Swipe to the left

África: a beleza dos tapetes com desenhos étnicos

África: a beleza dos tapetes com desenhos étnicos
27 de agosto de 2021

A história da África se mistura com a de outros continentes, pois há centenas de milhões de anos todos eles formavam o supercontinente conhecido como Pangeia, separando-se lentamente até a distribuição já conhecida atualmente.

A teoria da deriva continental evoluiu em evidências com a descoberta da existência das placas tectônicas, e mesmo visualmente é possível estimar encaixes tal como quebra-cabeças entre as regiões, como é o caso da porção Leste da América do Sul com o Oeste Africano.

Esse ‘encaixe’ entre a América e África é reforçado pelas semelhanças na vegetação e estruturas geológicas nestas bordas hoje separadas pelo Atlântico, mas o fato é que a África é continente único no mundo por várias razões – sem contar o fato de ser considerada o ‘berço da humanidade’ por conta das descobertas de fósseis de parentes próximos à atual espécie humana.

Com 54 países e 9 territórios ligados a países de outras regiões, o continente africano é o terceiro maior em área e o segundo mais populoso do planeta, com mais de 1 bilhão de pessoas distribuídas nos mais de 30 milhões de km².

Geograficamente, uma das suas grandes riquezas está no fato de estar distribuído, quase que simetricamente, entre as 4 porções do globo terrestre, de forma que seja possível experimentar diferentes variedades climáticas, geológicas e biológicas.

No entanto, é na sua história, cultura, religiões e expressões artísticas que a África mais se destaca, pois é capaz de reunir povos tão diferentes etnicamente em uma mesma porção de terra, a exemplo do que ocorre na Ásia.

De uma forma bastante simplificada, pode-se dividir a África entre a porção norte, que reúne países como Egito, Marrocos, Tunísia, Argélia, entre outros), predominante muçulmana, e porção da África Subsaariana, ou seja, todos os países abaixo do Deserto do Saara.

Entender a África por países ou regiões, no entanto, é algo bastante complicado há séculos. A divisão territorial do continente sofreu forte influência dos países colonizadores, sobretudo europeus, de forma que a arbitrária divisão das colônias na Conferência de Berlim, no final do século XIX, não levasse exatamente em conta a distribuição natural de tribos e etnias, resultando em problemas socioculturais até hoje notáveis na região.

O fato é que os africanos resistiram e hoje são responsáveis por expressões religiosas e artísticas ímpares no mundo. Não se pode negar, por exemplo, a forte influência das religiões de matrizes africanas no Brasil, somente um exemplo da linda miscigenação entre culturas no nosso país.

O estilo africano é apaixonante porque combina muito com a decoração das casas contemporâneas. As peças se encaixam perfeitamente nesta proposta de décor porque são muito expressivas apesar das poucas cores, em que há uma predominância no uso de tons escuros de cinza e preto – são cores básicas e por isso boas de se combinar.

Projeto Jacques Janine Casa Conceito por Mauro Freire | Foto: Emerson Alves

Isso também ocorre com peças coloridíssimas para ambientes mais despojados e menos austeros. O estilo africano nos faz sentir em contato com a natureza e com uma forma mais livre e solta de se viver, agregando muitos valores embora com regras mais simples.

Tapetes com geometrismo étnico, que lembram as cestarias entrelaçadas à mão ou mesmo as peças que imitam as peles e formas de animais (mamíferos, insetos, flora... riqueza infinita de texturas e geometrismo naturais).

Todos elementos são essenciais para dar um up na sua casa e a by Kamy tem em seu acervo uma grande variedade de tapetes no estilo africano. Neste post, reunimos 7 exemplares que criamos inspirados nos desenhos étnicos ou em regiões africanas, conectando saber, técnicas e materiais típicos destas regiões com o design brasileiro!

