Swipe to the left

​ALERGIA E TAPETES

23 de março de 2018

ALERGIA E TAPETES



É muito comum relacionar alergias à presença de tapetes nos ambientes, principalmente quando a decoração está repleta deles! Muitos acreditam que o acúmulo de pó sob a peça é o principal responsável pelo desencadeamento do processo alérgico. Apesar de essa premissa ser em parte verdadeira, pois muitos tapetes empoeirados encontram-se por ai devido à falta de higienização, hoje em dia já existem tapetes feitos a partir de materiais adequados que permitem até ao mais alérgico a pó ter em casa um tapete sem que ele desperte a “seção espirro ou coça-coça”. E sabe por quê? Alergias podem ser desenvolvidas devido aos ácaros e poeiras, no entanto, eles só se proliferam em produtos nos quais as matérias-primas sejam naturais, sendo que a poeira sempre se acumula mais em fibras altas, ou seja, em tapetes mais peludos. O problema não é o seu tapete, mas sim a sua limpeza. Ai que está o “x” da questão: Tapete e Poeira não é necessariamente uma boa dupla se dentre este par existir os itens “limpeza” e “adequação de matéria-prima”.


Mas, do que são feitos os tapetes de matérias sintéticas?

As Fibras Sintéticas são originadas da indústria petroquímica. Fios dessas matérias são confeccionados industrialmente para que depois sejam trabalhados à máquina ou manualmente em tear na elaboração dos tapetes provenientes dos materiais sintéticos. As fibras mais conhecidas são:

• Poliéster

• Polipropileno

• Rayon;

• Poliamida

• Vinil

• Viscose

Os tapetes confeccionados a partir dessas matérias são os mais indicados, lembrando que aqui valem os tapetes de pelagem baixa, pois as versões do tipo Shaggy, ou mais conhecido como “felpudos”, retém mais pó devido à altura dos pelos.


Limpeza: indicação fundamental para não acumular sujeiras

Higienizar o tapete periodicamente é imprescindível para mantê-lo sempre limpo. A periodicidade varia de acordo com o tipo de tapete, composição da matéria-prima e coloração, porém, recomenda-se uma lavagem por ano. Tapetes de cores claras e lisas aparentam mais a sujeira, e quanto maior a circulação sobre o tapete, mais frequente deve ser a manutenção.

A by Kamy hoje possui em seu leque de serviços o Rug Care (cuidados especiais de manutenção de Tapetes), que apresenta duas formas de lavagem: a artesanal, que em geral preserva as características principais do tapete e a outra é uma limpeza mais profunda com a necessária imersão em água e utilização de produtos mais agressivos. É aconselhado, portanto, a lavagem anual do tapete para que o grau de sujidade seja baixo e que a lavanderia possa utilizar a lavagem artesanal. Além dos cuidados nesse processo, a secagem também deve ter atenção especial para não danificar as fibras e as tramas.




Dicas importantes de serem ressaltadas:

▪ É aconselhável não usar produtos “tira mancha”, pois poderá causar danos irreversíveis. Temos equipes especializadas para tratar qualquer tipo de mancha, e na maioria dos casos, obtemos resultados satisfatórios.

▪ Para limpeza diária recomenda-se vassoura de cerdas macias e aspirador de pó com bocal liso, em baixa ou média frequência;

▪ Os tapetes devem ser lavados em oficinas especializadas.


Sugestões de produtos sintéticos by Kamy:


ORIENTAL SOFT MOROCCO 2 MOSS OFF WHITE
100% POLIÉSTER


TEARES MANUAIS ST. BARTH
100% PVC



REVOLUTION® DESIGN GRAMERCY
97% Vinil 2% Poliéster 1% Fibra de Vidro



Gostou? Deixe seu comentário!

Whatsapp