Swipe to the left

Arte moderna invade o Shopping Cidade Jardim

Arte moderna invade o Shopping Cidade Jardim
8 de abril de 2024

Design, arte e brasilidade se encontram em uma experiência única proporcionada pela by Kamy aos visitantes do Shopping Cidade Jardim, onde obras icônicas da arte moderna brasileira se entrelaçam com a nobre arte da tecitura. A exposição “A arte moderna invade o CJ” ocorre de 5 a 21 de abril no 1º piso do empreendimento, ala Home & Design, e é aberta ao público.

A mostra é uma oportunidade única de conhecer uma seleção de arazzos da nossa exclusiva coleção by Kamy Arte, formada por tapeçarias tão especiais que só devem ser utilizadas em paredes, afinal, são tecidas à mão como obras de arte.

Obras de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Di Cavalcanti, mestres do modernismo brasileiro, foram interpretadas em uma série que expande o legado destes grandes artistas para além das telas por meio das tramas. Neste post do Blog da by Kamy, você confere mais detalhes sobre os artistas e as obras em exposição:

Tarsila do Amaral

Certas pessoas vivem à frente de seu tempo, visionárias e desbravadoras. Tarsila do Amaral (1886-1973) foi assim, uma mulher luminosa e iluminada. Reconhecida como uma das maiores representantes do modernismo brasileiro, as obras da artista paulista carregam em si uma essência que segue encantando o mundo.

Dentre seus grandes feitos, Tarsila conseguiu retratar temas e narrativas da cultura popular brasileira, evidenciando em seus desenhos e pinturas cenas do carnaval, favelas, lendas indígenas e representações religiosas, contribuindo para a construção de uma identidade nacional das artes.

Desde 2016, a by Kamy é a única marca do mundo autorizada a produzir as obras de Tarsila do Amaral® em arazzos/tapeçarias, peças tecidas à mão por meio de um estudo minucioso, respeitando a delicadeza do desenho e a essência das peças.

TAPEÇARIA ARAZZO TARSILA© ABAPORU e TAPEÇARIAS ARAZZO TARSILA© SOL POENTE e ESTUDO

TAPEÇARIA ARAZZO TARSILA© SOL POENTE e TAPEÇARIA ARAZZO TARSILA© ESTUDO

TAPEÇARIA ARAZZO TARSILA© SÃO PAULO e TAPEÇARIA ARAZZO TARSILA© PALMEIRAS


Di Cavalcanti

Nascido e criado no subúrbio do Rio de Janeiro no bairro de São Cristóvão, o artista, ilustrador e desenhista Emiliano Di Cavalcanti (1897-1976) viveu intensamente, não apenas como artista plástico, mas também como intelectual e fomentador de ideias em uma incansável busca pela valorização da brasilidade.

Um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna de 1922, Di Cavalcanti apontou para o rompimento com os dogmas academicistas impostos pela elite da época e pautou uma identidade artística genuinamente brasileira na arte.

O vínculo do artista com a cultura nacional, no entanto, foi além: o povo e as pautas sociais ganharam protagonismo, fazendo dele não somente um grande artista brasileiro, mas talvez o mais brasileiro dos artistas ao retratar, tão bem, cenas do cotidiano e da cultura de um Brasil do samba, da ginga e da periferia. Sob licença exclusiva no mundo, a by Kamy interpretou em arazzos as principais obras de Di Cavalcanti.

TAPEÇARIA ARAZZO DI CAVALCANTI CAIS e TAPEÇARIA ARAZZO DI CAVALCANTI MULHERES À BEIRA DO RIO


Portinari

Filho de imigrantes italianos, João Cândido Portinari (1903-1962) nasceu no interior de São Paulo, onde viveu uma infância simples, com os pés no chão, nadando e aventurando-se pelas matas e plantações.

Influenciado pela vida rural e pelos diversos desafios sociais que testemunhou na infância, Portinari tornou-se um defensor da representação da vida cotidiana e dos trabalhadores – vivências que foram reveladas em sua obra com muita cor e poesia.

Ainda jovem, o artista ganhou reconhecimento internacional, fazendo dele um dos principais representantes da identidade brasileira. Suas produções são marcadas por uma rica experimentação de cores, além de retratar o país em suas diferentes faces, riquezas naturais e culturais.

Os arazzos exigiram muita destreza dos tecelões. Levaram meses para ficarem prontos, tamanha a dificuldade de se reproduzir, por meio das tramas, a grande quantidade de trocas de tons que Portinari fazia a cada poucos milímetros de tela.

TAPEÇARIA ARAZZO PORTINARI FLORESTA e TAPEÇARIA ARAZZO PORTINARI BUMBA MEU BOI


Onde, quando e como chegar?

Exposição Arazzos by Kamy Arte – by Kamy

05 a 21 de abril – Aberta ao Público

Shopping Cidade Jardim

Endereço: Av. Magalhães de Castro, 12.000 - Cidade Jardim, São Paulo

Segunda a sábado: 10h às 22h

Domingos: 14h às 20h

Vale ou não vale uma visita no Shopping Cidade Jardim? Uma verdadeira imersão no universo da arte moderna brasileira por meio dos mestres que ajudaram a dar vida a essa história. No @bykamy, você também confere mais fotos e vídeos dessa exposição incrível, totalmente gratuita!

Whatsapp