Swipe to the left

14ª BIENAL DE ARQUITETURA DE VENEZA, E O BRASIL ESTÁ MUITO BEM REPRESENTADO | A BY KAMY INDICA

1 de novembro de 2014

Nos "Giardini Dell' Arsenale" está para se concluir a 14ª Bienal de Arquitetura de Veneza - 66 países exibem o melhor das suas construções nos últimos 100 anos. uma retrospectiva que conta as características de cada país, e nos faz refletir sobre o nosso caminho atual.

Com o tema "Fundamentos" e curadoria do holandês Rem Koolhaas, a Bienal reflete a relação da arquitetura com a modernidade. Todos os questionamentos são bem-vindo assim como o parecer dos estilistas Karl Lagerfield e Raf Simons, com reflexões sempre pontuais.

Nesta Bienal há a inclusão de muitos avanços tecnológicos, pelos gadgets da vida doméstica e pela popularização das tecnologias. A arquitetura é hoje pop e isso é expresso pelo filme que abre a mostra.

O espaço Monditalia é o maior de todos e escaneia a realidade da Itália no mundo global não apenas através das construções mas da dança, do cinema e até do vestuário. O pavilhão brasileiro, com curadoria de André Aranha Corrêa do Lago, mostra através da exposição de fotos, a história do nosso modernismo chegando até os dias atuais.

O percurso é lindo, é a "influência" do modernismo é evidente: os grandes nomes e as datas emocionam!

O pavilhão da Áustria é bem mais lúdico. Reproduz em miniaturas o parlamento de 200 países com maquetes de escala 1 para 500. O Congresso Nacional brasileiro está lá, grande e soberano, mas perde em tamanho para o parlamento de Bucareste, capital da Romênia, um dos maiores do mundo.

Interagir e viajar por algumas horas nestes mundos demonstrados nesta exposição é maravilhoso. Vale mais que a pena, vale um conhecimento profundo.

Agradecemos aos grandes arquitetos brasileiros por representar nosso país com tanta honra!

Paulo Henrique Paranhos, Angelo Bucci, Bernardes Arquitetura, Marcio Kogan, Bernardes Jacobsen, FGMF, Isay weinfeld, Andrade e Morettin, MMBB, Luciano Margotto, Grupo SP, Rodrigo Cerviño e Fernando Falcon, Corsi e Hirano, Ruy Ohtake, Monica Drucker e Ruben Otero, Nitsche Arquitetos, João Filgueiras Lima Lelé, Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha, a todos vocês parabéns!

14ª Bienal de Arquitetura de Veneza

Período: 07/06 a 23/11

Horário: Das 10h às 18h, fechado às segundas-feiras, com exceção para 17/11)

Informações

Tel.: 041 5218.828, de seg a sex. das 10h às 17h30


Whatsapp