Swipe to the left

28 DE ABRIL - DIA DO CARTÃO-POSTAL

28 de abril de 2014

O cartão-postal surgiu no século XIX. Existem três versões sobre sua invenção. A primeira a atribui aos americanos H. L. Lipman e J. P. Charlton, que patentearam, em 1861, o chamado "Lipman's Postal Card", cuja circulação se deu após dez anos. A segunda a credita ao diretor dos Correios da Alemanha do Norte, Heinrich von Stephan, que lançou a idéia na Conferência Postal Germano-Austríaca, em 1865. A terceira a imputa ao professor Emmanuel Hermann, que, durante o Império Austro-Húngaro, propôs sua adoção em janeiro de 1869, resultando na emissão do primeiro cartão-postal do mundo, o qual circulou em 1o. de outubro de 1869.

O Brasil instituiu o cartão-postal por meio do decreto no 7.695, de 28/4/1880, promulgado pelo então imperador D. Pedro II.

A primeira ideia do cartão-postal foi bem simples: um pequeno retângulo de papelão fino, que circularia pelo correio sem envelope, com uma face em que seria colocado o endereço do destinatário e o selo postal impresso, e outra face reservada à mensagem. O porte do cartão, inferior ao das cartas comuns, e a dispensa do uso de envelope tornaram a correspondência mais fácil e mais barata. O sucesso dos cartões-postais foi imediato.

O cartão-postal ainda resiste ao tempo, pelo menos há ainda pessoas que preferem de algum modo enviar ao remetente este método tradicional e conservador, pois é algo que em plena era tecnológica não substitui de certa forma a essência do contato pessoal, de certa forma aquela adrenalina em receber do correio uma carta de alguém, de algum lugar e você poder aguardar aquela carinho impresso em um lugar pra recordar, tem todo um trâmite, toda uma essência.

E você, ainda resiste a toda essa praticidade da era tecnológica? Que tal mandar pra alguém que você goste um cartão-postal?

Whatsapp