Swipe to the left

Tapeçarias & Arazzos

Tapeçarias & Arazzos
31 de agosto de 2023

Arazzo é uma tapeçaria feita à mão, suntuosa e diferenciada, tecida tal como uma obra de arte para ser exposta exclusivamente em paredes. É uma das peças mais valiosas do universo da tecitura. Geralmente, são produzidos poucos exemplares ou, até mesmo, peças únicas.

Arazzo é a mesma coisa que tapeçaria?

Tapeçaria deriva da palavra tapeceiro, representando, assim, diferentes tipos de forrações (paredes, poltronas, mesas, entre outros). Algumas dessas peças eram penduradas em paredes sob o nome de tapeçarias, que podiam ser produzidas à mão ou em máquinas com diferentes técnicas, como “Mezzo Punto”, Telaio, Jaquard e até o bordado.

Embora seja um tipo de tapeçaria, nem toda tapeçaria se encaixa na classificação típica de arazzo. São obras de cunho e importância diferentes e isso vai desde a escolha da matéria-prima até a técnica de tecitura.

Tapeçaria Dom Pedro 1 BKV criada por Ricardo Abreu | Projeto: Lado esquerdoBoutique Arquitetura na MOSTRA D&D FASHION DESIGN 2023; Lado direitoDW 2023 | Fotos: Studio by Kamy


Qual é a origem do arazzo?

O nome “arazzo” soa como algo de origem italiana, mas, na verdade, ele faz referência a Arras, uma pequena cidade localizada no norte da França, perto da fronteira com a Bélgica. Ela já foi uma das “capitais da tecitura” da efervescente região de Flandres.

Comerciantes italianos se encantaram tanto com o trabalho de exímios tecelões de lã, algodão e seda daquela região e, em particular, da cidade de Arras, que passaram a se referir ao tipo de tapeçaria feito ali como arazzo, de forma a distingui-la das convencionais.


Por que é tão difícil de fazer um arazzo?

Fazer um arazzo é dificílimo. Requer habilidade, destreza e experiência do tecelão (chamado de ‘Cartone’), que guia a tecitura da peça com base em desenhos assinados geralmente por grandes artistas projetados como um quadro.

Além dos desafios técnicos, é um processo que requer as mais nobres matérias-primas naturais da tecitura, o que requer, também, um profundo conhecimento sobre os países e os respectivos tecelões que melhor poderiam cumprir essa tarefa.

Confira mais detalhes através do vídeo abaixo:


by Kamy Arte: primor em arazzos

Poucas marcas podem e querem assumir o gigantesco desafio de buscar por todo o mundo as melhores matérias-primas, além de firmar parcerias exclusivas com as antigas tecelagens que, até hoje, produzem preciosas manufaturas feitas à mão. Mas, é como costumamos dizer aqui e em nossas redes: a by Kamy se amarra nesse negócio chamado desafio, não é mesmo?

Para entrelaçar o que sabemos fazer de melhor com a criatividade e expressividade de grandes artistas, dedicamo-nos a interpretar em arazzos somente obras que pudessem contribuir, representar e perpetuar o legado artístico brasileiro por meio das nossas tramas.

Tecemos em arazzos exclusivos as mais importantes obras de artistas como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Gilvan Samico e Niobe Xandó. Clique nos nomes dos artistas para navegar entre as peças que disponíveis atualmente.


Das telas para o arazzo: Portinari chega às tramas da by Kamy

Em 2023, a grande novidade da coleção de arazzos da by Kamy é a chegada de duas obras clássicas de Cândido Portinari (1903-1962), um dos maiores retratistas do povo brasileiro. Tamanha a riqueza de detalhes em suas telas que, para além do valor artístico inigualável, também nos ajudam a ter uma referência histórica da época em que foram feitos.

Dois arazzos, únicos e exclusivos, compõem a primeira leva de obras interpretadas pela by Kamy para o têxtil. Tamanha a dificuldade para reproduzir com fidelidade a variação de cores a cada poucos milímetros de tela, foram necessários de 4 a 6 meses para finalizá-los.

Tapeçaria Arazzo Portinari “Café” (1935)

226 x 155 cm

A obra “Café”, de 1935, deu início a uma fase do artista chamada “castanha” ou “brodowskiana”, caracterizada pelo cenário da sua cidade natal, Brodowski-SP, onde a castanha e a cor do solo escuro eram elementos marcantes.

Uma obra com bastante perspectiva e profundidade, salteada de elementos que, por vezes, nos parecem até desconexos, mas que contam uma história e pontuam questões socioeconômicas do lugar.

Ela retrata a vida na lavoura, com homens e mulheres carregando sacos de grãos de café, época em que ele era considerado o “ouro verde” do Brasil. A riqueza de detalhes impressiona: seja dos braços e mãos de proporções maiores, do dedo erguido na figura do patrão e até uma cena de conversa entre duas mulheres. Elementos que, de forma silenciosa e subliminar, mostram pela pintura as preocupações e críticas de Portinari à terra de origem e ao país.




Tapeçaria Arazzo Portinari “Floresta” (1938)

201 x 158 cm

A obra "Floresta", de 1938, é composta com cores de tons fortes para representar os animais em uma floresta de terra vermelha troncos de árvores dispostos de uma maneira que forma a profundidade da peça. A mistura de elementos da fauna tão diferentes em um único cenário nos prende a atenção para tentar decifrar a criação deste artista tão brilhante.

Cervo com arara, borboleta sobrevoando e esquilo em uma única mata? Mata representada por troncos finos sem mostra a copa das árvores e com pássaros voando baixo entre eles? Vegetação rasteira, com tufos de plantas e flores no solo de terra vermelha?

Sim, Portinari nos faz um convite instigante para mergulhar nos detalhes mais e menos explícitos!


Agora que você domina tudo sobre arazzos, sabe a diferença dele para uma simples tapeçaria e conheceu como a by Kamy vem tirando essa ideia do papel por meio de grandes artistas, CLIQUE AQUI e confira a coleção completa de arazzos e tapeçarias da by Kamy!

Whatsapp