Swipe to the left

by Kamy na CASACOR São Paulo 2022

by Kamy na CASACOR São Paulo 2022
8 de julho de 2022

Ao atingir a marca histórica de 35 anos, a CASACOR São Paulo preparou uma edição especial para 2022, intitulada com o tema Infinito Particular. Segundo os organizadores, os 59 ambientes, projetados por 57 profissionais, estão essencialmente conectados por uma narrativa criativa que prioriza o “bem-estar físico, mental e espiritual”, além da “harmonia, o equilíbrio e o conforto”.

Nesta edição, o evento está sediado no icônico Conjunto Nacional, um dos grandes expoentes da mais diversa cultural e democrática passarela urbana da capital, a Avenida Paulista. Assinado por David Libeskind há mais de 60 anos, o edifício ainda é um exemplo atual de uma arquitetura que não ignora o que está ao redor, abraçando a cidade e as pessoas com o seu mix de atividades comerciais e culturais em meio ao elegante condomínio residencial.

Até 11 de setembro de 2022, é possível conhecer na mostra o resultado da criatividade de arquitetos, decoradores e paisagistas de diferentes gerações e estágios na carreira. Ao todo, são 30 estúdios e lofts; 7 jardins e ilhas de bem-estar; 5 operações de restaurante, bar e café; 5 banheiros unissex; 7 lojas e operações comerciais, além de 2 ambientes funcionais (bilheteria e lounge).

A conexão entre by Kamy e a CASACOR vem de longa data, e a cada ano podemos perceber o quanto nosso propósito se conecta não só com a temática da mostra, como também observamos o maior interesse dos profissionais por nosso design 360°, com um número expressivo de peças produzidas no galpão sustentável da by Kamy Verde.

O evento é um importante termômetro de mudanças de hábitos, conceitos e demandas, e ao estarmos representados nele com o respaldo criativo de brilhantes profissionais, é grande a satisfação de compreender que estamos no caminho correto.

Duramente semanas e semanas, nossa equipe de relacionamento arregaçou as mangas juntamente com os profissionais para, diante do desafio de compor um décor alinhado com o que há de mais atual e sofisticado no momento, encontrar as melhores soluções para cada ambiente – mesmo que para isso tenha sido preciso tecê-las do zero.

É hora de conhecer um pouco mais sobre o conceito das ambientações que marcamos presença nesta edição histórica da CASACOR São Paulo, além dos produtos by Kamy selecionados em cada um dos espaços! Vamos nessa:

Barbara Dundes (Estúdio Bereshí)

O nome do ambiente de 47 m² criado por Barbara Dundes deriva da palavra hebraica que inicia o primeiro livro do Pentateuco, traduzida como “no princípio”. De acordo com a profissional, a expressão se refere tanto ao retorno à essência como aos momentos de recomposição após um trauma. A ideia de juntar os cacos para dar origem a algo novo está expressa no piso de fragmentos de pedra natural proveniente de descarte. Por sua vez, a caixa ao fundo do espaço, de madeira tauari certificada, representa um casulo para a introspecção, onde uma claraboia deixa entrar a luz. (Fonte: casacor.abril.com.br)

A ideia de juntar ‘fragmentos’ para dar origem a ‘algo novo’ proposta por Barbara Dundes se refletiu na escolha do Tapete Zili Light Aloe Trama Invertida Orgânico (5,00 x 2,98 m), recortado especialmente para o living assinado por ela, dialogando não só com o sofá, mas também com o formato irregular das pedras naturais do piso.

Complementando-se à paleta neutra do espaço, o tapete Dhurie Dali Plain Mix Off White (3,03 x 2,50 m) repousa suavemente sob a cama, acrescentando conforto e sofisticação ao conjunto.



Caio Bandeira e Tiago Martins (Lounge Universo Singular)

A liberdade de viver sem filtros, num lugar que revigora diariamente as energias, direcionou a dupla à frente do Architects + Co. No espaço de 68 m², as diferentes texturas das superfícies, a paleta clara e a iluminação suave despontam como um conjunto de gatilhos sensoriais, reforçados pelo exuberante paisagismo. Móveis de formas orgânicas e as obras de arte trazem visual. Note ainda a mescla de retalhos de granito no piso. É a quarta participação de Caio e Tiago em CASACOR - as duas primeiras aconteceram na Bahia; a terceira, em São Paulo. (Fonte: casacor.abril.com.br)

Para dialogar com os móveis de formas orgânicas sem perder o apelo natural, a dupla de arquitetos selecionou o Tapete Seagrass Fucshia Barra Virada Redondo (3,50 x 3,50 m), feito 100% de fibras naturais (algas desidratadas). Além do cheiro característico e marcante, trata-se de uma peça com fibras importadas, mas montada (cortes, colocação dos bordões etc.) aqui mesmo no Brasil pela by Kamy.



