Swipe to the left

ALQUIMIA DW 2017 | WALTER GOLDFARB | O PINTOR ALQUIMISTA

1 de agosto de 2017

Em tantos anos de produção com materiais próprios confeccionados passo a passo em seu ateliê, o artista polaco-brasileiro Walter Goldfarb criou peças que vão além do conceito de arte, materializando fragmentos, documentos e a identidade de seu trabalho composto por linhas, retalhos e frações de obras que se transformam em novas peças. Para unir pintura e tear, o artista aplica processos complexos de alquimia utilizando lonas tingidas, agulhas, linhas e pedrarias, entre outros materiais. Goldfarb, essencialmente um pintor, faz pouco uso do pincel como principal ferramenta de trabalho. Suas obras são construídas com técnicas de tingimento em enormes tanques de lavagem, bordados e tecidos à mão com fios retirados da própria lona da pintura. Outras práticas singulares do artista são relevos em laca aplicados através de seringas e azinhavres na lona crua a partir do decantamento e da cura de pigmentos de ouro, cobre e prata, e a tatuagem na lona de pintura com uso do fogo.

Especialmente no Design Weekend, as obras produzidas expõem uma composição visual que envolve muitas tramas, signos, cores, fragmentos, alegorias e subjetividades em mais de 20 itens. O conceito da sua exposição abrange um vasto estudo e aprimoramento de técnicas desenvolvido por mais de duas décadas, sendo o foco a apresentação de parte desta sua alquimia, uma verdadeira paixão têxtil que une criatividade e técnicas num denominador comum entre o artista e a by Kamy: a obra de arte no sentido mais abrangente.

Divididas em três núcleos, sua arte brinca com passado e o presente através da mistura de técnicas, interpretando grafismos ambíguos de seu mundo. Caixas-objetos com lonas tingidas e fios de algodão, pinturas negras bordadas em forma de Camafeus construídos com centenas de bastões de carvão e pedras preciosas, Gobelins bordados manualmente sobre o bastidor, desafiam a hierarquia dos materiais e métodos da pintura. Retoma-se a arte das tapeçarias produzidas na França no século XVIII, porém, com uma nova proposta criada por áreas de diferentes nuances construídas em camadas de bordado manual e veladuras em massas de cor que com a mistura de técnicas resultam em uma linguagem ímpar.

Repletas de significados, as peças escolhidas interligam histórias e se transformam em reflexões que rompem fronteiras. Walter Goldfarb “cozinha”, entre seu pensar e fazer artístico compulsivo, uma receita de corte e costura híbrida e plural onde impõe sua força física nas lavagens, raspagens e macerações sobre as lonas cruas, paralelas à delicadeza de seus bordados e figuras.


Confira mais sobre o artista:


DW by Kamy 2017

Data: 08 a 15 de agosto de 2017

Local: by Kamy Maison

Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.147 - Jd. Paulistano - São Paulo

Saiba mais em: https://www.bykamy.com.br/dw/

Whatsapp