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​O luxo da simplicidade

​O luxo da simplicidade
5 de agosto de 2022

Quando pensamos em luxo, geralmente o associamos a uma vida de ostentação, marcada sobretudo por um consumismo desenfreado e supérfluo. Mas seria essa a única definição possível ou seríamos capazes de desfrutar deste mesmo prazer e conforto de outras formas?

Acreditamos que existem outras definições possíveis para o luxo, principalmente porque o entendemos não como algo material, uma coisa para se ter ou que poderíamos ter, quando quisermos e em grande quantidade e variedade de opções.

Não é sobre ter, mas sim sobre ser! O quão feliz e satisfeito você é com as coisas que têm? Há propósito no que você decide ou almeja colocar para dentro de casa? Há sinergia entre aquele produto ou serviço e o seu modo de pensar, ver e sentir o mundo?

Filtrar aquilo que lhe faz bem e lhe torna melhor vai ajudar a perceber que menos pode ser mais, e que há, sim, luxo em muitas coisas que, aos olhos de muita gente, poderia passar despercebido.

Foto por Pedro Guinle na oficina na AmazôniaCapacitação e treinamento de ribeirinhos na oficina do Pará | Foto: Pedro Guinle

Não existe luxo maior do que o conforto

Felizmente, a by Kamy tem o privilégio de não ser a única a pensar o luxo desta forma, e ao longo dos anos, vamos conhecendo e agregando parceiros ao nosso ecossistema não só visando o potencial comercial, mas que comungam dos mesmos propósitos e valores.

Quem tomar um café na by Kamy Home + UM Coffee Co vai reparar, logo na entrada, que temos um novo parceiro na área: a ATTOM Design (@attomdesign), que produz objetos utilitários em madeira certificada, desenvolvendo um lindo trabalho com comunidades amazônicas a partir da coleta e manuseio artesanal destas peças que, a partir de agora, chegam a nossa loja.

Personagem Poptom, Kosmit e Lucy, na by Kamy Home | Foto: Studio by Kamy

Elas se destacam pela qualidade, conforto, estética simples e elegante, valores que se agregam à responsabilidade ambiental e social da marca – a ATTOM trabalha com matérias-primas naturais e orgânicas, inclusive na confecção de roupas.

A marca, cujo nome faz referência à palavra átomo, em latim, e ao mesmo apresenta o sobrenome dos fundadores ao contrário, nasce do entrelaçamento das experiências pessoas bem sucedidas dos sócios Carlos e Diego Motta, pai e filho, estabelecidos há décadas na Vila Madalena em São Paulo-SP.

Um dos grandes mestres do mobiliário em madeira brasileiro, o também arquiteto Carlos tem mais de 40 anos dedicados à arte da marcenaria, enquanto Diego, designer e fotógrafo, especializou no ramo têxtil enquanto nutria do mesmo espírito de criar com liberdade, sem amarras, priorizando o conforto e as boas relações com responsabilidade social e ambiental.

Despretensiosamente, ambos criaram uma marca que desafia a dominante lógica empresarial, produtiva e comercial por concentrar seus esforços, única e exclusivamente, para perseguir e criar produtos e relacionados com propósito, longevos, pautados pelo que cria satisfação, conforto e bem-estar, e não só pelo que vende ou pautado em modismos.

Inspirados por essa história encantadora, batemos um papo com Diego Motta, que falou em nome da ATTOM Design com exclusividade para o Blog da by Kamy! O resultado não poderia ter sido diferente: leia e perceba como o luxo é algo bem diferente do que se pode imaginar!


Blog da by Kamy (BBK): Quando a ATTOM surgiu em 2018, já estava clara para vocês a ideia de produzir utilidades simples e elegantes, com responsabilidade social e ambiental? É algo que desafia a lógica dominante, certamente não é o caminho mais fácil. Algo mudou de lá pra cá nestes quatro anos?

Diego Motta (DM): Quando decidimos criar a ATTOM, nós já tínhamos uma noção muito clara do que gostamos de ser, ter e fazer, não há distinção do que somos enquanto seres humanos, cidadãos e profissionais. Entrelaçando nossas experiências, tudo aconteceu de uma forma bem orgânica e natural, sem um business plan tal como prega o bom senso empresarial. É um risco, mas nós o assumimos com o maior prazer em função do que acreditávamos como resultado. Começamos a fazer uma coisa que, embora não sabíamos tão bem como seria enquanto produto, já tínhamos a total convicção do que era preciso fazer em termos de processos e valores, porque assim o fazemos desde antes da ATTOM. Queremos desenvolver peças bem feitas, confortáveis, ergonômicos, lúdicas e sustentáveis. Seja qual for o produto, o que fazemos hoje nos deixa muito satisfeitos, é um enorme prazer.

