Swipe to the left

Tudo o que você precisa saber para acertar na decoração com tapetes

Tudo o que você precisa saber para acertar na decoração com tapetes
22 de janeiro de 2021

Confira as principais dicas e truques para escolher o modelo ideal para o seu projeto


Mais que um item de decoração, o tapete agrega diversos benefícios ao lar quando escolhido da maneira correta em lojas especializadas no assunto. Ele pode oferecer mais personalidade ao projeto, aconchego, conforto térmico, delimitar ambientes ou se destacar como uma verdadeira obra de arte.

Apesar das diversas vantagens que essa peça pode proporcionar para dentro de casa, ainda é comum surgirem muitas dúvidas na hora de definir qual o modelo e o modo de usar ideal de acordo com a proposta do décor.

Quando optar por um redondo ou quadrado? Posso utilizar um modelo felpudo em qualquer ambiente? Qual o melhor tipo para quem tem pet em casa? Como combinar diferentes estilos de tapete no mesmo cômodo?

Se essas também são algumas das suas dúvidas, separamos neste artigo do Blog da by Kamy tudo o que você precisa saber para acertar na escolha do seu tapete, e assim aproveitar todos os benefícios que essa peça pode oferecer a um projeto de interiores. Confira!

Como escolher o formato do tapete?

  • Tapete retangular

Mais tradicionais, os tapetes retangulares são mais fáceis de serem adaptados em diferentes estilos, o que os torna uma opção segura para quase todas as propostas e ideais para decorações mais conservadoras – não é uma tradição restrita ao Brasil, isso ocorre em todo mundo há muito tempo.

Projeto de Asenne Arquitetura | Foto: Mariana Orsi


  • Tapete quadrado

Se a ideia é destacar uma área do projeto, delimitar um cantinho, além de facilitar a combinação de mobiliários de diferentes formatos, o tapete quadrado é uma ótima aposta.

Para quem busca mais estilo e personalidade na decoração, uma dica interessante é explorar essa peça junto de móveis em outras formas geométricas, por exemplo, na sala de estar, utilizar uma mesa de centro redonda sobre um tapete quadrado.

Para projetos mais descontraídos, esse formato pode ser aplicado de madeira criativa, alternando seu ângulo. Essa mudança irá dar destaque para a área e desenvolver um ambiente mais irreverente.

Projeto de Aly Simonetti | Foto: KL Fotografia


  • Tapete redondo

Menos convencionais, os tapetes redondos ainda assustam um pouco algumas pessoas, devido a dificuldade que pode ser encontrada na hora de encaixar essa peça no décor, uma vez que pode ser mais difícil de distribuir os móveis sobre ele.

Para não correr o risco de errar, a dica é explorar e analisar o tamanho do ambiente onde a peça será colocada.

Em cômodos maiores, por exemplo, recomendamos que o tapete seja grande e "abrace" parte do mobiliário. Já em áreas com a metragem reduzida, aposte na peça para dar destaque a um acessório ou item decorativo.

Já para ambientes mais descontraídos, explore o contraste com as linhas retas do restante do décor.

Projeto de Luciana Pergamo & Tati Bicudo | Foto: Tiago MB


Produção de Aldi Flosi (Campanha Branco Papel de Parede – Coleção Clássicos Degradê 09 Ano – 2020)| Foto: Bruno Geraldi

Lembre-se: o formato circular tem o poder de levar os olhares ao centro da área que ele ocupa, o que faz dele perfeito para ser instalado sob algo que se queira trazer mais foco, como uma peça decorativa, cadeira de balanço, cantinho para leitura, até mesmo no hall de entrada, chamativo o suficiente para sempre dar as boas-vindas aos moradores e eventualmente aos visitantes.

Tapete circular para destacar móvel ao centro: convite ao olhar


  • Passadeiras e galerias

Os tapetes passadeiras e galerias são ideais para garantir mais conforto, preencher espaços vazios e serem combinados com outros itens decorativos. Se você tem o hábito de receber visitas seguidas de alguma refeição, você vai ver como elas podem ser úteis!

No caso das passadeiras, por serem mais estreitas, os locais mais indicados para colocá-las são corredores e ambientes com maior tráfego ou de rotinas pesadas, como é o caso da área de serviço. Você também pode utilizar essas peças em sobreposição.

