Swipe to the left

Conexão Décor | A LINHA E O LINHO

Conexão Décor | A LINHA E O LINHO
6 de novembro de 2023

“É a sua vida que eu quero bordar na minha,

Como se eu fosse o pano e você fosse a linha…”

Eu acho que poucos poetas são tão capazes de transformar cenas do cotidiano em pérolas como Gilberto Gil, o autor desta canção. Em tempos de violência generalizada, radicalismos de toda sorte e posições extremadas, considero que se todos os homens fossem capazes de praticar ações prosaicas como bordar algo, ou fazer uma tapeçaria, não pensariam em conquistar terras, espaços, sociedades…O ato de focar sobre uma tela e pacientemente começar a construir uma imagem, com foco e delicadeza, seguramente transformaria os homens em mais pacientes e – literalmente – mais humanos. Esses fazeres manuais poderiam transformar o mais genioso dos homens em um ser mais tranquilo, cioso de seu lugar no mundo e responsável por suas atitudes, apenas por suas atitudes, sem se preocupar com conquistas ou ocupações fora de sua área.

Recentemente, descobri o termo Arazzo, através de minha grande amiga Francesca Alzatti, que junto com seu marido Kamyar Abrapour conseguiu transformar o cenário dos tapetes no mercado nacional, através de ações positivas e sempre muito conscientes. Arazzo, em suma, nome de origem italiana, define um produto têxtil específico para a parede, que nasce sempre de um grande artista que o projetou como um quadro.

Eu confesso ter certa restrição á utilização de obras de arte conhecidas para serem transformadas em outro produto – quase nunca o/a artista que a criou está presente para acompanhar todo o processo de adaptação de sua obra para uma outra “plataforma”, digamos assim. Por isso, eu implico um pouco com a utilização da obra de Tarsila do Amaral, por exemplo, para ser transformada em estampas de roupas, cerâmicas ou até Arazzi – as nuances presentes na obra desta grande artista podem se perder em outras superfícies e utilizações.

Isso sem contar nas questões de proporção, eu considero por demais o artista para desqualificar que ele pensou a obra naquele tamanho específico, para aquela data específica, dentro de um cenário específico.

Mas alguns artistas me parecem mais “palatáveis” para ter sua obra transformada em outro produto – como é o caso de Niobe Xandó, cujo arazzo abre este post. Boa parte de seu trabalho está ligado à uma forte corrente de pesquisa ligada à fonte, um movimento das décadas de 1960/1970 que pretendia criar uma nova escrita com base em símbolos.

A LINHA E O LINHO. “É a sua vida que eu quero bordar na minha, Como se eu fosse o pano e você fosse a linha...” Eu acho que poucos poetas são tão capazes de transformar cenas do cotidiano em pérolas como Gilberto Gil, o autor desta canção. Tapete desenhado por Regina Silveira. tema Fauna Mix Marítimo, com apenas duas cores (branco e preto) sobre um fundo degradê azul,

Este tema me veio à mente após uma visita ao Hotel Rosewood em São Paulo, que tem um magnífico tapete (executado pela By Kamy, dos meus amigos acima citados) desenhado pela artista plástica Regina Silveira, que percorre os ambientes de entrada com um tema de insetos sobre um fundo que vai mudando de cor ao longo de seu caminho. Mas, neste caso, os tapetes foram criados e desenhados pela artista pensando já nesta superfície.

E eu dei um pulo na loja para ver o tapete mais de perto, não ficava bem em ajoelhar no chão do hotel para ficar observando aquela maravilha. E encontrei uma série de arazzo desenhados por Regina Silveira com os temas mais variados – e o de tema Fauna Mix Marítimo, acima, me fez literalmente capotar. Com apenas duas cores (branco e preto) sobre um fundo degradê azul, parece ter uma infinidade de cores, obra de quem dominou a técnica com segurança e muita, muita originalidade. Uma obra de arte em todos os sentidos, tanto de criação quanto de execução – e quem me conhece sabe de minhas questões sobre a qualidade “física” de uma obra e/ou produto. Nessas horas eu me ressinto de não ter mais paredes (e um cartão de crédito ilimitado) disponíveis em casa, esta tapeçaria ficaria linda em meu quarto.


Confira a matéria na íntegra clicando aqui!

Posted in: PRESS-BY-KAMY
Whatsapp