BBK: A responsabilidade ambiental é uma premissa inabalável da ATTOM, o que acaba contribuindo com a geração de valor atribuída aos produtos da marca. Como vocês aplicam isso?

DM: Temos uma relação muito natural com a cadeia produtiva, gostamos de experimentar e criar a partir de experiências intuitivas e espontâneas, não criamos algo pensando no que vai vender, mas sim no que gostamos, acreditamos, algo que a gente usaria, sabe? Aproveitar ao máximo a matéria-prima é algo que o Carlos desenvolve há anos na marcenaria, principalmente com peroba rosa (madeira de demolição). Com o novo passo dado pela ATTOM, era possível ir além, unir iniciativas com teoria e prática. Por meio de parceiros, aproximamo-nos de comunidades amazônicas, e hoje nos orgulhamos de trabalhar com madeira certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal), coletada e torneada manualmente por estas pessoas que se tornaram parte da nossa família. O que produzimos é feito com refugo, ou seja, pedaços de madeira que já estavam caídos, tudo certificado.

Peroba Rosa de demolição é a matéria prima reutilizada na confecção das peças | Foto: Diego Motta

BBK: Acredito que esse vínculo com a comunidade amazônica tem, além do aspecto ambiental, um papel social muito importante no sentido de gerar ganhos e oportunidades a pessoas que ajudam a manter a floresta de pé, correto? Vocês têm receio que este tipo de produto não tenha demanda suficiente que justifique a manutenção deste propósito?

DM: Sem dúvida. Acredite: são raros os designers que compartilham o desenho e a técnica. Capacitamos estas pessoas porque acreditamos que o conhecimento alavanca as receitas, e temos o maior orgulho de ver que esta comunidade deixou de se empenhar em atividades meramente extrativistas, uma relação de tirar de um lugar e levar para outro, que não deixa nenhum legado, pelo contrário, só devastação. O que aprendemos desde o início, mas principalmente nestes quatro anos de ATTOM, é que sempre vai existir demanda para produtos belos, longevos, ergonômicos e corretos, pois o que eles podem te entregar em termos de satisfação, conforto, liberdade e paz de espírito é atemporal.

Artesão trabalhando no torno na oficina do Pará | Foto: Pedro Guinle

BBK: O que levou a ATTOM e a by Kamy a entrelaçarem seus caminhos nesta nova parceria?

DM: Somos movidos por bons e longevos relacionamentos. Felizmente, nutrimos vínculos internos e externos maravilhosos, e isso nos aproximou de pessoas que pensam e compartilham dos mesmos propósitos e valores. Cada vez mais pessoas estão se juntando ao que, no começo, podíamos chamar de uma canoa remada por uma dupla despretensiosa. O Carlos conhece o Sr. Kamyar Abrarpour há muito tempo. Recentemente, estivemos juntos na oficina e ele nos contou como a by Kamy também está imersa no desenvolvimento de produtos corretos, um design humano e sensível, elegante e simples. O design que ambos fazemos é bem feito, é algo que se sustenta e gera valor em toda a cadeia. Encontramos no novo espaço da by Kamy Home uma oportunidade ideal de desbravar o mundo além do nosso estúdio/loja pela primeira vez, sobretudo por se tratar de um local que prioriza a experiência.

Banco Malhetado sendo produzido na marcenaria de São Paulo e finalizado com estofamento de lona de algodão reciclado | Foto: Diego Motta

BBK: O tema do nosso blog nesta semana é o ‘luxo da simplicidade’, e acreditamos que esta temática se encaixa perfeitamente com o que pensam. Faz sentido?

DM: A pandemia catalisou muitas coisas, sobretudo o despertar da consciência de pessoas que, de alguma forma, já nutriam um desejo de viver com mais conforto e liberdade de escolha. Estas pessoas provavelmente acreditavam, até então, que conforto é ter muitas coisas, principalmente o que está na moda, mas estão percebendo, cada vez mais, que é preciso buscar uma intersecção mais longeva, espontânea e responsável entre a simplicidade e a sofisticação. Não existe luxo maior do que o conforto. O conforto não se resume a ter uma ou várias peças. É o processo, é a experiência, é o se sentir à vontade, é estar em paz de corpo e espírito, confortável consigo mesmo e com o que faz, acredita e consome.

Bowl de madeira Muiracatiara, certificada pelo FSC | Foto Layla Motta

Está esperando o que para conhecer esse trabalho incrível que une o luxo à simplicidade? Tome o seu cafezinho o quanto antes na by Kamy Home + UM Coffee Co (Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1350, Jardim Paulistano) e mergulhe de vez no universo da ATTOM Design!

Enquanto você se programa para essa deliciosa experiência regada a cafeína e décor, vale conferir a nossa vitrine virtual ‘luxo da simplicidade’, além de encontrar mais inspirações no @bykamy! Aproveite

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