Swipe to the left

Tudo junto & misturado!

Tudo junto & misturado!
4 de agosto de 2023

Se houvesse um livro que reunisse as regras universais da decoração, é bastante provável que nele haveria aquela em que os espaços de uma casa devem refletir o estilo e a personalidade dos moradores.

A essência dessa “regra” é fantástica se a olharmos do ponto de vista de buscar, no décor, que as pessoas realmente se identifiquem e se sintam representadas pelas escolhas.

Por outro lado, falta a essa máxima do universo do décor dizer claramente que essa não é uma missão fácil. Refletir o estilo e a personalidade de uma pessoa, que dirá de outras, pode ser bastante complexo.

Já é certo que dificilmente apenas um elemento, uma forma ou uma cor darão conta do recado. Para se chegar algo longevo e recheado de propósito, será preciso misturar, misturar, misturar até encontrar um caminho.

Mais do que o resultado em si, acreditamos que o que é mais apaixonante é o processo, a experiência de ir encontrando aos poucos a combinação que melhor se encaixa ao nosso gosto e necessidade daquele momento da vida.

Como misturar tapetes e objetos decorativos?

A primeira coisa que é preciso ter em mente é que TUDO MISTURADO não significa TUDO BAGUNÇADO. Mesmo nos estilos decorativos mais despojados, livres de amarras, há algum tipo de propósito nas escolhas e combinações feitas – e isso pode ser tão bem feito que consegue se fazer perceber como algo feito aleatoriamente.

Uma das chaves para um ambiente bem equilibrado é a harmonização das cores e padrões entre o tapete e os objetos decorativos. Se o tapete possui estampas e cores vibrantes, é aconselhável optar por objetos decorativos mais neutros, permitindo que o tapete seja o destaque do ambiente. Por outro lado, se o tapete for neutro, como um modelo sisal, objetos decorativos com cores ousadas podem dar vida e personalidade ao espaço.

Essa mistura também pode ser um jogo de contrastes ou equilíbrios. Por exemplo, em ambientes minimalistas, um tapete com padrões elaborados pode trazer um destaque interessante. Da mesma forma, em ambientes mais ricos em detalhes, tapetes lisos ou de cores sólidas podem trazer uma sensação de equilíbrio.

Ao combinar, tome cuidado com o tamanho e a proporção dos elementos. Um tapete muito pequeno pode parecer deslocado e diminuir o impacto da decoração, enquanto um tapete muito grande pode sufocar o ambiente e torná-lo visualmente desagradável. Considere o tamanho da sala e dos móveis ao escolher o tapete, garantindo que ele seja proporcional ao espaço e que os objetos decorativos se encaixem de forma harmoniosa.

Um erro comum deste processo é combinar tapetes e objetos decorativos de estilos muito diferentes um do outro. Mesmo que eles variem por conta da cor, tonalidade, textura, matérias-primas, entre outros atributos, é preciso haver uma lógica, um propósito, algo que os conecte a você e ao seu décor como um todo.

Inspire-se com essas misturas!

Como ponto de partida para você começar a fazer as suas próprias composições, o Blog da by Kamy lista abaixo 4 sugestões de decoração em que a mistura entre tapetes e objetos de decoração se destacam! Confira:

Preto & Branco

Talvez a principal e mais utilizada combinação entre cores da história da humanidade, o P&B ainda tem o seu valor, principalmente quando está acompanhado de novas leituras que acabam o atualizando no décor. A vitrine da nossa loja no Shopping Cidade Jardim não nos deixa mentir.

Além de evocar elegância e sofisticação, também são cores neutras, o que torna mais fácil combinar tapetes e objetos decorativos com outros elementos da decoração, como móveis e paredes. Essa versatilidade permite que você adicione toques de cor em acessórios ou detalhes sem comprometer a harmonia geral do espaço.


Persas & Orientais

Projeto: Felipe de Almeida na CASACOR São Paulo 2023 | Foto: Evelyn Muller

Assim com o P&B, muita gente anda torcendo o nariz para tapetes persas e orientais, julgando-os como ultrapassados no décor. O ambiente assinado por Felipe de Almeida na CASACOR São Paulo deste ano prova que isso está bem longe de acontecer.

Além de atemporais, quando combinados a outros objetivos decorativos e obras de arte, a beleza e suntuosidade dessa tradição milenar se destacam ainda mais. Pense bem antes de se desfazer daquele tapete antigo. Quem sabe ele não está a uma mistura de deixar uma nova e revigorada impressão no décor?


Azul & Laranja

O azul e o laranja são cores complementares no círculo cromático, o que significa que elas se destacam e se realçam mutuamente quando combinadas. Essa combinação traz um contraste atraente e dinâmico, criando um ponto focal nos ambientes, como é o caso dessa vitrine que montamos na loja Store.

O laranja é uma cor quente e energética, enquanto o azul é uma cor fria e tranquilizante. Ao misturá-las, é possível alcançar uma sensação de equilíbrio no ambiente, equilibrando a energia e a calma.


Estampas & Tonalidades

Projeto: Carla Basiches, Renata Popolo e Teresinha Nigri no Hotel Rosewood São Paulo | Foto: Equipe by Kamy

Há alguns parágrafos acima, nós pontuamos que um dos principais erros na hora de misturar tapetes e objetos de decoração é fazer isso de forma aleatória, sem qualquer propósito ou relação entre eles.

Por mais diferentes que eles possam parecer em relação aos seus atributos, se houver uma maneira de conectá-los e fazer pulsar essa sinergia, o resultado é arrebatador, como é o caso da combinação feita no evento Caminho do Coração-Awarë no Hotel Rosewood!


Como você pode ler acima, combinar cores, padrões, tamanhos e proporções de forma equilibrada pode resultar em um espaço único, aconchegante e com muito estilo!

CLIQUE AQUI e confira todos os tapetes utilizados nos ambientes e comece agora a fazer a sua mistura! Bom proveito!

Whatsapp