“A Rua Vitrine da decoração de São Paulo”.
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, nos Jardins, zona sul de São Paulo, será inteiramente revitalizada, a partir de um plano, cujo orçamento chega a R$60 milhões.
A iniciativa é de 80 comerciantes da rua, que contrataram equipe de 18 arquitetos, engenheiros e designers para elaborar o projeto. O plano prevê melhorias no equipamento urbano, jardins, iluminação, estacionamento e sinalização da via. Todos os fios - de luz, telefone, internet e TV a cabo – se tornarão subterrâneos, segundo prevê o projeto. Toda a extensão dos 2 mil m de calçada terão faixas táteis para deficientes visuais e serão acessíveis, além de terem piso permeável. Outro elemento inovador previsto é a instalação de vitrines com espaço expositivo "tridimensional", instaladas nos jardins em frente às lojas.
"A rua será completamente transformada: calçadas largas, bem iluminadas, atrativos em frente à lojas, bancos e árvores. A via voltará a ter grande circulação. É esse o sentido de melhoria urbanística", disse o arquiteto Bruno Padovano, coordenador da equipe que elaborou a proposta. A meta de atrair mais pedestres é tão nobre quanto árdua: os próprios comerciantes brincam que há mais seguranças de lojas que pessoas andando pelas calçadas da Gabriel Monteiro.