Swipe to the left

Sala de Estar e Living

Sala de Estar e Living
29 de novembro de 2023

Sala de estar, living... pouco importa o nome que você prefere usar no dia a dia para esse ambiente. De um jeito ou de outro, eles convergem naquilo que realmente é relevante: o ambiente mais importante de uma casa.

Há argumentos muito bons para quartos, cozinhas, banheiros... naturalmente, todos os cômodos que formam o todo que chamamos de lar são igualmente importantes se pensarmos no aspecto funcional, mas intuitivamente, acreditamos que é nas salas de estar que a “magia” acontece.

Essa percepção, porém, não é exclusiva dos nossos tempos: para a aristocracia e os grandes impérios, o living era o espaço de conversas, danças, refeições, recepções e celebrações. Tamanha rotatividade de atividades exigia desse local um patamar de beleza que fosse capaz de simbolizar o poder daquela nobreza.

Tapete Sahand Diagrama Glacico/Off White | Projeto: Mapa Group | Foto: Estúdio São Paulo

Pouco a pouco, o living foi se ajustando, menos para os outros e mais para o eu ou para nós, ou seja, é o lugar para imprimir seu estilo ou da sua família. Não à toa boa parte das criações de ícones do design se ocuparam de preencher este espaço, aliando conforto e personalidade no design.

Hoje, imóveis mais espaçosos permitem fazer do living uma sala para recepções, focada inteiramente na interação pessoal, separando-a da sala de TV, que recebe uma abordagem mais privativa. Plantas menores tendem, pelo contrário, integrar quantos ambientes forem possíveis para otimizar e ampliar o espaço.

Salas de estar exclusivas para convivências eram bastante comuns em imóveis mais antigos, já que a TV é uma invenção que foi se popularizar no Brasil só a partir dos anos 1980.

Tapete Lancelot Grey | Projeto: Estúdio Elis Arantes | Foto: Estúdio 360


Salas de estar e tapetes: tudo a ver

Salas de estar/living são desafiadoras, pois apesar de serem potentes em significado, se não forem muito bem planejadas, podem trazer um ar solitário e frio, especialmente aquelas bem grandes.

Quem poderia ajudar a aquecer e unir essa turma toda? Sim, ele, o TAPETE!

A sala de estar é o cartão de visitas de uma casa. Isso implica que o modelo mais exuberante de tapete precisar estar lá. Você precisa caprichar na escolha de um modelo bonito e confortável para ser um protagonista, mas também precisa ficar de olho na funcionalidade.

Lembre-se que o tapete necessariamente precisa ficar abaixo dos móveis para não limitar o espaço de circulação. Uma dica é buscar modelos de tapete que cerquem os móveis de todos os lados, principalmente os mais estáticos.

Móveis avulsos e leves, como cadeiras, por exemplo, precisam de cuidado maior: é preciso deixar um respiro de pelo menos 30 cm para que as bordas do tapete não atrapalhem o movimento de se levantar e de se sentar.

Tapete Zili Aloe Light | Projeto: Daniela Berland Cianciaruso | Foto: Marco Antonio

Em salas maiores e integrados, existe a possibilidade de fazer “mini-salas” para receber bem um grande grupo de pessoas simultaneamente, o que torna o tapete um elemento fundamental para demarcar ou integrar de cada espaço, mas, principalmente, tornar a atmosfera de todos eles mais acolhedora, aproximando e conectando as pessoas a partir desse elemento em comum.

Tapete Nylon Design | Projeto: Ale Mellos | Foto: Naira Mattia

Por outro lado, se o seu imóvel é pequeno e as contas estão apertadas, você não precisa se desesperar. Sabemos que um bom tapete exige um bom investimento. Uma dica é decorar por etapas e, nesse sentido, uma boa sacada é começar pelo living – e isso não vale só para tapetes! Pense nisso.

Tapete Kilim Fields Degradê Titanium | Projeto: Adriana Noya | Foto: Roger Dipold

Um ambiente, múltiplas possibilidades. Assim é uma sala de estar/living. Para integrar e dar vida a esse ambiente, o tapete é fundamental. CLIQUE AQUI e conheça a vitrine virtual que a by Kamy preparou exclusivamente com tapetes perfeitos para esse ambiente!

Whatsapp