Swipe to the left

Os benefícios do Feng Shui na sua casa

5 de abril de 2010 1 comment

Por: Samia Sarayedine Testa


"A nossa querida amiga, arquiteta, especialista em Feng Shui, é uma mulher especial. Com vivência e conhecimentos a nos passar, Samia Sarayedine Testa nos dá alguns toques que vão servir para o nosso cotidiano. Preste atenção porque seus dias não serão os mesmos!"

Desde sempre a harmonia foi fundamental em minha vida. Buscar a harmonia interior, o equilíbrio, o prumo, me ajudou a crescer, a entender a mim, ao mundo e a todos que estavam ao meu redor. O estudo, a sede de conhecimento, os mestres no caminho, que me ensinaram, orientaram e me guiaram foram fundamentais.

Acredito que cada membro da minha família e os meus amigos foram os meus mestres, e que o amor é a energia mais poderosa!!! Acho que por isso sempre foi tão importante para mim, não só buscar uma razão estética para o meu trabalho como arquiteta, mas também a busca de transformar o ambiente em um lugar agradável e causar bem estar nas pessoas. Podemos conviver em harmonia com todas as pessoas que encontrarmos no caminho, sempre respeitando e aprendendo com cada um e com a sua maneira muito própria e especial de melhorar os lugares por onde passamos. Cada lugar - assim como cada pessoa - é único e possui suas próprias características.

Aquilo que nem todos sabem como, nem por que, mas todos nós sentimos, é o estar em paz em um ambiente ou com uma pessoa. Isso só acontece quando é feito com amor e com a alma.

O grande propósito é transformar, crescer e evoluir. Isso em que acredito é possível dentro de nossa realidade, nas nossas condições e características pessoais e culturas preservadas. Compartilhar o maravilhoso e complexo conhecimento visando sempre à harmonia e ao bem-estar e a qualidade de vida! A ecologia da habitação integra o homem ao meio ambiente para conviver consigo e com o outro em equilíbrio e harmonia. O caminho da energia vital, força que anima a vida, cria os diferentes tipos de movimentos.

São muitas as idéias que eu gostaria de trocar aqui. Entretanto, pelo o que tenho visto no nosso cotidiano, acho que é preciso chamar a atenção sobre um assunto específico.

Relaxar em casa:

Existe uma tendência mundial das pessoas quererem viver mais na própria casa, e por isso querem deixá-las mais confortáveis e acolhedoras. Como arquiteta e especialista em energia, sinto cada vez mais a busca pelo conforto, pelo bem estar nos projetos e por um ambiente para relaxar; um lugar que possa ser dedicado a sua alma e espaços para que possamos fazer uma pausa.

O canto escolhido deve estar em uma área da casa onde possa ter paz e tranqüilidade. Pode ser em um living ou no banho, depende da casa e das condições.

Muito importante para repor a energia e relaxar no ambiente escolhido é mantê-lo sempre limpo e organizado. A bagunça impede o bom fluxo de energia e quando limpamos e organizamos um ambiente abrimos espaço para o novo em nossa vida. Ele deve ser extremamente suave e despertar sensações e emoções agradáveis. Podemos usar sofás, poltronas, futtons, almofadas gostosas ou tapetes: é fundamental o conforto. Os sentidos devem ser usados através do tato, com mobiliários e acessórios de toques agradáveis.

O perfume desperta as sensações. Por isso, para o olfato, aromas e perfumes que mais agradem. Podemos usar incensos, queimadores ou difusores de óleos, borrifador de aromas ou velas perfumadas para purificar e tranqüilizar o ambiente, de preferência de lavanda, melissa ou rosas.

À visão uma luz que traga ao ambiente harmonia, sendo um pano de fundo para a luz, como a luz da natureza, do amanhecer, do dia, do entardecer ou da noite, na intensidade que mais agradar para o relaxamento. As velas aquecem, trazem luz e calor ao ambiente.

