Swipe to the left

Casa e Jardim | O design brasileiro ganha uma casa em Nova York

Casa e Jardim | O design brasileiro ganha uma casa em Nova York
14 de maio de 2022


Sinuosas cortinas de fios transformam-se em telões e revelam imagens, ora da fauna, ora da flora brasileira. Em meio a esses biombos fluidos, surgem peças produzidas em madeira, palhinha, cerâmica, barro, prata, tapeçaria e outras matérias-primas. A variedade de materiais e texturas reforça a pluralidade do design brasileiro atualmente. Com o intuito de ampliar o olhar do mercado externo para o país, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), junto com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e parceiros, realiza até o dia 25 de maio a Casa Brasil Nova York.

O evento acontece no SoHo, um dos bairros mais badalados de NY, e reúne 65 empresas do setor de Casa e Construção, que vão apresentar 144 produtos entre móveis, revestimentos cerâmicos, rochas ornamentais, artesanato, arte e decoração, sob o conceito Brasil in Natura, terra adentro. A designer e presidente da Associação de Designers de Produto, Natasha Schlobach, assina a curadoria das peças de forma colaborativa com os designers Dimitri Lociks, Victor Leite e Nina Coimbra.

No Brasil, segundo informações levantadas pela Inteligência Comercial do Projeto Setorial Brazilian Furniture, entre abril de 2020 e março de 2021, o faturamento deste setor cresceu em franquias e o mercado teve alta de 19,6%. Por essa razão, a ApexBrasil aposta na inclusão do país entre os principais exportadores do segmento. Atualmente, ele é o 6º maior produtor mundial, com mais de 420 milhões de peças produzidas (2021), e ocupa a 28ª posição no ranking global de exportação.

Um ponto a favor da produção brasileira está no comprometimento da indústria com a produção sustentável e a preservação ambiental. Segundo dados da ApexBrasil, cerca de 97% das empresas moveleiras têm algum tipo de certificação voltada para esse ponto. A fim de incentivar a adesão da indústria a uma cadeia de menos impacto, a Abimóvel, em parceria com a ApexBrasil, desenvolveu o EcoSelo do SIMB, programa que especifica 117 indicadores de práticas sustentáveis como normas padrões para exportação. São vários incentivos que falicitam a integração da indústria ao mercado externo e apontam que a Casa Brasil Nova NY gerará US$ 20 milhões em negócios imediatos e prospectados para os próximos 12 meses.

Os números são baseados na experiência anterior, o Espaço Brasil NY, organizado pelas duas associações em 2021, e que movimentou mais de US$ 10,7 milhões entre negócios imediatos e nos 12 meses seguintes. Para a Casa Brasil NY 2022, ApexBrasil e Abimóvel contaram com a parceria de entidades setoriais como a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer) e o Centro Brasileiro de Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas).

Nos 930 m² do espaço onde acontece a Casa Brasil NY, estão expostas peças de 19 designers e estúdios, entre eles, estudiobola, Mula Preta, Natasha Schlobach, Pedro Galaso, Bruno Faucz e Estúdio Galho, além de 24 fabricantes, como By Kamy, Tidelli, St. James e Tramontina.

A exposição acontece simultaneamente à programação do International Contemporary Furniture Fair (ICFF), o mais importante evento de design de móveis contemporâneos da América do Norte, que reúne 250 expositores de 25 países no The Jacob Javits Convention Center. Por lá, também estarão sete empresas brasileiras. São elas: Tidelli, St. James, Florense, Modalle, Herval/ Uultis, Independência e Sier.


Confira a matéria na íntegra clicando aqui!

Posted in: PRESS-BY-KAMY
Whatsapp