Swipe to the left

BY KAMY E F.STUDIO

BY KAMY E F.STUDIO
17 de abril de 2020

Engajada com a responsabilidade social e regida por valores sustentáveis, a by Kamy Verde realiza pesquisas e criações de protótipos desenvolvidos a partir de sobras de sua produção. O objetivo é estimular uma nova visão sobre o design, a partir do compartilhamento de conhecimento e do fortalecimento da cultura do reaproveitamento de matérias-primas. Hoje, a by Kamy Verde, conta com participação de F.Studio Arquitetura!



“Das paisagens urbanas e fabris surgem as referências do F.Studio, estúdio de arquitetura e design idealizado em 2013 por Fernando Fernandes, Felipe Vargas e Flávia Araújo. O trio, original de Minas Gerais, inspira em seus desenhos o ritmo leve das formas bem delineadas combinadas a materiais e texturas características da região - ferro, couro, madeira e concreto. Percorrer a Casa F, residência e escritório dos 3Fs em São Paulo, é uma experiência afetiva que evidencia a memória dos volumes e as superfícies texturizadas pelo tempo. Entre o contraste de traços finos e estruturas rígidas, estão objetos subjetivos como obras de arte e itens de colecionador. A silhueta urbana aparece na estrutura flutuante do mobiliário, composto por módulos que se adaptam a distintos usos e se moldam a novos formatos e proporções. Sobrepondo os planos, entre cheios e vazios, surge uma estética contemporânea original em diálogo com o espaço a ser ambientado e o desenho minimalista assinado pelo estúdio.” Texto de: Patricia Stagi


Confira a seguir uma incrível entrevista entre a by Kamy e F.Studio:

1) Como a arquitetura aconteceu na vida de vocês?

Achamos que, inconscientemente, a arquitetura, o design e o urbanismo sempre fizeram parte das nossas vidas. Os brinquedos de construção, os desenhos na infância e a convivência com o mobiliário e materiais diversos das casas onde vivemos nos marcaram e tornaram-se inspirações que, hoje, influenciam de alguma forma nossos projetos. Quando decidimos pela arquitetura, a construção, independente da escala, deixou de ser intuitiva para ser entendida como um processo pensado e estudado.


2) Quando vocês pensaram em desenhar tapetes? Qual foi a inspiração?

Quando começamos a desenhar móveis, sempre buscamos criar uma linha completa de produtos para uma casa. Ao chegarmos em São Paulo, começamos a montar nossa casa-ateliê, fizemos um editorial para a Casa Vogue e escolhemos junto com a by Kamy alguns tapetes para compor os ambientes. A experiência foi inspiradora para despertar a vontade de desenhar uma linha de tapetes que aliasse a qualidade da by Kamy com a nossa linguagem gráfica, explorando novas formas e cores.


Fotos da Casa F com tapetes by Kamy

Fotógrafo: Fran Parente


3) Qual a visão de vocês do projeto by Kamy Verde?

Fizemos contato com a by Kamy e marcamos uma reunião na fábrica deles para conversarmos sobre a possibilidade de colocar nossa ideia de criação de tapetes em prática. Durante essa visita, a Francesca nos apresentou o projeto by Kamy Verde e propôs uma experiência de fazermos uma peça piloto utilizando sobras da produção de tapetes feitos na fábrica.

O tapete Palimpto, lançado ano passado no Mercado Arte e Design, nasceu desse processo e foi uma experiência muito enriquecedora. Seu conceito surgiu a partir desse contexto que nos foi apresentado:

Palimpsesto é um escrito que guarda vestígios de outro escrito anterior, que existiu sobre a mesma superfície. Desta palavra de origem grega, nasceu o tapete PALIMPTO, objeto de criação do F.Studio Arquitetura em parceria com a by Kamy. A partir de fragmentos de tapetes existentes, surgiu um novo desenho que guarda sentidos e memórias materiais da produção têxtil da by Kamy. Assim como as cidades, marcadas constantemente por construções e desconstruções, percursos e redesenhos, o tapete PALIMPTO resulta no acúmulo de novas formas, cores e texturas, surgindo como uma escrita sobre novos materiais de trabalho do estúdio.


Fotógrafo: Fran Parente



Já o tapete Revolution® Design Polis também criado por F.Studio Arquitetura em parceria com a by Kamy, foi pensado em Polis que é a cidade, entendida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos. As linhas desse tapete remetem à vida na cidade, que se constitui de maneira interlaçada; além de se referirem ao traçado urbano, através dos eixos que se cruzam de forma quase totalmente ortogonal, como era o traçado das primeiras cidades.

O Projeto by Kamy Verde é, a nosso ver, uma solução muito bem pensada para o reaproveitamento de fragmentos têxteis que seriam descartados e, para nós designers, uma possibilidade de explorarmos nossa criatividade na criação de novas peças.


Criativos, cultos, jovens e rápidos!

Estes “três mosqueiteiros” olham o futuro com coerência artística e respeito ao mundo!

Realmente é um prazer para os olhos e para o coração conhecer o trabalho deles!


Acesse o site F.Studio e saiba mais: https://www.fstudioarquitetura.com/


Gostou? Tem alguma pergunta? Então, nos deixe um comentário!

Whatsapp