O som deve ser uma melodia que traga calma, ou em alguns momentos o silêncio. Podemos também usar prismas de cristais multifacetados que tragam luz e cor, cristais naturais que limpam e purificam, plantas e flores que tragam energia vital e alegria, móbiles, fontes...

Se o banheiro for o ambiente escolhido para as mudanças que te leverão à meditação, que tal um fim de tarde em uma banheira ou ofurô com sais, pétalas de rosas, sais, ervas, essências de lavanda ou alecrim? Seria ideal.

As cores criam o clima e alteram a energia do ambiente. Atraem o nosso olhar, trazem luz, força, vitalidade, paz e tranqüilidade - principalmente as cores claras. Elas transmitem sensações e emoções e seu impacto é determinado culturalmente. Cores suaves e flores completam o clima.

Um aspecto maravilhoso da cor é o de, através dela, podermos transformar rapidamente e satisfatoriamente o clima de um lugar. Às vezes não é necessário repintar toda a casa, basta apenas um ambiente. Outras vezes não é necessária nem a pintura, basta o toque de cor em detalhes, com almofadas, objetos, tapetes, acessórios, quadros, flores etc.; isso transforma e otimiza um ambiente.

O vermelho representa vida, ação, calor, alegria, fama, paixão, força e poder: deve ser usado quando se quer movimento e ativação.
O rosa representa afetividade e romantismo: deve ser usado quando se quer amor e união.
O verde representa renascimento, renovação, frescor, juventude e longevidade: deve ser usado quando se quer esperança e saúde (é anti-séptico).
O azul simboliza sabedoria, intuição, espiritualidade, é relaxante e deve ser usado quando se quer suavidade. Ele acalma e descansa.
O amarelo representa a espiritualidade, a realeza, o domínio das emoções, pensamentos e ações; deve ser usado quando se quer estabilidade e segurança.
O branco indica pureza, luz, espiritualidade, e também deve ser usado quando se quer limpeza e assepsia.
O laranja simboliza vigor, produtividade, entusiasmo, felicidade e alegria: ideal quando se quer comunicação e alegria.
O violeta representa um campo de influência sutil e espiritual. Incentiva o silêncio, a oração e a meditação: deve ser usado quando se quer tranqüilidade e gera evolução espiritual.

Há outros itens do Feng Shui - uma poderosa ferramenta para criar mudanças e resultados positivos na casa e na vida de vocês - cujos resultados acontecem pela combinação de duas forças:

A primeira vem da sabedoria milenar I Ching. Este processo de alinhamento de Chi, quando feito com seriedade, vai fazer modificações e tratamentos onde os resultados positivos serão certos.

A segunda é a intenção séria de produzir uma mudança positiva na casa e na vida de vocês. Ser evoluído espiritualmente e consciente traz consigo a energia mais poderosa – a do amor! Juntamente à adoção da felicidade como objetivo, muito importante é a possibilidade de descobrir o caminho da intuição para que ocorra o processo de transformação e crescimento interno, e a partir disso atuar de uma forma mais harmônica no mundo, estabelecendo relações mais saudáveis consigo mesmo, com a natureza, com os ambientes e com as pessoas.

“Não é lógico o caminho para descobrir as leis elementares. É somente o caminho da intuição que poderá ajudar os sentimentos a ordenarem o que estás por trás das aparências.”

Albert Einstein

“Chegou a hora de entender e experimentar a energia do amor que está presente e conecta todas as experiências, fenômenos e seres. Quando conseguirmos isso, nossa vida se expandirá e seremos capazes de remover os obstáculos que nos impedem de atingir a paz interior, a alegria e a felicidade.”

Mensagem dos Mestres

“A adoção da felicidade como um objetivo legítimo e a decisão consciente de procurar a felicidade de modo sistemático podem exercer uma profunda mudança no restante de nossas vidas.”

Dalai Lama

Paz, Proteção, Amor, Harmonia e Felicidade!!!!!

Samia

Jamilah 21 de março de 2017 at 17:47
Como sempre a Samia trazendo luz para a gente atraves de seus ensinamentos, muito bom!!! bjs em todos
Whatsapp