Swipe to the left

ALQUIMIA DW 2017 | LIN LE CHENG | O GRANDE MESTRE

5 de agosto de 2017

Um dos principais artistas de fibra do mundo, nascido na China em 1954, Lin Le Cheng é Professor e Diretor do Departamento de Artes e Ofícios da Universidade Tsinghua, Pequim, o maior campus universitário do mundo e a mais importante universidade chinesa.

Le Cheng é artista e um grande estudioso. Para ele, o ensino, a pesquisa e os conhecimentos em arte da fibra devem ser orientados a nível internacional, desde a comunidade, passando pelo mercado, áreas multidisciplinares e também interdisciplinares. Ou seja, a importância do estudo sobre a Arte das Fibras é imprescindível tanto para concepção das peças quanto para o reconhecimento de seu valor cultural e mercadológico.

Pela primeira vez no Brasil, o artista traz obras que expressam o seu estudo estético e técnico de paisagens observadas a partir de experiências físicas ou mesmo psíquicas. Por meio de seus desenhos, que posteriormente tornam-se gravuras, Lin retrata a diferença entre os traços e os respectivos contornos de maneira minuciosa, bem como as diferentes formas de interpretar a paisagem notada. Após conceber as inúmeras intensidades entre as formas e os objetos, o artista transfere o seu estudo e percepção para o têxtil através do emprego de técnicas ideais, transportando rigorosamente fio a fio a sua obra de arte para tapeçarias únicas, com o máximo de respeito às tradições e à cultura milenar chinesa.

Em suas obras, cada uma evoca um sentimento profundo da natureza e, em certa medida, eliminam a sensação de apatia e senso de monotonia da vida moderna. Lin utiliza das técnicas por ele estudadas para a criação de suas tapeçarias, as quais valorizam o desempenho rico em texturas que enaltecem a herança cultural local, criando uma harmonia entre o contemporâneo e o tradicional. Muitas das obras criadas equiparam-se a uma escala monumental, às vezes medindo dez metros ou mais. Estão espalhadas pelos principais locais públicos e privados da China, bem como em outras partes do país.

Para o Design Weekend desse ano, Lin traz um conjunto de gravuras e de tapeçarias que retratam com maestria a alquimia de sua arte. Uma oportunidade ímpar de adentrar no universo do seu processo de observação, concepção e finalização de cada obra.

Le Cheng, respeitável guru das técnicas têxteis, é um artista singular que detém uma preciosa sabedoria antiga que carrega consigo para a concepção de suas artes. Sua genialidade representa hoje o potencial máximo do homem de trabalhar o têxtil.



DW by Kamy 2017

Data: 08 a 15 de agosto de 2017

Local: by Kamy Maison

Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.147 - Jd. Paulistano - São Paulo

Saiba mais em: https://www.bykamy.com.br/dw/

Whatsapp