Swipe to the left

ALQUIMIA DW 2017 | PATRICIA KATTAN | INSPIRAÇÃO NOTURNA

4 de agosto de 2017


Tramas, nós, casulos e texturas fazem parte do universo da artista plástica Patricia Kattan. Vinda da indústria têxtil, ela aplica seus conhecimentos de tecelagem, fios e diversos materiais na criação de peças inusitadas e irreverentes. Cada fase tem características próprias, mas todas interconectadas pelos mesmos conceitos de inovação, exploração de materiais e contemporaneidade. Todo seu processo de criação acontece à noite, período em que a artista imerge em um universo próprio.

As tramas e nós dos primeiros trabalhos e instalações aos poucos se transformaram em casulos, tapeçarias, tapetes, obras de arte e objetos de design, que estão em constante processo de formação. Uma verdadeira arte viva e mutante que manifesta o desejo do homem de conhecer suas origens. Instigada pelas tapeçarias antigas, a artista retorna à sua ascendência síria, libanesa e iraniana, com uma ginga brasileira em busca do conhecimento da sua própria identidade. A evolução de sua obra designa seu caminho. Nasce então o desejo de compartilhar e de instigar o olhar do outro para o intuitivo de se encontrar em novas dimensões.

Patricia Kattan traz para o DW 2017 um conjunto de obras concebidas para representação da Alquimia entre história, cultura e vivências, a partir de um questionamento sobre a posição do tapete no mundo contemporâneo. Ambientados no centro da casa, sendo eles receptores de memórias de fatos ocorridos, cada tapete gera sua própria história. É possível identificá-los através das técnicas e materiais utilizados como tendo um DNA próprio. Maior fonte de expressão artística do Oriente, uma maneira de aprofundar seus conhecimentos sobre a diversidade cultural em busca de respostas para entendermos quem somos. Qualquer que seja a definição adotada é possível compreender, como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, a busca de respostas para “o que somos” a partir do espelho fornecido pelo “outro”; uma maneira de nos situarmos na fronteira entre vários mundos sociais e culturais, abrindo janelas entre eles, através das quais podemos alargar nossas possibilidades de sentir, agir e refletir sobre o que, afinal de contas, nos torna seres singulares. A introdução dos metais nobres como o ouro, prata e o cobre em suas obras aproxima a cultura oriental à arte têxtil, instigando nosso olhar em relação a eles num processo de valorização e reconhecimento sobre a representatividade e conceitos dos tapetes nos dias de hoje.


Confira mais sobre a artista:



DW by Kamy 2017

Data: 08 a 15 de agosto de 2017

Local: by Kamy Maison

Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.147 - Jd. Paulistano - São Paulo

Saiba mais em: https://www.bykamy.com.br/dw/

Whatsapp