Swipe to the left

Casa e Jardim | Tear manual: o que é, aplicações e profissionais que trabalham com a técnica

Casa e Jardim | Tear manual: o que é, aplicações e profissionais que trabalham com a técnica
6 de novembro de 2023

O tear manual, uma ferramenta milenar, tem papel fundamental na história da humanidade. Usado para produzir vestimentas em uma época onde não havia indústria, a técnica volta à cena, principalmente na decoração, e traz um resgate que envolve arte e tradição.

Pensando nisso, produzimos um miniguia, explicando o que é, tipos, valorização da cultura e sustentabilidade, além de alguns nomes e marcas brasileiros que trabalham e valorizam com a arte.

O que é?

Tear é uma ferramenta de entrelaçamento usada por artesãos para criar peças a partir de nós ou pela passagem de fios, tomando como base uma malha ortogonal. A estrutura é composta por um chassi ou quadro, em que fios verticais (de urdume) e horizontais (de trama) se entrelaçam para criar tecidos feitos de materiais diferentes com uma variedade de padrões e design.

Tipos

Há vários tipos de tear manual e cada um tem suas próprias características para criar diferentes tipos de tecidos e padrões. A escolha depende do modelo de tecido que se espera produzir e das técnicas desejadas.

Basicamente, existem dois grupos de teares, o vertical e o horizontal. "No Oriente, usa-se os dois tipos. No Brasil, o mais usado é o horizontal e alguns poucos verticais para fazer tapeçarias", diz Francesca Alzati, diretora da by Kamy.

  • Vertical: nó por nó, o desenho vai surgindo no tear vertical e o artesão vai se deslocando no mesmo sentido da urdidura, podendo até usar andaimes para acompanhar o crescimento da peça. "Quanto mais nós, mais precioso é o desenho – e existem mais de 50 tipos", explica a diretora da ByKamy. Segundo ela, este tipo de tear permite uma grande variedade de desenhos (animais, vegetais, simbologias e abstrações) no mais refinado tipo de tecitura, pois usa matérias-primas mais nobres e naturais, como seda, algodão e fibras vegetais naturais – por exemplo, hemp, aloe e bambu.
  • Horizontal: os teares horizontais são os mais utilizados no Brasil, espalhando-se por aqui desde o século 19 e, atualmente, é o mais difundido pelo mundo. "Neles é possível produzir desde pequenas peças – bordados, panos de prato, mantas, toalhas de mesa e colchas de cama, por exemplo – a tapetes de até 6 m de largura pelo comprimento que desejar", complementa Francesca.

Arte, cultura e sustentabilidade

As peças artesanais feitas em tear manual vêm ganhando novos admiradores nos últimos anos e não faltam motivos para isso. Aconchegantes, são feitas com materiais naturais, um verdadeiro convite ao tato com suas ricas texturas. "Penso que uma tapeçaria dentro de casa é sinônimo de afeto, uma escolha para deixar o ambiente acolhedor", diz Scheila Eggert, à frente da marca Fiõm Ateliê, que produz tapeçarias.

Francesca enxerga um grande potencial nos teares para recuperar tapetes antigos, feitos no tear vertical (anodado). A by Kamy, por exemplo, usa as fibras de velhos tapetes, que não podem ser mais usados, para restaurar em teares pequenos (de preguinhos), reconstituindo a urdidura deles. "É uma forma de recuperar a ancestralidade – e a riqueza – dos tapetes", acredita.

by Kamy

Tapete Salvador em tear manual, da by Kamy, feito com taboa e algodão — Foto: Kadu Lopes / Divulgação
Tapete Salvador em tear manual, da by Kamy, feito com taboa e algodão — Foto: Kadu Lopes / Divulgação

A by Kamy é uma das marcas fomentadoras do tear nacional, já que comercializa peças produzidas pelas oficinas mais tradicionais do Brasil e também tem suas próprias criações feitas totalmente à mão neste tipo de técnica.

"Ao gerar demanda em torno dos teares, a marca estimula o interesse não só pela arte, mas também pelo ofício, atraindo novos talentos para as oficinas de modo que a roda dos teares continue girando através das gerações", diz Francesca Alzati, diretora da marca.

Para se diferenciar neste segmento do mercado, a empresa se especializou em personalização e variedade dos tapetes. Dessa forma, é possível tirar do papel uma ideia para ser confeccionada em tear sob medida na cor, fibra e trama que a pessoa escolher – dentre as opções disponíveis no momento da encomenda – na medida desejada com largura máxima de até 5 m.

Esse tipo de produto tem demanda. Segundo a diretora, os teares correspondem a quase 80% do que é tecido pelos artesãos da by Kamy, que ajudam a manter a tradição no Brasil. "O tear atravessou gerações de famílias e ainda é o sustento de muitos artesãos. Precisamos manter essa arte viva e entendemos que isso se conecta com o aspecto social da sustentabilidade", diz Francesca.


Confira a matéria na íntegra clicando aqui!

Posted in: PRESS-BY-KAMY
Whatsapp