Clay Rodrigues/Debaixo do Bloco (Galeria Nova Modernista)

"Recepção ou galeria de arte? A dúvida fica no ar diante do garimpo que Clay Rodrigues traz para o espaço de 100 m² em sua primeira participação na mostra paulistana, terceira no total, visto que o arquiteto já assinou ambientes em edições brasilienses. Branco e vermelho colorem a paleta. Repare no conjunto de poltronas, bufê, carrinho de chá e nas telas e esculturas, reunidos em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. (Fonte: casacor.abril.com.br)

Sendo um dos primeiros ambientes a recepcionar dos visitantes da mostra (bilheteria), compartilharmos da responsabilidade que repousava sobre os ombros de Clay Rodrigues cientes de que precisávamos impactar mentes e corações desde o primeiro contato visual. Encontramos juntos no Tapete Vintage Seraband A (3,50 x 2,50 m) uma resposta atemporal para este desafio, lançando mão de um exemplar clássico da cultura persa com trama de algodão e pelo de lã.



Consuelo Jorge (Templo de Memórias)

A arquiteta Consuelo Jorge criou um ambiente acolhedor, intimista, com espaço de meditação e relaxamento. A profissional trouxe suas memórias pessoais e das mostras CASACOR de que já participou – foram 15 edições! “Na suíte, faço uma homenagem à minha mãe com uma instalação de 42 telegramas que ela recebeu em seu casamento, em 1954”, conta. Um dos destaques é o painel com chanfros assimétricos que atravessa todo o espaço, revestido de tecido, além da mistura de texturas. “Produtos naturais, como palha, linho e madeira, contrastam com alumínio e vidro”, completa a arquiteta. (Fonte: casacor.abril.com.br)

Para potencializar uma atmosfera mais tranquila e intimista, nada como uma trinca de tapetes de fibras naturais tecidos em cores neutras. Com o Tapete Hemp 1.0 Natural (3,98 x 3,05 m); Tapete Hemp Lion Plain Mix Steel (5,00 X 4,00 m) e o Tapete Arua Juta 1 Mix Grey (3,00 x 2,00 m), atingimos o objetivo de Consuelo Jorge de energizar cada cantinho desse ambiente para nos levar a um resgate afetivo de memórias.



Edgar Rochell + Janaina Casagrande (Estúdio 09)

A dupla de arquitetos Edgar Rochell e Janaina Casagrande buscou inspiração na vida noturna paulistana para criar um estúdio com tons de cinza. "A paleta flutua nessas nuances e traz um toque divertido com cores pontuais nos objetos e nas obras de arte", diz Edgar. Com uma atmosfera dramática, o espaço proporciona sensação de aconchego por meio de texturas no sofá, poltrona e cama, além da iluminação indireta. (Fonte: casacor.abril.com.br)

Diante de um espaço que mescla tons de cinza em diferentes nuances, nada mais divertido do que acrescentar a ele um elemento que incorpora essa dinâmica de tom sobre tom na própria peça. Não só um, mas dois Tapetes Dhurie Juta Degrade Mix Chocolate (4,00 x 3,00 e 3,00 x 2,00 m) foram selecionados e o resultado não poderia ficar melhor.



João Daniel Silva e Martins (Livraria)

Diante de livros, abre-se um infinito particular, expressão-mote da CASACOR deste ano. Em sua segunda participação, o arquiteto João Daniel inventou, para os 68 m² do ambiente, estantes que se transformam em pórticos e trazem o clima acolhedor que só as bibliotecas conseguem oferecer. A solução de manter aparente a laje nervurada existente no edifício tombado traz contraste para o projeto. Instalado sobre as esquadrias, o díptico transforma o lugar inusitado em atrativo para os olhos. (Fonte: casacor.abril.com.br)

Bibliotecas requerem não só conforto e tranquilidade para uma boa leitura, mas também inspiração e boas histórias. O Tapete Osíris 1 Grey/Off White (4,00 x 3,00 m) é uma dessas boas histórias pinçadas por João Daniel, pois se inspira em um dos Deuses mais populares e reverenciados no Antigo Egito. Confeccionado artesanalmente em lã e algodão, trata-se de um produto nobre, majestoso, poderoso e grandioso como um Deus. Apesar da inspiração na antiguidade, toda a coleção Osiris ganha ares contemporâneos com peças de desenhos fragmentados e dispostos de maneira diferente a cada exemplar.



