REVISTA USE | by Kamy apresenta tapeçarias com bordados feitos à mão
A terra, tecida em sua essência, acolhe e nutre a natureza para que ela floresça e persista em sua existência. É dessa imagem poética que nasce a coleção de tapeçarias Fragmento Fio da Terra, lançamento da by Kamy.
Composta por quatro tapeçarias criadas pelas bordadeiras do projeto 1+1+by Kamy, a coleção é um convite à contemplação e uma celebração do encontro entre tradição artesanal, design e sustentabilidade.
Cada peça parte de um fragmento de tapete Jogim, cujas marcas de tempo e uso são assumidas como parte de sua história. Linhas bordadas à mão percorrem esses fragmentos como raízes que ocupam e preenchem os traços deixados pelo tempo, valorizando-os.
Até mesmo as bordas de fragmentos de tapetes foram reaproveitadas, ganhando nas tapeçarias um protagonismo artístico único a cada peça, onde nuances de movimento e tridimensionalidade parecem flutuar.
As bordadeiras imprimem suas próprias intervenções em cada obra, com pontos que se entrelaçam em cores vibrantes, dando vida a composições únicas e cheias de textura. Assim, a coleção ressignifica o que foi rompido, unindo passado e futuro em um novo ciclo de tramas.
Além de peças decorativas. as tapeçarias são expressões de transformação — de materiais que ganham nova vida e de mulheres que redescobrem novas possibilidades por meio do design, já que o projeto social 1+1+by Kamy capacita e empodera mulheres de Carmo da Cachoeira (MG) para que se tornem exímias bordadeiras.
Versáteis e expressivas, as tapeçarias Fragmento Fio da Terra podem ser usadas como ponto focal em paredes de estar, halls ou escritórios, criando uma atmosfera de galeria e adicionando textura ao ambiente. Por serem peças de escala média, funcionam bem sozinhas ou em composição com outras obras, permitindo explorar diferentes alturas e composições.
O uso de cores fortes, bem como os fios pendentes, confere movimento às superfícies e pode ser equilibrado com móveis de linhas simples, paletas neutras ou iluminação direcionada, realçando todo o caráter artístico das tapeçarias.
Confira a matéria na íntegra clicando aqui!


