Swipe to the left

Tapete azul: múltiplas combinações!

Tapete azul: múltiplas combinações!
15 de fevereiro de 2023

Se fizermos um balanço entre as possibilidades que ele oferece e o quanto elas são efetivamente exploradas dentro de casa, podemos afirmar sem medo de errar que o azul é uma das cores mais subestimadas da decoração.

Nem tão vibrante quanto o vermelho, o amarelo e o laranja, e nem tão neutro como o branco, o cinza e o bege, o azul soa à primeira vista como uma escolha em cima do muro, aquela que não vai levar o décor a lugar nenhum... Puxa, quanto desperdício!

Muito pelo contrário: poucas cores são tão maleáveis à combinações quanto o azul, e quando o assunto é tapete, fica ainda mais fácil explorar toda a sua potencialidade por meio da enorme variedade de aplicações em formatos, desenhos e texturas.

Neste post do Blog da by Kamy, vamos navegar pelas diferentes possibilidades e combinações que o azul oferece por meio dos tapetes! Vem com a gente:

Listrados

Usar um tapete listrado na decoração nunca saiu de moda, afinal, é uma peça cujo visual é capaz de repaginar e de dar vida aos ambientes, além de poder causar o efeito/sensação de ampliar ou de diminuir visualmente o espaço – tornando-se um excelente coringa do décor.

Galeria Revolution® Design Noronha 3 | Projeto: Casa Vogue Experience 2022 | Foto: Studio by Kamy

Inspirado no uniforme dos marinheiros, o tapete listrado azul e branco é um clássico que cai muito bem em ambientes que clamam por uma dose de frescor, desejo que não se restringe somente a casas de praia, certo?

As listras podem ser largas ou finas; simétricas ou intercaladas; alto ou baixo relevo; tom sobre tom ou em cores contrastantes: os listrados estão disponíveis em tantas configurações que fica bem fácil encontrar aquela opção que melhor combina e se encaixa em cada ambiente.

Tapete Kilim Magreb® 23 | Projeto: Marcelo Salum | Foto: Mariana Boro


Geométricos

Aplicada aos tapetes, as formas geométricas realçadas pelo azul como cor de fundo ou aplicado às figuras têm o poder de transmitir modernidade, descontração e, principalmente, personalidade – quebrando a monotonia de combinações mais clássicas e “lisas”.

Tapete Kilim Caleidoscopio Off White/Mix Blue | Projeto: Camila Tiveron | Foto: Mariana Camargo

Do minimalista ao extravagante, é o tipo de peça que pode ser facilmente combinada com os móveis, objetos e todo tipo de itens presentes no ambiente. Outra vantagem de um tapete geométrico, independentemente do tamanho, é a capacidade de atrair o olhar, tornando-se um protagonista instantâneo dos ambientes.

É uma ferramenta poderosa para destacar os móveis e objetos que repousam logo acima do tapete, aguçando os sentidos pelos volumes e medidas em estimulante harmonia ou pela atmosfera contemporânea e simétrica que imprimem.

Tapete Dhurie Moroccan 10 Bic/Off White | Projeto: Carol Ferreira | Foto: Diego Wic


Étnicos

O azul se encaixa perfeitamente nesta proposta de décor porque consegue expressar bossa quando aplicado aos padrões étnicos, tornando os ambientes mais despojados e menos austeros. O estilo nos faz sentir em contato com a natureza de uma forma mais livre e solta de se viver, agregando muitos valores embora com regras mais simples.

Aqui se encaixam tapetes com geometrismo étnico, que lembram as cestarias entrelaçadas à mão ou mesmo as peças que imitam as peles e formas de animais (mamíferos, insetos, flora... riqueza infinita de texturas e geometrismo naturais).

Tapete Kilim Freedom Étnico 9 Safira/Off White | Projeto: Paula Magnani | Foto: Instagram Paula Magnani


Degradê

Palavra de origem francesa (dégradé), trata-se da técnica de sequências de tonalidades de diferentes intensidades, criando um gradiente suave, tranquilo e harmônico entre uma ou mais cores.

O degradê geralmente parte de uma cor intensa, sequenciada necessariamente por tons mais suaves até a sua "evaporação“. É uma passagem ou caminho suave de uma cor para outra ou por ela mesma, e no azul essa “passagem” é uma das mais belas do campo cromático.

É importante lembrar que o efeito pode se efetuar de diferentes formas. De uma mesma cor, que vai do tom claro para o tom escuro (neste caso, o ponto chave é a luminosidade); de uma cor para a outra (usando cores diferentes no início e no fim, entrelaçando-as no meio) e por meio de uma sequência gradual de cores (como é o arco íris ou uma caixa de lápis de cor).

Tapete Kilim Fields Degradê Blue | Projeto: Claudia Haguiara | Foto: Christian Maldonado


Orgânicos

Já estamos cercados por tantas arestas e ângulos retos que quebrar esse paradigma acaba se tornando uma espécie de refúgio visual. Não à toa as formas orgânicas vêm se sobressaindo nos últimos anos do décor.

Tapete Água Iguaçú | Design: Henning Kunow na loja by Kamy Maison DW 2021 | Foto: Studio by Kamy

Aplicada a tapetes de forma irregular, como se fossem massinhas de criança, tornam a decoração mais leve e divertida. O azul chega para balancear a jovialidade das formas orgânicas com uma pitada a mais de tranquilidade e confiança.

Tapete Gemas Quartzo Azul Brasileiro | Projeto: CASA CONCEITO JACQUES JANINE 2021| Foto: Studio by Kamy


Antigos

Embora sejam muito associados ao vermelho, tapetes de origem persa e oriental também utilizavam o azul de diferentes formas, o que demonstra a capacidade desta cor em se adaptar mesmo em composições mais clássicas.

Seja por meio de detalhes no desenho ou até como a cor de fundo de toda a peça, é uma cor que integrava o repertório cromático da milenar tradição oriental em tecitura, o que faz dela majestosa e preciosa.

Tapete Chinês Antigo | Foto: Studio by Kamy


Modernos & contemporâneos

Se foi – e ainda é – uma importante cor para a paleta dos tapetes antigos, não seriam o design moderno e contemporâneo de tapetes a quebrar esta tradição.

Pelo contrário, são eles que estão desbravando as novas formas de explorar o potencial da cor por meio de desenhos e formas inusitadas.

Tapete Revolution® Design Chevron 2 | Projeto: Érica Salguero | Foto: Renato Navarro


O post de hoje comprova definitivamente que um tapete azul vai muito além da cor em si: a depender da maneira como ela está aplicada em relação ao formato, matéria-prima, desenho e textura, você pode obter diferentes efeitos dentro e fora de casa!

Confira a vitrine virtual que preparamos especialmente nesta semana do azul e suas combinações e navegue pelo oceano (já que estamos falando de azul, foi inevitável gente) de possibilidades da by Kamy clicando aqui!

Whatsapp