Juarez Cruz (22#ZERO1)

Nem muito, nem pouco, mas o suficiente: o significado da palavra sueca ‘lagom’, sem tradução precisa para o português, deu direção ao projeto de 60 m² do arquiteto Juarez Cruz em sua primeira participação na edição paulistana da CASACOR - ele já esteve em outras cinco mostras no Rio Grande do Sul. “Diante de toda a correria cotidiana, lagom é um alívio bem-vindo. Nessa filosofia, o bem-estar não do bem-estar não deve vir das coisas materiais e sim de um estado de espírito”, detalha. O conceito transparece no ambiente com piso de carvalho, móveis e obras de arte. (Fonte: casacor.abril.com.br)

Acrescentando um toque rústico, o Tapete Arua Juta 1 Fendy (5,00 x 4,00 m) se encaixou perfeitamente no ambiente assinado por Juarez Cruz, que desde o princípio buscava uma peça confeccionada manualmente. Selecionamos juntos a Arua, que faz referência a uma tribo indígena brasileira. Feita em tear manual, este tapete é tecido como se fosse um tricô a partir de fios de juta, o que confere à peça uma identidade rústica muito apreciada.



Lídia Maciel (Casa Bruma)

Por trás da cortina, há surpresa. “Projetamos uma experiência em que o espaço se revela através da bruma, uma névoa suave em forma de elemento arquitetônico, limpo, leve e delicado”. Assim a arquiteta Lídia Maciel e sua equipe desenvolveram o conceito do ambiente de 110 m², posicionado diante das passarelas do Conjunto Nacional. Uma cadeira de jacarandá original de 1950, assinada por Giuseppe Scapinelli, ganhou tratamento de obra de arte - e o restante das telas e esculturas foram selecionadas entre criadores ainda ativos em seus trabalhos. No total, a equipe de Lídia Maciel já participou de quatorze edições de CASACOR, entre São Paulo, Rio Grande do Sul e Punta del Este. (Fonte: casacor.abril.com.br)

Predominantemente neutro, Lídia Maciel necessitava de tapetes que reforçassem a paleta de beges e cinzas sem roubar a cena, mas se destacasse pelo conforto e textura das peças. Selecionamos o Tapete Salina Beige/Gold (4,55 X 3,50 m), que agrega um leve toque dourado.

Além de confeccionar o Tapete Nylon Design Lm 10/14 Mm Cor P-851 (7,00 X 5,00 m) para se ajustar perfeitamente à iluminação do living.



Marcelo Salum (Casa Coral)

O profissional reverencia a obra de Attilio Baschera e Gregorio Kramer, designers que na década de 1970 revolucionaram a produção têxtil no Brasil. “Eles criaram estampas para tecido inspiradas na nossa cultura, raízes e, principalmente, natureza”, afirma Marcelo Salum. O acervo do casal, como desenhos e um piano, contém os itens mais valiosos do espaço. Uma paleta bem colorida completa o décor cheio de vibração. (Fonte: casacor.abril.com.br)

Para enriquecer o espaço em harmonia com a paleta do ambiente, a by Kamy e a equipe de Salum criaram quatro tapetes exclusivos e feitos à mão para a mostra, inspirados nas cestarias criadas por Attilio e Gregorio, atrelando-os ao revestimento exclusivo da nossa marca que mescla fibras de vinil e poliéster. O resultado são os irresistíveis exemplares dos tapetes Revolution Design MS (4,70 x 3,80; 4,00 x 2,90 e 4,10 x 4,00 m).



Pedro Luiz de Marqui (THEBAR.COM + CARACOL)

Conceitos como distorção, brutalidade, miragem e vibração norteiam o projeto assinado pelo arquiteto Pedro Luiz de Marqui. “A ideia é provocar a sensação de movimento. Para isso, procurei trabalhar com elementos lúdicos e atraentes”, diz. Na área do bar, a mesa desenhada pelo profissional captura o olhar - a peça foi esculpida num granito e por ela corre um curso d'água que desemboca numa cuba. Verde escuro, cinza, rosa e roxo compõem a paleta, que tem, ainda, toques de metalizados para trazer um clima futurista. (Fonte: casacor.abril.com.br)

Pedro Luiz de Marqui navega em seu trabalho pelo inusitado, provocando diferentes sensações a cada canto assinado por ele. Desenvolvemos e encontramos soluções que se encaixaram perfeitamente à proposta de movimento e fluidez, a exemplo do Tapete Nylon Design Special 72/73 (2,50 x 2,10 m) em P&B.

