Swipe to the left

O que os looks na posse de Joe Biden (EUA) têm a nos dizer?

O que os looks na posse de Joe Biden (EUA) têm a nos dizer?
29 de janeiro de 2021

Roupas vão muito além das peças em si: elas carregam mensagens poderosas

Passados quase 10 dias da posse do 46º presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, pode parecer inapropriado resgatar aqui um evento que vai ficando a cada dia um pouco mais distante na memória das pessoas.

Queremos, no entanto, chamar a sua atenção para sutilezas que esse tipo de evento costuma trazer que vão além das tradicionais histórias que naturalmente cercam este cerimonial. Os estadunidenses sabidamente aproveitam a repercussão que esses grandes acontecimentos nacionais geram, dos sociais aos esportivos, para transformá-los em palcos voltados para o mundo, como se estivessem a se comunicar com o planeta muito além das mensagens textuais.

Se isso quase sempre foi feito, comunicar-se claramente e transmitir mensagens de otimismo e confiança talvez nunca tenham sido tão necessários agora que o clima de tensão política domina a agenda global nos últimos anos.

Ex-vice-presidente dos Estados Unidos durante o governo de Barack Obama (2009-2016), Biden chega para suceder o republicano Donald Trump em um dos mais divididos pleitos da história do país, com o Capitólio – o que equivalente ao nosso Congresso Nacional aqui no Brasil – invadido por extremistas pouco dias antes da posse.

Mais do que nunca, a estética foi igualmente importante nesse processo e as personagens mais importantes presentes na cerimônia escolheram cuidadosamente suas roupas – os looks – para repercutir um amplo espectro de mensagens, pautando a agenda do dia por meio da moda com tendências e formas de se enxergar a vida, as pessoas, nossas casas e o planeta.

No que tange ao lar, buscamos aqui associar a paleta de cores utilizadas pelo look das três principais mulheres presentes à posse, a primeira-dama Jill Biden, a vice-presidente Kamala Harris e a ex-primeira-dama Michelle Obama, aos nossos tapetes, para esmiuçarmos o quão representativas essas escolhas podem ser para você e a sua casa.

Imagem retirada do site Elle | 21 Jan 2021 | Foto: © D. R. e Gtresonline


O monocromático foi preponderante na escolha destes vestuários, de forma a destacar em cores essas personagens em meio a uma multidão de casacos e sobretudos. A escolha de uma cor lisa é bastante inteligente, porque de fato acaba combinando mais facilmente com o que está no entorno, encaixando-se mais discretamente.

O mesmo se aplica à decoração: uma cor lisa pode ser, muitas vezes, tida como mais simples ou óbvia, mas o cuidado na escolha e, acima de tudo, o propósito que você dará a ela, como fizeram os envolvidos nos looks da posse, certamente vão lhe dar um efeito ímpar.

Destacamos aqui opções de tapetes lisos ou monocromáticos de forma a potencializar todo o poder da cor, mas que você pode explorá-la em diferentes intensidades de modelos texturizados ou até mesmo em dégradé.


KAMALA HARRIS – VICE-PRESIDENTE DOS EUA

Imagem lado esquerdo: Site Elle | 21 Jan 2021 | Foto: © D. R. e Gtresonline


A vice-presidente Kamala Harris escolheu para a posse um conjunto de casaco e vestido roxos, assinado pelo jovem estilista em ascensão, Christopher John Rogers. O roxo é particularmente marcante para as mulheres estadunidenses (e por consequência de todo mundo), pois ficou marcado pelo movimento das Sufragistas pelo direito ao voto nas primeiras décadas do século XX.

A escolha pelo roxo também pode ser lida como uma mensagem de “inclusão” – não aleatoriamente, a cor é resultado da fusão entre o vermelho e o azul, que são justamente as cores dos dois grandes partidos do país: republicanos são “vermelhos” e democratas são “azuis”. Uma maneira sutil – e colorida – de dizer que o momento pede união, e não divisão.

