Swipe to the left

Azul

Azul
20 de dezembro de 2023

Uma cor que transcende o tempo e as tendências: o azul desperta sensações profundas e diversas na decoração de ambientes. Dos suaves aos mais intensos, ele oferece uma ampla gama de emoções que vão além da estética, transformando ambientes com uma atmosfera de tranquilidade e elegância.

Na chamada psicologia das cores, o azul está associado à tranquilidade, confiança e serenidade. Não à toa é uma cor muito utilizada em logotipos de marcas que buscam expressar esses atributos, como Facebook, Dell, Ford, HP, IBM, GE, Intel, entre outros gigantes mundiais.

Ao incorporar o azul na decoração, é possível criar espaços que promovem a calma e a introspecção. Sua presença não apenas cativa visualmente, mas também estimula a criatividade e a comunicação, tornando-o ideal para espaços de trabalho ou áreas destinadas à expressão artística.

Dos tapetes às paredes, as combinações entre o azul e outras cores e elementos decorativos podem transformar completamente um espaço. Confira abaixo algumas dicas para acrescentar o azul com muito estilo:


Tranquilidade aos seus pés

Ter um tapete azul em um ambiente pode criar uma atmosfera relaxante, contribuindo para um espaço mais acolhedor. Em uma tonalidade mais clara, eles transmitem uma sensação de calma, enquanto os mais escuros reforçam a sofisticação.

Outro ponto interessante a se destacar em tapetes azuis é a versatilidade. Eles podem ser incorporados em ambientes modernos, clássicos ou contemporâneos, adicionando um toque de elegância e sofisticação em todos eles.

Tapete Kilim Moroccan 5 White/Blue | Projeto: Conrado Ceravolo Arquitetos | Foto: Maira Acayaba


Conforto que sobe pelas paredes

Pintar as paredes dessa cor pode criar um ambiente muito confortável, o que é especialmente desejável em áreas de descanso, como quartos e salas de estar. Em tons mais claros, paredes azuis podem estimular a produtividade e a criatividade. São mais adequadas para escritórios ou espaços de trabalho onde se busca um ambiente propício à concentração e à inovação.

Por outro lado, paredes mais escuras acrescentam elegância, devendo ser utilizadas em ambientes que precisam de um toque de classe, como uma sala de jantar, um lavabo ou um ponto específico. Como ela tende a afetar a iluminação, é importante utilizar esse recurso de uma forma muito bem pensada dentro do projeto.

Tapeçaria Odoyá 1 BKV | Designer: Kiko Maldonado para o DW 2023 | Foto: Studio by Kamy


Mobiliário com personalidade

Móveis em azul, quando combinados com estampas florais ou padrões abstratos, trazem modernidade e dinamismo ao espaço. Já a combinação com materiais naturais, como a madeira clara, cria equilíbrio e conforto.

Quem prefere uma abordagem mais neutra, combinando o azul com o branco ou outras cores neutras mantêm a elegância. Para dar um toque mais vivo, a dica é optar por tons de amarelo ou verde.

Puffs Forrados Kilim | Foto: Studio by Kamy


Detalhes que encantam

É no detalhe que as combinações entre o azul e outras cores podem adicionar um toque final muito bacana para o projeto. Almofadas em tons complementares ao azul realçam a paleta, enquanto objetos decorativos com cores mais vivas e pontuais proporcionam um brilho elegante.

Plantas naturalmente complementam o azul porque é uma das principais combinações presentes na natureza, sobretudo à beira-mar, o que ajuda a remeter a essas lindas paisagens e trazer um “frescor” natural para dentro de casa.

Tapete Kilim Karabagh 11 | Projeto: Isabella Nalon | Foto: Julia Herman


Azul com afeto

Além de toda essa estética envolvente que apresentamos acima, não podemos deixar passar batido como o azul pode ajudar a criar ambientes que expressam afeto. Só o fato de estar associado a sentimentos de confiança e serenidade cria um cenário que naturalmente nos coloca pra cima, prontos para nos reconectar.

A presença do azul contribui para a construção de uma atmosfera que evoca emoções positivas e memórias afetivas, transformando o espaço em um refúgio pessoal e acolhedor.

Tapete Kilim Caleidoscopio Off White/Mix Blue | Projeto: Marina Linhares para a MOSTRA QUARTOS ETC 2021 | Foto: Studio by Kamy


Como você pode notar acima, o azul vai além da estética. É uma cor que nos ajuda a contar histórias, promover o bem-estar, refletir a personalidade e, acima de tudo, é algo que nos faz transpirar tranquilidade e confiança!

É o tipo de cor que você PRECISA ter em casa e a by Kamy vai te ajudar nessa missão! CLIQUE AQUI e navegue pela vitrine virtual que preparamos com as principais peças azuis do nosso portfólio! Aproveite!

Whatsapp