Swipe to the left

Como escolher o formato de tapete ideal para cada ambiente?

Como escolher o formato de tapete ideal para cada ambiente?
25 de outubro de 2023

Saiba como aplicar corretamente cada modelo e as principais dicas para não errar na escolha da peça


Muito mais do que um mero item de decoração, o tapete é o grande aliado na transformação do espaço. Quando escolhido de maneira correta, ele tem a capacidade de conferir personalidade ao ambiente, proporcionar mais conforto, criar um agradável isolamento térmico, definir áreas específicas e até mesmo se destacar como uma autêntica peça de arte.

Apesar dos inúmeros benefícios, é comum que surjam dúvidas ao determinar qual formato é mais adequado e como integrá-lo harmoniosamente à sua proposta decorativa. Aliás, qual é a melhor maneira de utilizar um tapete redondo na sala? Como combinar o formato do tapete com o mobiliário? O formato da mesa influencia na escolha do tapete que irá sob ela?

Se você compartilha dessas incertezas, neste artigo do Blog da by Kamy preparamos um guia completo, abordando todos os aspectos necessários para tomar a decisão correta na hora de escolher o formato do seu tapete.

Como escolher o formato do tapete?

Para escolher corretamente o formato de tapete para a decoração, é muito importante conhecer a fundo as características de cada modelo e suas aplicações em cada ambiente. Além disso, o design do mobiliário também deve ser levado em conta para manter a harmonia no projeto. Confira:

Tapete Retangular

O tapete retangular é uma escolha versátil que se adequa bem a uma variedade de estilos de decoração e ambientes. Sua forma clássica o torna uma opção segura para diversas propostas, sendo particularmente indicado para decorações mais tradicionais.

Sala de Jantar

Nesse contexto, o tapete retangular pode ser utilizado “abraçando” toda a área da mesa. Recomenda-se manter uma distância de 60cm a 1m entre a borda do tapete e a área ocupada pela mesa, garantindo que as cadeiras possam ser movidas sem problemas, evitando que fiquem presas no tapete.

Tapete Kilim Acrópole Off White/Rust | Projeto: Natasha Pirondi | Foto: Natasha Pirondi

Sala de Estar

Na sala de estar, optar por um tapete retangular maior é uma boa estratégia. Escolher um tapete que cubra o sofá e se estenda sob outros móveis pode facilitar a combinação de elementos decorativos e criar uma sensação de amplitude no ambiente. Por outro lado, evite posicionar o tapete “solto” à frente dos móveis, pois isso pode dar a impressão de menos espaço livre no ambiente.

Tapete Vignole Ivory/Dark Grey | Projeto: João Armentano na CASACOR 2018 | Foto: Studio by Kamy

Quarto

No quarto, as possibilidades de uso do tapete retangular são diversas. Ele pode ser colocado sob a cama, um pouco recuado para criar uma sensação de elevação suave e oferecer mais conforto ao se levantar da cama.

Outra boa pedida é posicionar a peça mais à frente da cama, o que pode ajudar a destacar outros móveis. Nesse caso, não é necessário um tapete grande em todos os casos; um retangular mais estreito pode ser suficiente se for colocado na parte da frente.

Tapete Zili Plain Off White | Projeto: Aly Simonetti | Foto: Kadu Lopes


Tapete Quadrado

O tapete quadrado é uma escolha versátil que pode ser aplicada de várias formas em diferentes ambientes, seja para contrastar com móveis curvos ou complementar formas geométricas e arestas.

Sala de Estar

O tapete quadrado é ideal para criar um ponto focal na sala de estar. Escolha modelos maiores que abranjam o sofá e se estendam sob outros móveis, o que facilita a combinação estética e oferece uma sensação de amplitude ao ambiente. Evite a prática ultrapassada de posicionar o tapete à frente dos móveis, pois isso pode resultar em menos espaço livre e uma sensação de aperto.

Tapete Fauna Mix do Chão GI | Projeto: Taissa Buescu para o Lounge Home&Design Shopping Cidade Jardim | Foto: Studio by Kamy

Sala de Jantar

Na sala de jantar, um tapete quadrado funciona bem sob a mesa. Certifique-se de que ele seja grande o suficiente para acomodar as cadeiras quando afastadas da mesa. Isso ajuda a definir o espaço da sala de jantar e adiciona uma camada de conforto sob a mesa e as cadeiras.

Quarto

O tapete quadrado pode ser colocado sob a cama, enfatizando a área de dormir, ou usado como um ponto focal ao lado da cama. Isso contribui para criar um ambiente acolhedor e aconchegante no quarto. A forma quadrada adiciona um toque de equilíbrio à decoração.