Kilim Riad

Inspirados nos Riad marroquinos, designação dada às casas ou palacetes que constituem o habitat tradicional das Medinas, centros urbanos históricos do Marrocos, os tapetes Kilim Riad transmitem, por meio de uma tecitura mais detalhada e sutil, um estilo tribal característico de desenho.

O tipo de confecção destes tapetes é característico da civilização Berbere, pois apresentam um ponto mais grosso e robusto, o que confere maior firmeza a cada peça. Urdidos em base de algodão por meio de fios de lã, estes tapetes apresentam um geometrismo fluido e menos simétrico por todo o seu campo.

Projeto CASA VOGUE EXPERIENCE 2019 | Foto: Kadu Lopes


Shah

Construído em alto e baixo relevo, o design do tapete Shah é composto por matérias-primas trabalhadas de maneira única. O nome que batiza a peça era um termo usado para denominar um monarca da Pérsia, uma abreviação para “Rei”. Hoje, a palavra foi incorporada por algumas línguas e se até tornou um sobrenome na Índia. Para chegar até o Oriente, as rotas eram longas e a África era um ponto de parada constante, gerando uma valiosa troca de experiências, influências e culturas trazidas pelos navios que cruzavam os oceanos em busca das especiarias.

Projeto CASA VOGUE EXPERIENCE 2019 | Foto: Kadu Lopes


Kilim Africano

A coleção Kilim Africano é resultado de um design que une traços geométricos ópticos com toque tribal, produzindo essa peça moderna e atemporal, perfeita para qualquer decoração! Confeccionado na Turquia em lã e algodão, cada modelo é rico em detalhes que conferem a cada peça um charme especial. São tapetes perfeitos para salas, livings e quartos.



Dacar

Moderno feito no Afeganistão para os apreciadores do padrão geométrico, que torna os ambientes internos agradáveis e aconchegantes, o tapete Dacar homenageia a capital e a maior cidade do Senegal, na península do Cabo Verde e que dá nome à corrida de rally mais famosa do mundo. Assim como seu nome sugere, o DACAR confeccionado artesanalmente em lã e algodão.



Durban

Confeccionado no Afeganistão artesanalmente em lã e algodão, com detalhes geométricos modernos, o tapete Durban se refere a uma linda cidade praiana na África do Sul, localizada na costa do Oceano Índico e a maior cidade indiana do mundo fora da Índia.





Tanger

Uma ex-colônia do Império Romano, Tanger é hoje uma cidade portuária marroquina situada no topo noroeste da África, usada como ponto de passagem entre a África e a Europa pelo estreito de Gibraltar há séculos. O tapete que leva seu nome se inspira nos traços culturais étnicos que se espalham por todo o campo do produto por meio do design distinto.

Confeccionado em tear manual na Índia, é um tapete robusto, firme e de toque macio, feito a partir dos fios de viscose e lã urdidos em base de algodão. A geometria assimétrica em branco e preto compõe elegantes contrastes.

Projeto In House | Foto: Kadu Lopes


Trípoli

Feito no Afeganistão com um design moderno que agrada os apreciadores do padrão geométrico, o tapete Trípoli torna os ambientes internos agradáveis e aconchegantes. Seu nome celebra a capital, a maior e mais populosa cidade da Líbia, país banhado pelo Mar Mediterrâneo e fundado pelos fenícios no século VII a.C.



Com tantos desenhos étnicos lindos, fica difícil escolher qual é o mais bonito entre os tapetes que levam a África como inspiração. Para ajudá-los nesta escolha, ambientamos a vitrine da nossa loja no Shopping D&D com a temática da África, com os tapetes que acabamos de citar aqui no blog.

O D&D fica na Avenida das Nações Unidas, 12.555, Cidade Monções, S. Paulo/SP. Ao chegar no shopping, é só procurar pela by Kamy, que fica no térreo, loja 208/209.

Para dar um gostinho dessa experiência, gravamos um IGTV especial sobre a vitrine temática africana que vai ao ar neste domingo (29). Fiquem ligados no @bykamy!

Whatsapp