Swipe to the left

DW 2023: ELEMENTI

DW 2023: ELEMENTI
17 de março de 2023

Após 11 edições como protagonista na Alameda Gabriel, a by Kamy está de casa nova neste DW! Vamos mergulhar no* efervescente momento do centro paulistano, cada vez mais ocupado e procurado por criativos de toda parte!

Se é lá que novas ideias ligadas à arte, ao design e à cultura estão prosperando na cidade, seria um desperdício – e incoerente em relação a tudo que sempre gostamos e fazemos – deixar isso passar batido.

Também para ser coerente com a inovação e olhar para o futuro que emerge do centro, não poderíamos fazer a mesma coisa que sempre fizemos no DW. Era preciso pensar fora da caixa e dar protagonismo a novas perspectivas.

Por isso, nesta DW! Semana de Design de São Paulo 2023, chegou a hora e a vez da by Kamy Verde! Ela sempre esteve presente nos nossos últimos eventos, mas seu amadurecimento como projeto, essência e negócio abriram novos horizontes.

Os novos horizontes também se ramificam na coordenação do projeto. Idealizada pela diretora de identidade, Francesca Alzati, a BKV agora segue sob coordenação de sua filha, Giovanna Abrarpour, abraçando diferentes olhares, mas fiel ao propósito original de valorizar a brasilidade por meio do design 360°.

A primeira missão coordenada por Giovanna vem à tona neste DW, com a curadoria da exposição ELEMENTI, aberta ao público de 11 a 19 de março na Galeria Zarvos, um dos novos empreendimentos da região da República.

Elementi, em italiano, significa “elementos”. Ar, água, terra, fogo, madeira e metal: cada um destes elementos existe desde que o mundo é mundo e estão profundamente enraizados em nossa cultura e tradições.

São a base de qualquer criação e, mesmo com as profundas transformações ao longo da história, nunca deixaram de ser aquilo que a natureza sempre se propôs a ser: a base da nossa existência.

Para decifrar cada um destes elementos e toda a sua simbologia, sob os olhos da brasilidade e as mãos do design 360°, a by Kamy convidou um seleto time de artistas, arquitetos e designers: Paulo Alves; Katia Canton; ATTOM

Design; Ricardo Centurione; Kiko Maldonado; Ricardo Abreu e Henning Kunow.

Embora aparentemente heterogêneas em perspectivas, pontos de vista, técnicas, cores e materiais empregados, todas as criações convergiram em um aspecto: foram criadas a partir de fragmentos têxteis sob as premissas da BKV.

Mesmo após o final do festival, o espaço que abriga a exposição será convertido pela marca em uma loja no conceito pop-up para comercializar as peças e soluções da by Kamy Verde até o dia 26 de março.

Outra novidade que estamos apresentando neste período de DW é a collab com a Volcano Art @volcano.art, marca de aquecedores e lareiras ecológicos criada por Maria Regina Duva que tem tudo a ver com os propósitos e valores da by Kamy Verde.

Conheça abaixo as novidades da by Kamy na DW! São Paulo Design Week 2023:

ÁGUA

Kiko Maldonado

@kikocruzmaldo

Diretor artístico da by Kamy Verde, Kiko Maldonado coloca seu extenso repertório artístico à prova ao garimpar fragmentos têxteis para construir, totalmente à mão, tapetes e tapeçarias sustentáveis. Sozinho ou ao lado de artesãos aprendizes, Kiko empodera o ser humano ao compartilhar conhecimentos e eleva o respeito à matéria-prima ao unir formas e materiais diferentes às cores e à ginga brasileira.



Tapete Odoyá por Kiko Maldonado

Medida: 2,60m x 1,45m

A esfera terrestre é composta por elementos que transmitem energia e inteligência para os seres vivos. Estes componentes podem assumir diferentes formas, e uma das mais vitais é a água. Ela se expande pelo nosso planeta, ocupando espaços dentro e fora de nós, nutrindo e equilibrando tudo o que a existência é e produz. Daí vem a razão pela qual sentimos uma atração enorme por estar em contato com a água, sobretudo com o mar.

Tamanha imensidão nos abraça por inteiro toda vez que precisamos nos energizar ou, popularmente falando, “lavar a alma”! Mãe das águas, protetora e criadora, Iemanjá representa a geração e a continuidade da vida, consolo aos aflitos e abundância. Deusa da bondade e do amor, ela é capaz de abrir caminhos, purificar a aura e gerir todas as formas de vida. Por isso, conclamo: Salve Odoyá, rainha do mar!