Tapete Redondo

Os tapetes redondos, menos convencionais, podem inicialmente gerar dúvidas, principalmente quanto à distribuição dos móveis. Para evitar erros, é fundamental analisar o tamanho do ambiente onde a peça será colocada e o design do mobiliário.

Uma maneira mais simples e certeira de manter a harmonia na decoração utilizando tapetes circulares, por exemplo, é combinando essa peça com móveis de linhas curvas e formas orgânicas.

Tapete Revolution® Borda Paralela | Projeto: Ana Patricia Athayde e Patrícia Teixeira | Foto: Fabio Souza Costa

Em cômodos espaçosos, recomendamos que o tapete seja grande e "abrace" parte do mobiliário ao redor dele. Em ambientes menores, uma peça de dimensões reduzidas pode ser a escolha ideal para criar um ponto focal, que atrai olhares.

Essa aplicação pode ser para destacar uma peça decorativa, cadeira de balanço, um cantinho para leitura ou criando um ponto de foco que atrai olhares e dá as boas-vindas, como em um hall de entrada.

Tapetes Orbis | Projeto: Vitrô Arquitetura | Foto: Maura Mello

Na sala de jantar, o tapete redondo é uma boa aposta combinado a uma mesa de jantar circular, proporcionando harmonia e simetria. Lembre-se de levar em conta uma margem para a movimentação das cadeiras ao redor da mesa.

Outra excelente escolha é utilizá-lo em um quarto infantil, onde o tapete pode ser aplicado para delimitar o espaço para a criança brincar.

Tapete Studio DS029 BKV | Projeto: Cilene Dalben para a Decor Social


Passadeiras e galerias

As passadeiras e galerias são tapetes com formatos mais estreitos e compridos. Elas desempenham um papel fundamental na criação de ambientes mais aconchegantes, preenchendo espaços vazios ou sendo aplicadas em ambientes onde o espaço muitas vezes é reduzido, como cozinhas, lavabos e corredores.

Além de sua capacidade de integrar esse espaço muitas vezes negligenciado da casa ao restante dos cômodos, as passadeiras e galerias também oferecem a vantagem de reduzir o ruído dos passos.

Passadeira Kilim Magreb® 11 | Projeto: Tina Ansarah | Foto: Tina Ansarah

No que diz respeito às passadeiras, devido à sua estreiteza, elas são mais indicadas para corredores e áreas com alto tráfego ou rotinas intensas. Essas peças também são uma ótima opção quando a pouco espaço disponível no quarto, podendo ser posicionadas ao lado da cama.

Um pouco mais largas que as passadeiras, as galerias são frequentemente usadas de forma independente em áreas de grande circulação. Uma abordagem criativa para incorporar essas peças é integrar ambientes, como, por exemplo, posicioná-las entre a sala de jantar e a sala de estar.

Galeria 1 Tuffeds | Designer: Ananda Nahu para o Hotel Rosewood São Paulo | Foto: Studio by Kamy

Além disso, tanto as passadeiras quanto as galerias podem ser úteis quando colocadas entre o buffet e a mesa. Por ser uma área mais sujeita ao derramamento de comida e bebida, neste caso, é muito importante optar por um material mais resistente, como é o caso do Revolution® da by Kamy, feito de vinil e poliéster.


Tapetes modulares

Para quem busca uma opção que agregue ainda mais personalidade e seja versátil, os tapetes modulares/encaixáveis, orgânicos são uma boa sugestão. Essas peças oferecem a possibilidade de criar paginações únicas e dão a liberdade para você definir de qual maneira usar.

Em cômodos menores você pode dividir a peça em duas paginações. Já para quem prefere tapetes com dimensões maiores, você pode montar uma peça única de acordo com o espaço disponível.

Tapete Elementos BKV 2 | Projeto: Luciana Paraiso | Foto: Manuel Sá

Na by Kamy, você também encontra diferentes opções modulares. Por exemplo, o tapete Vitrô, criado pelo designer Lucas Lima, que é composto de 3 peças que se encaixam e formam tamanhos que se adequam a diferentes ambientes.

Outra opção é a coleção Cardume, assinada pela jovem designer Sofia Venetucci. A criação de baseia em elementos esféricos modulares, que se encaixam formando um conjunto único, como os peixes em um cardume. A coleção propõe que cada pessoa experimente a interação com as peças, e ela mesma crie o formato que precisa em variados tamanhos.


Agora que você já sabe a melhor maneira de aplicar cada formato de tapete no ambiente, é só escolher o modelo que mais te agrada entre as milhares de opções da by Kamy! Comente aqui o que achou dessas dicas e aproveite para tirar suas dúvidas.

Whatsapp