Projeto de Boutique Arquitetura | Foto: Kelly Fuzaro


Projeto de Carol Farah Arquitetura | Foto: Inés Antich


Um pouco mais largas que as passadeiras, as galerias são muito exploradas sozinhas em ambientes com bastante circulação de pessoas. Outra maneira criativa de utilizar essa peça é para integrar ambientes, por exemplo, posicionando ela entre a sala de jantar e a sala de estar.

Projeto de Cláudia Xavier


Galerias delimitando espaços: opção de destaque para servir comidas e bebidas em buffets e aparadores


Junte os ambientes: galeria vai te ajudar a harmonizar essa transição


Como utilizá-los em cada ambiente?

Agora que você já conhece as principais vantagens que cada formato pode oferecer, confira como adicioná-los na decoração de cada cômodo:

• Sala de jantar

Ao escolher um modelo de tapete para a sala de jantar é fundamental se certificar que ele terá o tamanho necessário para cobrir toda a área da mesa e das cadeiras. Assim, quando as pessoas estiverem sentadas, as cadeiras devem permanecer totalmente sobre a peça.

Projeto de Hanna Brancalião - Si.Saccab Arquitetura | Foto: Mariana Orsi


Quanto à paleta, os modelos de cores escuras são recomendados apenas para ambientes mais amplos. Já se o projeto contar com móveis mais claros, é possível ousar e explorar os modelos coloridos e desenhados.

Projeto de NAP Arquitetura


Nesse cômodo, o tapete redondo vem ganhando cada vez mais destaque, especialmente, combinado mesa de jantar circular: a harmonia das peças garante um ambiente mais simétrico e proporcional. As mesas circulares também podem receber formatos mais inusitados de tapete, como por exemplo um octogonal.


Mesa circular: cai bem com tapetes circulares, quadrados e até inusitados, como este octogonal


No caso de um tapete retangular para a sala de jantar, o formato dos móveis pode ser diverso. A recomendação é manter uma distância de 60cm a 1m entre a borda do tapete e a área ocupada pela mesa.

De olho na borda: mesa de jantar posicionada a boa distância das bordas


Projeto de Érica Salguero | Foto: Renato Navarro


Grande e integrado: você pode aproveitar o espaço excedente de um grande tapete retangular para integrar móveis um pouco distantes um do outro, como a mesa de jantar e o buffet


Já o tapete quadrado também pode ser explorado no ambiente com mesas redondas. Aposte em deixar os dois itens bem centralizados: isso garantirá mais personalidade, sem deixar de lado a harmonia entre as duas formas.

Projeto de Mirella Pimenta Arquitetura | Foto: Arthur Passos


Por fim, as passadeiras e as galerias podem ser utilizadas entre o buffet e a mesa, pois ali terá maior circulação de pessoas e pode ocorrer o derramamento de comida ou bebida, o que exige uma peça mais resistente.

Passadeira entre a mesa de jantar e o buffet/aparador: harmonize o caminho mesmo se ele for estreito


  • Sala de estar

A sala de estar exige uma atmosfera um pouco mais intimista e aconchegante do que a sala de jantar, por exemplo. Pensando nisso, os tapetes nesse ambiente devem ser protagonistas em beleza e elegância. Se você não tem nenhum tapete em casa, a dica é começar sempre por esse para depois definir os demais. Começar por ele vai te ajudar até mesmo na definição do fluxo de circulação e da integração dos ambientes!

É por aqui: tapete da sala de estar em sobreposição com outros tapetes para indicar um fluxo de circulação pelos ambientes


Chega mais: aproxime os ambientes sobrepondo os tapetes deles


Para o tapete redondo na sala de estar, é interessante utilizá-lo sob a maior parte do mobiliário para dar mais destaque a peça. No entanto, aplicar esse formato, por exemplo, apenas sob o sofá ou mesmo somente sob a mesa de centro, pode criar um efeito incrível, desde que o espaço seja amplo e pode ficar ainda melhor se você usar e abuse das cores e da criatividade.

Projeto de Ale Rovito Arquitetura | Foto: KL Fotografia


Já em tapete retangular ou o tapete quadrado, aposte em modelos maiores, que alcancem o sofá e que se estendam sob os outros móveis, isso facilitará a combinação do décor e oferecerá uma sensação de amplitude para o ambiente. O uso à frente dos móveis é antiquado, não ‘agrega’ as pessoas e ainda por cima deixa a sensação de haver menos espaço livre no ambiente.