Ricardo Centurione

@brestudio



O trabalho de Ricardo Centurione está bastante focado no design autoral de superfície. Apaixonado pela geometria e as infinitas possibilidades de combinações, seus traços, muitas vezes limpos e lineares, tornaram-se uma identidade, seja em azulejaria contemporânea ou no universo da tapeçaria, no qual se dedica atualmente no galpão da by Kamy Verde. Lá, Ricardo cria peças únicas a partir de fragmentos de tapetes, firmando o conceito de design sustentável da marca.

Tapete Águas do Maranhão por Ricardo Centurione

Medida: 2,40m x 1,39m

O Brasil possui um vasto litoral e incontáveis nascentes de água que formam os mais diversos rios pelo país, além de lagos e lagoas em abundância. O melhor expoente disso são os Lençóis Maranhenses, localizados na parte norte do litoral do estado do Maranhão. As lagoas com águas cristalinas e de coloração exuberante, em meio às dunas de areia em constante movimento, serviram de inspiração para criar o tapete Águas do Maranhão, cenário paradisíaco interpretado não só de maneira artística, mas também por meio de cores e texturas.


AR

Paulo Alves

@pauloalvesdesign



Experiências ligadas à obra de Lina Bo Bardi foram determinantes para consolidar o trabalho e o pensamento do designer Paulo Alves, que via nas reflexões da arquiteta ítalo-brasileira sobre cultura e saberes populares um vínculo direto com sua infância no interior, abrindo-se a possibilidade de resgatá-la em seu próprio trabalho. Vistos em perspectiva, os produtos desenhados por Paulo em 25 anos de trabalho desvendam uma lógica criativa em que os elementos naturais são protagonistas, retratados em uma impressionante riqueza de detalhes.

Tapete Papagaio por Paulo Alves

Medida: 2,15m x 2,09m


Tapete Tucano por Paulo Alves

Medida: 2,04m x 2,00m


Tapete Arara por Paulo Alves

Medida: 1,98m x 1,90m


Tapete Tangará por Paulo Alves

Medida: 2,05m x 2,00m


Tapete Marrecas por Paulo Alves

Medidas: 2,00m x 1,87m



Passadeira Jiboia por Paulo Alves

Medida: 1,00m x 12,00m

Os ares que alimentam nossas florestas. Os ventos que chacoalham as folhas das árvores, sendo elas altas ou baixas. Ou então, as brisas frescas com cheiro de terra molhada que chegam depois de um dia de chuva. O ar está em todos os lugares permitindo que a vida seja a vida.

Os céus também pertencem a quem tem asas para voar. Poucos animais representam tão bem o Brasil quanto as aves, dotadas de exuberantes e singulares combinações de cores misturadas à energia, alegria e graciosidade que transmitem por onde passam.

A coleção Tesouros do Brasil é uma homenagem à natureza brasileira transmitida para o têxtil com a expertise e sensibilidade artística de Paulo Alves. Araras, tucanos, nossos rios e florestas nativas são interpretados pelo artista por meio de tramas de fragmentos de tapetes, representados em um trabalho minucioso de recortes e encaixes com curvas sinuosas.


FOGO

Henning Kunow

@henningkunow



Do design de móveis ao de tapetes, além de interiores, exposições e pintura de quadros, o alemão Henning Kunow é um artista completo que vem transformando suas impressões sobre o Brasil em vibrantes coleções de tapetes e tapeçarias com a by Kamy. Se antes seu olhar criativo estava tomado por uma Europa cinzenta, agora ele colore a sua arte sob uma luz diferente, vinda de um Sol tropical.






Tapete Alegria de Viver 1 BKV por Henning Kunow

Medida: 2,00m x 1,30m

Chamas quentes e coloridas dão forma ao tapete Alegria de Viver, retratado por Henning como uma “fogueira da vida”. Inspirado pela obra fauvista de Henri Matisse “La Joie de Vivre” (1905-1906), o artista celebra neste tapete a paixão pela vida e pelo amor. Tons quentes expressam energia, força e paixão sem medo. Ousadia similar à de Matisse, chamado à época de “un fauve” por ter usado cores como uma “fera”, sem medo de exagerar com formas simplificadas e cores fortes.


MADEIRA

ATTOM Design

@attomdesign

Ao criar objetos utilitários a partir de madeira certificada, a ATTOM Design desenvolve um lindo trabalho com comunidades amazônicas na coleta e manuseio deste elemento natural, importantíssimo para a subsistência destas pessoas assim como para o planeta. Qualidade, conforto, estética simples e elegante são valores inegociáveis para a dupla formada por Carlos e Diego Motta, artistas à frente do estúdio.








