Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp.

Converse conosco no WhatsApp
by Kamy na CASACOR São Paulo 2024

by Kamy na CASACOR São Paulo 2024

Nicole Bykamy 1978 views Nenhum comentário

Tapetes antigos e peças personalizadas, feitas sob medida; fibras naturais e sintéticas; formatos convencionais e orgânicos; desenhos geométricos, étnicos, listrados, lisos; cores vivas e neutras; tapetes e móveis tapeçados...

A extensa lista de soluções elaboradas pela by Kamy para arquitetos, designers e paisagistas que integram o elenco da 37ª CASACOR São Paulo 2024 dá a medida da reputação que o design têxtil desenvolvido pela nossa marca ganhou junto aos profissionais do setor.

Além da capacidade de desenvolver, lado a lado destes profissionais, aprofundando-se nos mínimos detalhes para criar peças totalmente personalizadas para a mostra, nossa participação nesta CASACOR reforça ainda mais a habilidade da by Kamy de trabalhar conceitos como reaproveitamento de fragmentos têxteis em novos produtos, além de novas tecnologias ao incorporar recursos de inteligência artificial.

Toda essa expertise em design, tecnologia e sustentabilidade aplicados em tapetes distribuídos por 15 ambientes pode ser conferida de pertinho até 28 de julho, no Conjunto Nacional, ícone da Avenida Paulista em São Paulo-SP.

São dezenas de casas, apartamentos, lofts e jardins assinados pelos principais escritórios de arquitetura, design de interiores e paisagismo do país. Pelo peso do elenco e das marcas envolvidas, a mostra é uma referência internacional em inspirações e tendências e é claro que você não pode perder essa!

Conheça os detalhes dos ambientes e dos produtos by Kamy abaixo:

Barbara Dundes @barbaradundes

Casa TAO

Para criar o ambiente Casa Tao, a arquiteta Barbara Dundes mergulha nas raízes do taoísmo, tradição filosófica oriental que busca evidenciar e compreender o universo, a natureza e a constância dos seus ciclos de transformações.

No conceito do espaço, Barbara evidencia a riqueza de tradições e práticas artesanais que resistiram ao tempo, o que se alinha perfeitamente em propósitos e valores com os tapetes escolhidos.

Transbordando brasilidade, o Tear Guanabara combina o conforto do algodão com a funcionalidade e praticidade do sisal, no entanto, a pedido da arquiteta, a padronagem e a combinação de cores foram especialmente ajustadas pela by Kamy para esse ambiente.

Além do tear, Barbara dobrou a aposta em fibras naturais ao também escolher a passadeira feita com o tapete Zili Hemp Loop, tecido 100% em Hemp (cânhamo) do Nepal, uma das matérias-primas naturais mais nobres do universo têxtil, sendo uma peça produzida totalmente à mão.


Brunete Fraccaroli @brunetefraccaroliofficial

Transcendendo épocas

Em um loft criado para um morador jovem e moderno, a arquiteta Brunete Fraccaroli mais uma vez imprime a sua marca por meio das cores, sobretudo pelos tons azuis, que compõem um elegante contraste com as superfícies amadeiradas e acinzentadas.

Para ir além da cor, Brunete encomendou na by Kamy uma versão personalizada do tapete Sahand Vórtice na versão que combina o cinza glacial com o off white. Com majestosos 8,25 x 4,00 metros e desenho que desperta a sensação de movimento e fluidez, esse tapete de alto relevo e toque sedoso se complementa perfeitamente com o igualmente majestoso estofado modular azul.


Bruno Moraes @brunomoraesarquiteturastudio

Acalanto e encontros

Pensada como uma “ilha de conforto”, a sala assinada pelo arquiteto Bruno Moraes propõe no espaço um dinâmico diálogo entre o antigo e o novo, aspecto ressaltando principalmente por móveis e objetos assinados por profissionais brasileiros de diferentes épocas e gerações.

Protagonista indiscutível do espaço, o tapete Ondas Sonoras 1 BKV foi criado por Bruno e by Kamy com recursos de inteligência artificial. Eles transformaram o som de uma velha cantiga de ninar indígena em vetores visuais, que são ondulações sonoras e cores.

Feita totalmente à mão em 5,47 x 5,60 metros, a peça também é exemplo de design circular ao incorporar, em sua produção no ateliê da by Kamy Verde em São Paulo-SP, a utilização de fragmentos de outros tapetes.


Cacau Ribeiro @cacauribeirointeriores

Nosso próprio tempo

Quem não sonha em aproveitar os dias no conforto da própria casa, seja com a família ou com os amigos, e intercalar esses momentos com viagens que certamente vão culminar em recordações inspiradoras?