Projeto de Andrezza Alencar | Foto: Thiago Travesso



Fuja disso: não se usa mais tapete à frente dos móveis



Agora sim! Tapetes na sala de estar sempre sob os móveis


  • Quartos

No quarto, a principal função do tapete deve ser ampliar o conforto. Para isso, independentemente do formato, esse cômodo exige peças com acabamentos em materiais mais macios, fios longos e antialérgicos.

Utilizar um tapete redondo no quarto pode parecer um desafio, no entanto, ele pode ser uma ótima solução aplicado de diversas maneiras. Em um quarto de casal, um modelo maior pode ser usado ocupando uma parte sob a cama e a frente dela. Já nos quartos infantis, ele - assim como os tapetes quadrados - pode ser colocado para delimitar um espaço para as crianças brincarem com mais conforto.

Múltiplas opções na frente e atrás: você pode usar o seu tapete retangular no quarto um pouco mais atrás para levantar da cama suavemente ou mais à frente para destacar móveis


E ele não precisa ser grande: um tapete retangular mais estreito dá conta do recado


Projeto de Bia Hajnal | Foto: Julia Ribeiro


Em cômodos maiores, uma passadeira pode funcionar perfeitamente ao lado da cama. Em quartos de casal, decore utilizando uma de cada lado. Essa ideia irá oferecer mais conforto térmico para a pessoa ao se levantar da cama descalça.

Passadeiras são uteis em qualquer tipo de quarto: caminhar agradável ao levantar ocupando pouco espaço


Projeto de Fernanda Podoslky | Foto: KL Fotografia


  • Cozinha

Para a cozinha, todo o décor deve ser pensado para a funcionalidade do ambiente. Assim, a passadeira pode ser considerada um item fundamental nesse cômodo quando utilizada próxima a pia, pois além de agregar estilo ao ambiente, essa peça irá evitar que a área fique molhada.

Projeto de Luni Arquitetura| Foto: KL Fotografia



Projeto de Babi Teixeira | Foto: MCA Estúdio


  • Banheiro e lavabo

Assim como na cozinha, no banheiro precisa de um tapete absorvente e prático – como são os tapetes de microfibras. Para não os deixar isolados, você pode aproveitar o caminho até eles para compor com peças antigas e estampadas na mesma cor ou textura.


A cor como denominador comum: ouse em combinações com tapetes de diferentes texturas e materiais


Nem pense em jogar aquele tapete antigo fora: que tal ‘emoldurar’ ele com um tapete liso ou com textura neutra para destacar esse pedaço valioso da sua história?


Você pode inclusive destacar mais de um modelo, dando um novo significado para sua história


No lavabo, a dica é sempre abusar da criatividade para se destacar em um espaço tão pequeno. Você pode usar um tapete como o Revolution® Design da by Kamy para fazer uma composição que pode ir do piso ao teto. Mesmo um tapete pequeno que se destaca pelas cores e desenhos pode se tornar um verdadeiro charme do lavabo, um ‘quadrinho’ no chão!

Projeto de Rafaela Leite na CASACOR 2016 | Foto: KL Fotografia


Como decidir entre modelos felpudos ou lisos?

Como já citamos acima, os modelos de tapete peludos são perfeitos para áreas onde se deseja ampliar a sensação de aconchego, como quartos e salas de TV – tapete redondos estão em alta. No entanto, não recomendamos peças com essas características para áreas com tráfego intenso, pois pode fazer com que o produto se deteriore mais rápido e acumule muito pó.

Projeto de Idália Daudt | Foto: Salvadore Busacca


Se esse for o caso ou o ambiente esteja integrado a uma área externa, opte por materiais sintéticos, sem pelos, como os Kilims e Revolution® Design, da by Kamy, que apresentam materiais mais resistentes à água e ao desbotamento causado pelo Sol.

Projeto de Thaís Martarelli | Foto: Wesley Cunha


Se você tem receio de comprar um tapete para sua casa por ter animais de estimação, o atributo mais importante a ser considerado é o desempenho na absorção e retenção de líquidos. Neste caso, você pode procurar tapetes com composição mista (sintético e natural). Materiais mais absorventes devem ser evitados, uma vez que a necessidade de manutenção e limpeza aumenta quando se tem animais domésticos.

Alguns modelos da by Kamy, como o Revolution® Design, o os tapetes de corda náutica e o tapete ‘Esfera’ são perfeitos para você e seu pet.



Ufa! Agora ficou mais fácil decidir qual modelo usar no seu projeto, não é mesmo? Compartilhe com a gente o que achou dessas dicas e tire suas dúvidas aqui nos comentários!

Whatsapp