Tapete Líquens por ATTOM Design

Medida: 1,88m x 1,88m

Tapete Musgos por ATTOM Design

Medida: 2,00m x 1,33m

Do entrelaçamento do conceito de reuso e sustentabilidade das marcas surge a coleção Líquens, cujo nome se refere aos primeiros organismos que colonizaram os diferentes ambientes da terra. Os líquens são associações simbióticas entre algas verdes e fungos ou entre cianobactérias e fungos. Existem mais de 20 mil espécies diferentes conhecidas, que variam em forma, cores, tamanho e habitat. Esta nova linha de tapetes segue o princípio do biomimetismo em formas orgânicas e em coloração, inspiradas por um extenso estudo do meio ambiente e das suas vidas orgânicas microscópicas.


METAL

Ricardo Abreu

@ricardoabreuarquiteto



Arquiteto e apresentador, Ricardo Abreu extrai das constantes experiências pelo mundo novas referências e inspirações. Com espírito inquieto e inovador, carrega na bagagem títulos importantes nacionais e internacionais. Dono de um traço suave e contemporâneo, organiza habilmente cores e formas para criar uma atmosfera harmônica em qualquer ambiente.






Tapete/Tapeçaria Nova Augusta por Ricardo Abreu

Medida: 2,56m x 1,93m

Tapete/Tapeçaria Dom Pedro por Ricardo Abreu

Medida: 4,00m x 2,00m

Com o lançamento dos tapetes/tapeçarias Nova Augusta e Dom Pedro, Ricardo expande a coleção Urbano, série exclusiva de seis tapetes confeccionados a partir da interpretação de recortes da cidade de São Paulo. São trechos emblemáticos da cidade onde já ocorreram diversos projetos paisagísticos, mas pouco ou nunca retratados artisticamente pelo design têxtil. Nesta nova leva, em particular, destaca-se a presença do metal na imensidão arquitetônica da metrópole. Viadutos e edifícios se confundem às manchas verdes da cidade. A perspectiva é aérea porque é a partir deste olhar, com a cidade sob nossos pés, que nos deparamos com a imensa escassez de conexões verdes.


TERRA

Katia Canton

@katia_canton_arteseescritos

A arte e as tapeçarias de Katia Canton abordam a busca da cura, seja ela física, emocional ou espiritual, que é também uma busca que está presente na sua obra como artista, nas pinturas, desenhos e instalações desde 2016. A cura aqui vem preponderantemente da relação com a Terra, com os ensinamentos de povos tradicionais e originários, as plantas, a natureza, as raízes, as tinturas, os chás, as matérias-primas que vem da floresta, assim como a relação amorosa entre os seres humanos, que se manifesta na relação com o real, com os corpos, com a vida no aqui e agora.

Tapete Cura Laranja por Katia Canton

Medida: 1,80m x 1,80m

Tapete Cura Lilás por Katia Canton

Medida: 2,00m x 1,80m

Tapeçaria Cura com Costela de Adão por Katia Canton

Medida: 0,89m x 1,18m

Tapeçaria Encontro na Floresta por Katia Canton

Medida: 1,20m x 0,90m

Tapeçaria Encantado por Katia Canton

Medida: 0,88m x 1,22m

Baseadas em obras (pinturas e desenhos) anteriores, Katia Canton transpõe para o têxtil a ideia de cura, exposta na coleção A Cura. Ela se divide na série Cura pelo Amor, composta por tapetes maiores, baseados em trechos de grandes poemas de amor da humanidade, assinados por Baudelaire, Jacques Prévert, Fernando Pessoa e Anne Sexton; seja nos desenhos que falam da floresta e seus elementos como lugar de cura.


Este foi apenas um aperitivo! No @bykamy, você encontra ainda mais detalhes desta exposição I-N-C-R-Í-V-E-L! No entanto, sabemos que conferir TUDO de perto é MUITO melhor, não é mesmo? Então se liga nas informações que precisa saber para nos visitar neste DW:

by Kamy na DW! Semana de Design de São Paulo 2023

Exposição “Elementi” – Entrada Gratuita

11 a 19 de março, 11h às 20h

Galeria Zarvos

Av. São Luís, 258, República, São Paulo-SP

Galeria 28 e 29 – Piso 1


As novidades não param por aqui! Também nesta semana de DW, estamos inaugurando a mais nova loja da by Kamy em São Paulo! Uma marca de luxo para um novo endereço de luxo no Shopping Cidade Jardim!

Estamos na novíssima ala “Home & Design” do Shopping e, a partir do dia 16 de março, você vai encontrar neste novo espaço o que há de mais sofisticado no portfólio da by Kamy! Esperamos você lá!

Loja by Kamy Cidade Jardim

Shopping Cidade Jardim – Home & Design

Avenida Magalhães Castro, 12.000, Morumbi, São Paulo-SP

Loja L03E.M1 – Piso Mezanino

Segunda a Sábado, das 10h às 22h

Domingos e feriados, das 14h às 20h

Whatsapp