Se o roxo representa a união, ele pode cair muito bem naqueles ambientes em que você precisa aproximar e conectar as pessoas, sobretudo na sala de estar – confira abaixo algumas das nossas sugestões:

Projeto de Claudia Haguiara | Foto: Christian Maldonado


Projeto do Estúdio 035 Arquitetura | Foto: Gisele Rampazzo



Projeto de Iná Arquitetura | Foto: Maíra Acayaba


JILL BIDEN – PRIMEIRA-DAMA DOS EUA

Imagem lado esquerdo: Site Metrópoles | 20 Jan 2021 | Foto: WIN MCNAMEE/GETTY IMAGES


A primeira-dama Jill Biden optou por combinar tons de azul em conjunto assinado por uma jovem designer de Nova York, Alexandra O'Neill, da marca Markarian. Repare que, assim como Harris, ambas escolheram vestir o trabalho de jovens profissionais, o que não é mera coincidência em tempos de transformação e renovação. Feito de lã e tweed, o look de Jill foi concebido em tons de azul para transmitir ‘confiança e estabilidade’ segundo comunicado da grife à imprensa.

O ‘tom sobre tom’ utilizado pela primeira-dama também é uma técnica recorrente na decoração doméstica. Em tapetes, você pode utilizá-lo subindo ou abaixando de tom da mesma cor em diferentes peças ou trazer essa composição por meio dos dégradés.

Vale registrar que a designer O’Neill é conhecida por apoiar o consumo sustentável na moda e redução de desperdício, o que é mais um exemplo do design à serviço das pessoas e do planeta – o que também faz parte do DNA da by Kamy e sua iniciativa 360º chamada by Kamy Verde.


Projeto de Mona Singal + Rafael Zalc | Foto: Rômulo Fialdini


Projeto de Pires e Medeiros Arquitetura | Foto: Rodrigo Melo


Projeto de Juliana Pippi | Foto: Fabio Severo


MICHELLE OBAMA – EX PRIMEIRA-DAMA DOS EUA

Imagem lado esquerdo: Site Pinkvilla | 22 Jan 2021 | Foto: GETTY IMAGES


Assinado pelo estilista afro-americano Sergio Hudson, a ex-primeira-dama Michelle Obama usou um look monocromático vinho, que assim como o roxo de Harris, pode ser entendido como um ‘olhar para o futuro’ sem tirar os ‘pés do chão’ e manter traços de afeto e espiritualidade.

Numa leitura mais ampla, também pode se tirar do roxo e do vinho uma estética que transmite conceitos místicos, aproximando-se dos estudos dos chacras. Confira abaixo algumas das nossas inspirações para usar esse tom em casa:

Projeto de Érica Salguero | Foto: Renato Navarro


Projeto do Escritório Manacá Arquitetura | Foto: Gisele Rampazzo


Quem poderia imaginar que poderia haver tantas conexões entre a posse de um presidente, a moda e a decoração das nossas casas, não é mesmo? Pois acredite: uma das primeiras medidas tomadas por Joe Biden após eleito foi solicitar a troca do tapete do Salão Oval, o gabinete de onde o mandatário despacha da Casa Branca em Washington, D.C.

Até o fim do governo Trump (2017-2020), o Salão contava com um grande tapete ovalado de cor creme. Biden optou por trocá-lo por um modelo predominantemente em azul escuro – vejam só, o azul novamente.


Imagem retirada do Site El País | 22 Jan 2021 | Foto: JONATHAN ERNST / REUTERS


O azul mais escuro não foi um acaso: em tapetes circulares ou elípticos, essa tonalidade conduz o olhar do observador para o centro dessas formas, ou seja, tende a privilegiar o foco na mesa da pessoa mais importante daquela sala. Sutil e eficaz!

E ao contrário do que se possa imaginar, esse tapete não é novo – trata-se de um modelo que não era usado desde 2001.

É o velho a serviço do novo em tempos de transformação, lá nos Estados Unidos, aqui no Brasil e em todo o mundo!

Whatsapp