupy 1 Juta Mix Rust | Projeto: IDALIA DESIGN ORIUNDI 2021 | Foto: Emerson Alves
Como acrescentar tons terrosos no décor?
Além de objetos decorativos, pintura da parede, estofados e acabamentos dos móveis, vamos destacar aqui a possibilidade de acrescentar tons terrosos no décor por meio dos tapetes.
Se você ainda vê os tapetes como uma simples forração de piso, está desperdiçando uma grande chance de ampliar as possibilidades do seu décor, sobretudo em aplicações que são um pouco mais ousadas que as convencionais.
Por conta do grande destaque visual que exercem nos ambientes, principalmente no living, o tapete é um elemento difícil de ser ignorado – por que não o trazer, então, para dentro da combinação terrosa?
Você pode começar com combinações mais simples que envolvem o piso e o tapete até as mais complexas, conectando-se também com as paredes e o restante do mobiliário – teste as possibilidades e encontre o melhor caminho, seja usando cores diferentes para cada objeto seja variando a tonalidade de uma mesma cor (tom sobre tom).
A grande vantagem dos tapetes é que eles não carregam apenas cores; são variados em materiais, texturas, relevos, dimensões, formatos... Todo esse cardápio de opções vai lhe ajudar a dar dinamismo ao conjunto terroso, quebrando a aparente monotonia gerada por uma proposta apenas calcada na expressão da cor.
Tapete Kilim Dahlia 2 Off White/Rust | Projeto: Lidiane Lourenço | Foto: Carla Paraizo
Tapete Kilim Freedom Étnico 22 Off White/Rust | Projeto: Douglas Aguilar | Foto: Fabiula Tenório
Inspire-se com os tons terrosos aplicados na prática!
De nada adianta enchermos a bola dessas tonalidades sem mostrar a vocês ao menos uma inspiração prática de como combiná-las. Recorremos a uma especialista, a arquiteta Norah Carneiro (@norahcarneiro_arq), e o resultado não poderia ter sido melhor!
Você pode conferir tudo in loco durante todo o mês abril na vitrine da nossa loja no Shopping D&D (Loja 208/209, Piso Térreo, Av. das Nações Unidas, 12.555, Cidade Monções, São Paulo-SP).
Para aguçar sua curiosidade desde já, aproveite as fotos da vitrine clicadas por Emerson Silva:
Além de fotos e vídeos inspiradores no @bykamy, os tons terrosos também vão ganhar um IGTV especial que vai ao ar neste domingo (10). Entrevistamos a arquiteta Norah Carneiro, que vai nos contar tudo sobre a vitrine e também sobre uso dessa paleta no décor.
Ah, também separamos DIVERSAS opções da by Kamy – e não são só tapetes, hein – para colocar sua casa na febre dos tons terrosos! Clique aqui e aproveite!