Essa é a proposta do espaço assinado pela designer Cacau Ribeiro, que desenvolveu um loft pensado para um casal que valoriza o conforto e o design. No living da morada, o Kilim Havana 3 na cor Ivory/Blue agrega cor e dinamismo, sobretudo pelo desenho em ziguezague que remete à inigualável estampa Missoni e que combina até mesmo com o desenho dos quadros.

No quarto, um toque mais rústico, com o uso do tapete Sisal Angra Safira 18HV, uma peça que transpira brasilidade pela composição 100% em sisal e que, a exemplo do living, também descortina um elegante desenho geométrico que abraça todo o mobiliário do quarto.


Carol Miluzzi & Willian Vasconcelos @carolmiluzziarquitetura

Casa Legado

Entre o passado e o futuro, o legado da natureza precisa prevalecer. A arquiteta Carol Miluzzi e o seu sócio, o engenheiro Willian Vasconcelos, planejaram uma sala integrada à cozinha que se destaca pela combinação entre peças antigas, algumas inclusive do acervo pessoal da dupla, devidamente equilibradas com uma curadoria de objetos contemporâneos.

Seja pelos itens, seja pela pintura da parede, o ambiente parece nos transportar para uma morada cercada pela floresta. Se a natureza protagoniza, isso se reflete na escolha dos tapetes, que neste espaço se destacam pela criativa proposta de sobreposição no living.

De um lado, o tapete Hemp Design Ciels Mix, uma peça única da by Kamy cujas listras são intercaladas em mesclas de Hemp (cânhamo) do Nepal e lã pura; do outro, o tapete Kilim Freedom Tortue nas mescla de cores off-white e taupe, cujo grafismo inspirado no casco das tartarugas é inescapável aos olhos.


Eduardo Baldelomar @eduardobaldelomar_designer

Ceiba Camba

Boliviano, o designer de interiores Eduardo Badelomar enriquece a mostra com um ambiente repleto de referências à diversidade cultural e natural de um dos principais países da região andina.

As referências partem inclusive do nome do espaço, uma homenagem à planta característica do leste boliviano, Ceiba camba, cuja flor com pétalas rosas e miolo amarelado é um deleite proporcionado pela natureza.

O reaproveitamento de fragmentos para criar peças inspiradoras é uma característica marcante do espaço, a exemplo dos belíssimos mosaicos de cerâmica reciclada e do tapete, no coração do living, desenvolvido especialmente pela by Kamy Verde com fragmentos têxteis costurados à mão. O desenho da peça interpreta uma projeção da sombra da Ceiba camba com sua forma e cores particulares.


Felipe & Eloy Fichberg @treesarquitetura

Casaviva

Para um ambiente que traz o uso de matérias-primas naturais como essência, remetendo às tradições do modo de se viver nos primórdios da civilização, não poderiam faltar tapetes que vão ao encontro dessa proposta.

Tanto na Sala VIP quanto no lounge do ambiente assinado por Felipe e Eloy Fichberg, foram especificados uma dupla de tapetes Esfera Sisal Kapa, 100% tecidos em sisal, uma fibra vegetal tipicamente brasileira.

No lounge, em especial, o tapete de sisal acomoda uma trinca de peseiras estofadas pela by Kamy com tapetes antigos, somando ao ambiente uma releitura das antigas tradições e um vermelho que casa perfeitamente com os tons terrosos predominantes do espaço.


Letícia Granero @leticiagranero_

Um dia de cada vez

Se do lado de fora o estresse é uma ameaça constante da vida contemporânea, dentro de casa, a palavra de ordem é descompressão total. Tudo precisa conspirar em torno deste propósito, e isso é cristalino no ambiente assinado pela designer Letícia Granero.

Formas orgânicas em profusão, principalmente no mobiliário, desaceleram o olhar cansado pelas arestas do mundo externo, enquanto paredes predominantemente amadeiradas trazem o tão necessário aconchego.

A paleta neutra é essencial para o relaxamento, mas para ficar monótona, Letícia usou recursos como o tapete Dhurie Juta em uma versão degradê da cor Mix Chocolate, que traz a elegante variação de tonalidades de cinza das bordas em direção ao centro da peça.


LP A @lp_mais_a

Conexão by Minimal Design

Mais do que um espaço para trabalhar, o quinteto de arquitetas do estúdio LP A desenvolveu um coworking em que o poder do feminino é o mote principal, celebrando a energia da mulher e a força da criação.

Design orgânico, arte urbana e o contraste entre cores quentes e neutras imprimem um visual alegre, jovem e despojado, o que combina perfeitamente com o tapete Per-Te 3 BKV, um buquê de flores criado por Francesca Alzati, diretora de identidade da by Kamy, em homenagem ao artista Gustavo Rosa.

