Swipe to the left

12 de Junho - Dia dos Namorados

10 de junho de 2011

Mais uma data importante aos enamorados está chegando. É nesta data que os casais aproveitam para se dedicarem mais um ao outro, aproveitando para se presentearem com um jantar romântico, uma pequena viagem amorosa, mensagens por telefone, declarações intensas em redes sociais, telegrama animado entre outras formas de agradecer e celebrar o companheirismo do casal.

Mas será que todos os enamorados sabem como surgiu esta data?

O dia dos namorados surgiu na antiga Roma, onde as pessoas faziam homenagens aos deuses Juno (deusa da mulher e do casamento) e Lupercus (deus da natureza), conhecidos como os protetores dos casais apaixonados.

A festa era dominada como Lupercália, e era realizada no dia 15 de fevereiro para homenagear estes deuses, assim os rapazes escreviam nomes de mulheres em papéis para serem sorteados, onde o papel retirado seria o nome definido de sua futura esposa.

Mas muitos casais eram impedidos de se casarem pelas famílias. Um padre chamado de Valentino realizava casamentos escondidos quando casais que fugiam de suas famílias o procurava para não ficarem sem receber as bençãos de Deus.

Portanto na Europa e EUA o Dia dos Namorados, mais conhecido como Dia de São Valentim, passou a ser comemorado no dia 14 de fevereiro, em homenagem ao padre.

No Brasil a data é comemorada dia 12 de junho às vésperas do dia de Santo Antonio, conhecido como o santo casamenteiro.

Aos namorados, amantes, noivos e casados, o importante é usar a criatividade e o romantismo para intensificar a data.

Posted in: Especial
Whatsapp