Swipe to the left

2010 - O ANO DO TIGRE!

29 de janeiro de 2010 2 comments
Os tigres estão em pauta: 2010, no horóscopo chinês, é o ano do Tigre. Entendidos da área dizem que esse ano promete ser explosivo, tudo feito aos extremos, de atitudes drásticas, de calor intenso. Os temperamentos poderão subir. Por isso, tente manter o bom humor. Afinal, apesar de toda essa energia, os tigres são divertidos, charmosos e confiantes.Agora, já imaginou criaturas tão especiais simplesmente desaparecem? Pois é. Segundo pesquisa divulgada no último dia 26 pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWFA, sigla em inglês), o número de tigres diminuiu para cerca de 3.200 em todo o mundo. Esse dado alarmante representa forte tendência à extinção da espécie. Para a WWFA as causas dessa queda são o tráfico ilegal e a restrição maior dos habitats dos felinos.

Essas notícias despertam nossa atenção, nos inquietam e nos preocupam. Há muito tempo esses felinos, suas histórias e tradições nos interessam.

Desde 2008, por exemplo, a by Kamy possui uma coleção chamada "Os tigres da by Kamy", inspirada nos tapetes de lã e seda desenhados ao longo de diferentes épocas, a contar do século VII, por anônimos que se perderam na história, desde monges à cidadãos comuns do tibete. As peças eram criadas para os mais variados fins, podendo ser oferecida a um monge como sinal de devoção ou usada como artigo de luxo digno de um rei. A by Kamy revitalizou 30 destes modelos, a partir de materiais contemporâneos e ecologicamente corretos, como fibras de hemp, aloe e cactus, dando origem a uma coleção que é sinônimo de luxo, consciência ecológica e riqueza histórica. Produzidos artesanalmente no Nepal, os tapetes são confeccionados com as mesmas técnicas milenares de ponto fino e coloração natural. Assim como as peles naturais de tigres, esses tapetes mudam de tonalidade e brilho de acordo com a incidência de luz.

Os tapetes tibetanos eram de grande importância para a cultura do país. As abstrações tinham considerável simbolismo esotérico, passando por crenças, supertições, cultura e história. Na prática, eram usados para meditação, sutras, yoga e também na decoração, devido ao impacto que as figuras dos tigres transmitiam. Os tapetes com desenhos de tigres significavam bom agouro na passagem de ano, denotavam grande grau de liberdade e proteção, ou descreviam os cinco elementos - terra, madeira, fogo, água e metal.

Por isso, animais com extensa história, beleza e riqueza, não podem desaparecer. Talvez uma maior consciência e atitudes responsáveis de preservação, como valorização e não depredação do nosso entorno e de outras populações, podem ser um ponto de partida para a preservação dos tigres. Ainda dá tempo.

Posted in: CuriosidadeArteCulturaEcologia
Alexandre 21 de março de 2017 at 17:46
Muito interessante. Parabéns.
ketlyn 21 de março de 2017 at 17:46
adorei muito a pesquisa .
parabens a todos .
bejos
? interessante td isso !
Whatsapp