Swipe to the left

ALQUIMIA DW 2017 | MARCELO BORGES | DESIGN ATEMPORAL

3 de agosto de 2017


As mesas Uomo e Donna, cujos nomes homenageiam Kamy e Francesca, foram criadas pelo designer Marcelo Borges para o Design Week 2017. Uomo, retangular, e Donna, redonda, representam a alquimia perfeita entre arte, design e os minerais. Dentro de sua pesquisa, Marcelo notou que ao longo da história a mesa não era apenas um objeto de valor estético, mas também um símbolo cultural importante. Em torno dela, os homens reuniam-se para compartilhar momentos relevantes, decisivos e místicos.

Para ornamentá-las, utilizavam a transmutação das impurezas de rochas a fim de produzir obras de diferentes formas e cores. Essa manipulação de elementos tornava cada resultado pleno e eterno sobre as mãos dos homens: ali estava presente a verdadeira alquimia. Atraído pela possibilidade de resgatar uma prática milenar já esquecida e pouco explorada pelo mundo contemporâneo em sua total plenitude, o projeto surge como uma nova forma de filosofia, com a proposta de trazer à natureza uma experiência cotidiana.


Dentro de sua pesquisa exploratória por um novo design, foi voltando-se ao passado e à singular história da by Kamy, que Marcelo Borges, encontrou sua inspiração na geometria dos tapetes: trazer a trama para ser esculpida no mármore foi o desafio do projeto. Marcelo desenha com exclusividade duas mesas repletas de detalhes artesanais que sublimam a riqueza da matéria-prima e de seu manuseio, explorando materiais clássicos de maneira singular e arrojada, como a preciosidade das pedras à fusão do metal, além da beleza dos desenhos geométricos.

A eterna época do ouro do cinema americano, que tanto influenciou a década de 30 com seu refinamento voltado aos detalhes, funde-se à geometria dos tapetes orientais assim como em uma trama. Para Marcelo, a maior tecnologia do homem é a criatividade de inovar e buscar, dentro de suas limitações, novas formas de expressão enraizadas no passado, porém, com um olhar para o futuro.



Confira mais sobre o artista:



DW by Kamy 2017

Data: 08 a 15 de agosto de 2017

Local: by Kamy Maison

Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.147 - Jd. Paulistano - São Paulo

Saiba mais em: https://www.bykamy.com.br/dw/

Whatsapp