Swipe to the left

Dica Cultural by Kamy: exposição inédita em casa criada por Villanova Artigas

Dica Cultural by Kamy: exposição inédita em casa criada por Villanova Artigas
8 de setembro de 2023

Quando se pode imaginar que o legado de um dos maiores símbolos da arquitetura modernista nacional, com mais de 700 obras espalhadas pelo Brasil, não poderia ser ainda maior, boas surpresas aparecem no horizonte.

Pela primeira vez, uma casa da década de 1970 assinada pelo mestre João Villanova Artigas (1915-1985) foi aberta ao público em São Paulo-SP como parte de uma exposição pode ser visitada até o dia 17 de setembro.



— Foto: Ruy Teixeira


É uma ocasião tão especial para os amantes de arquitetura e decoração que você não pode perdê-la! Por isso, o Blog da by Kamy traz como dica cultural a segunda exposição da Aberto, plataforma que conecta arquitetura, design e arte.


A casa situada no bairro Alto da Boa Vista, zona sul de São Paulo, foi originalmente projetada para o engenheiro Alfred
Domschke e sua família. Embora tenha sido restaurado por conta da exposição, o imóvel preserva os elementos e características originais, o que torna o passeio atrativo por si só.


— Foto: Ruy Teixeira


A casa é um símbolo do legado deixado por Artigas e pela chamada “Escola Paulista” ou “Brutalismo Paulista”, reconhecida pelos grandes vãos e o uso de concreto armado aparente tanto como estrutura quanto como acabamento.


— Foto: Ruy Teixeira


Esse movimento inspirou posteriormente muitos outros grandes arquitetos, como Paulo Mendes da Rocha. Ele pode ser contemplado na prática por meio de diversas edificações projetadas por Artigas como o prédio da FAU/USP (junto com Carlos Cascaldi), o edifício Louveira e o Anhembi Tênis Clube, entre tantos outros.


Obra de 2001, de Ivens Machado — Foto: Ruy Teixeira


No entanto, a exposição na casa que abrigava a família Domschke reserva muitas outras surpresas além da própria arquitetura, a começar por objetos assinados pelo próprio Artigas nunca antes comercializados.


— Foto: Ruy Teixeira


Destaque para uma estante colorida – que guarda semelhanças com o lado arquiteto de Artigas, a exemplo do edifício Louveira – que será lançada em edição limitada pela ETEL em parceria com o instituto que preserva o legado do arquiteto.


A Estante Artigas — Foto: Divulgação


Além disso, a exposição reúne um seletíssimo grupo de obras de arte selecionadas pela trica de curadores formada por Claudia Moreira Salles, Kiki Mazzucchelli e Filipe Assis, que buscou exaltar não só o ineditismo da maioria das peças selecionadas, mas também a capacidade delas de se conectar com o público visitante.

Foram selecionadas criações de diversos artistas brasileiros e internacionais, a exemplo de uma obra do século XIX assinada pelo impressionista francês Edgar Degas, nunca antes vista aqui Brasil, o que é incrível!



A saída do banho, de Edgar Degas — Foto: Divulgação


Para compor a ambientação dos cômodos e até dos jardins da casa modernista, os curadores selecionaram também obras de artistas de renome, como Tomie Ohtake, Francisco Brennand, Leda Catunda, Adriana Varejão, Ivens Machado, Maria Martins, entre outros.

Tudo muito bacana, by Kamy! Mas vem cá, como faço para visitar e admirar todas essas preciosidades?


Papel e caneta na mão que lá vem o serviço:


Exposição Aberto 02

Até 17 de setembro

Rua Comendador Elias Zarzur, 2036, Alto da Boa Vista, São Paulo-SP

Aberta ao público

Quartas aos domingos, 09h30 às 17h (última entrada às 16h30)

Ingressos e outras informações: clique aqui

Whatsapp