Completam o espaço os redondos Tapetes Revolution Cor 1280-6004 Redondo (2,00 x 2,00; 1,70 x 1,70 e 1,50 x 1,50 m) e Tapete Vignole Ivory/Rust Redondo (1,50 x 1,50 m).

E, claro, arrematados pelo exuberante Arazzo Samico “Dama da Noite (1,50 x 1,56 m).



Ricardo Abreu (Restaurante 00:00)

Linhas orgânicas e muita vegetação se destacam no restaurante, instalado no terraço do Conjunto Nacional, que incorpora o conceito de design biofílico. “O ambiente provoca a olhar com interesse estético os espaços esquecidos e abandonados nos grandes centros urbanos”, declara o arquiteto Ricardo Abreu. Ao todo, são 25 ilhas invadidas por marantas, dracenas, capins, lambaris e outras espécies de herbáceas, folhagens e arbustos. (Fonte: casacor.abril.com.br)

Se o design biofílico é entendido como uma forma de se relacionar com a natureza a partir da criação de ambientes que não só valorizem os elementos dela, mas tirem proveito deles a favor do bem-estar físico e mental, a aproximação entre Ricardo Abreu e o design 360° da by Kamy Verde foi inevitável. Desenvolvemos juntos uma coleção totalmente nova, inspirada na paisagem urbana paulistana, cujas peças harmonizam o restaurante em cores, texturas e relevos por meio da Tapeçaria Urbano Nova Paulista by Kamy Verde (3,00 x 1,70 m); Tapete Urbano Minhocão by Kamy Verde (4,30 x 3,10 m) e Tapete Urbano Marginal by Kamy Verde (4,30 x 2,21 m).



Rosa May Sampaio (Vivendo o Infinito)

Ter muitas possibilidades dentro de um mesmo espaço é a proposta da designer de interiores Rosa May Sampaio para seu ambiente de 80 m2. "A ideia foi integrar tudo no living: área de estar e jantar, escritório, biblioteca, bar e lareira", afirma. (Fonte: casacor.abril.com.br)

Os tons terrosos seguem em alta no décor, e são combinados à beira da perfeição no espaço assinado por Rosa May Sampaio, uma das homenageadas nesta edição especial da CASACOR. A ocasião pedia tapetes que dialoguem com essa paleta, e encontramos na dupla Tapete Dhurie Juta Plain Rust (6,03 x 3,16 m) e Tapete Seagrass Weed Barra Virada (9,00 x 2,50 m) um bom par, além do diferencial em cores que só as fibras naturais podem agregar.



Wesley Lemos (Estúdio AMORPHOUS)

O arquiteto baiano Wesley Lemos estreia na mostra paulistana com um estúdio de 37 m², desenvolvido para um jovem casal apaixonado por arte contemporânea, design brasileiro e literatura. No mobiliário, antigo e novo se misturam. Segundo o profissional, o projeto reflete a interlocução com o design/arte erudito e popular que caracteriza o trabalho de seu escritório, o qual define como uma empresa sotero-sergipana. (Fonte: casacor.abril.com.br)

Além de um tapete com fibras naturais, feito totalmente à mão, Wesley Lemos nos propôs o desafio de recortar o Tapete Lux Hemp Brown (3,95 x 3,00 m) exatamente na forma de um desenho presente na parede até o teto do ambiente na mostra. O resultado, além de elegantemente assimétrico e orgânico, encaixa-se perfeitamente com o mood do espaço.


Serviço

CASACOR São Paulo 2022

Avenida Paulista, 1203, Cerqueira César, São Paulo-SP

Até 11 de setembro

Terças a sábados, das 12h às 22h

Domingos e feriados, das 11h às 21h

Ingressos e outras informações: casacor.byinti.com

Agora que você já conhece os detalhes de cada um dos ambientes com produtos by Kamy na CASACOR São Paulo 2022, que tal navegar por cada uma das opções e ver qual deles se encaixa no seu infinito particular? Clique aqui e confira todas as peças.

Precisa de mais inspirações? Não deixe de acessar o @bykamy para se deliciar com ainda mais fotos e vídeos da nossa participação em parceria com brilhantes profissionais na CASACOR!

Whatsapp