Para criar o tapete Per-Te, a by Kamy utilizou fragmentos de outros tapetes, que trazem ao colorido da peça uma variação exclusiva de texturas e materiais têxteis. Cenário perfeito para acomodar a mesa de reunião e, assim, despertar ideias e emoções. Além dele, a LP A também escolheu o tapete Revolution® Paralelo em uma tonalidade bege que dialoga perfeitamente com as estações de trabalho do ambiente.


Luciano Zanardo @zanardopaisagismo

Praça Tekohá

Na língua guarani, a palavra Tekohá remete ao lugar onde o modo de vida se expressa e de desenvolve da maneira como ele é. A terra, o ar, a água, as plantas e as árvores em uma profunda conexão material e espiritual.

É a partir deste conceito que o paisagista Luciano Zanardo desdobra uma majestosa praça, toda mobiliada com peças que remetem a natureza, a exemplo dos tronos que viraram móveis, bancos esculpidos e até um lustre feito de galhos.

Quem também faz a ponte com a natureza é o tapete Savana 3 BKV, desenvolvido pela by Kamy Verde com fragmentos de outros tapetes, conferindo ao espaço uma variação entre tons beges e marrons que se harmoniza perfeitamente ao conjunto.


Marcelo Salum @marcelosalum

Duratex em “As Rosas Falam”

Inspirado pelas flores e o simbolismo feminino, o arquiteto Marcelo Salum direcionou o processo criativo da casa projetada para a CASACOR em direção aos tons de rosa e azul, marcantes sobretudo no magnânimo living integrado.

O poderoso sofá estofado em rosa contracena perfeitamente com o tapete Zili Plátano Mix Cípria da by Kamy, formando uma base totalmente conectada com as tendências para 2024, uma vez que a Cor Pantone para 2024 é justamente um tom similar ao rosa claro.

Essa paleta é extremamente receptiva a tons avermelhados mais intensos e Salum acrescenta isso com maestria por meio de almofadas, obras de arte e estampas florais, a exemplo da divertida passadeira Patchwork Frida, que une fragmentos de tapetes com estampas florais intercalados com pedaços de tapetes listrados.

Destaque também para uma preciosidade persa, o tapete Vintage Seraband A, cuja barra principal é rodeada de barras múltiplas e com ornamentos em guirlanda, de fundo claro contrastante com o todo. Para dar ao espaço um toque mais rústico e natural por meio das fibras vegetais, Salum ainda escolheu o tapete Seagrass Fuschia 2, desenvolvido pela by Kamy 100% em algas marítimas desidratadas.


Paulo Azevedo @pauloazevedodesign

Cabana do Lago

Com estilos como folk e boho chic novamente em alta, o designer de interiores Paulo Azevedo se propôs ao exercício de transportar essa estética tradicional para o século 21 materializada como um refúgio à beira de um lago.

Além do piso e das paredes para dar ao ambiente ares de uma construção em madeira, típica das casas de campo, o cenário estabelece uma profunda conexão com o passado por meio de elementos de decoração marcantes dessa época.

A combinação entre mobília de antiquário e os tapetes é impossível de se ignorar neste espaço. Além do Kilim Duala, que traz uma estampa étnica e listrada, Paulo escolheu exemplares dos tapetes persas Vintage Farahan A e Vintage Malayer A, peças raras que trazem uma linda variação de cores e desenhos tradicionalíssimos, assim como o exemplar oriental Shirvan A, originário da região do Cáucaso.


Romário Rodrigues @romariorodriguesarquitetos

Páginas do tempo

Uma sala de leitura familiar que transcende o tempo por meio da estética que transita entre o retrô da mobília de antiquário, a atemporalidade modernista do design e o toque contemporâneo das superfícies rústicas de pedras.

Para abraçar todo esse cenário e trazer conforto aos momentos a sós ou entre familiares e amigos, o arquiteto Romário Rodrigues especificou o tapete Lã Wales White, especialmente desenvolvido pela by Kamy no formato orgânico, formando um encaixe perfeito entre as formas.


Rosa May @rosamaysampaioarq

Movimento, espaço, tempo.

Seja como espaço de trabalho, seja como sala de jantar para celebração com familiares e amigos, a designer de interiores Rosa May cerca essas e muitas outras ocasiões possíveis neste espaço do melhor que o design pode oferecer.

Para um espaço em que o visual da madeira e a rusticidade das paredes com tijolos aparentes, o tapete Cactus Mix 80 Knot da by Kamy, 100% tecido em fibras vegetais de cactus, é o arremate natural para conectar os elementos com uma textura diferenciada ao toque e variação natural de tonalidades.


Studio RO+CA @studioroca

Loft Celmar

Do encontro entre ancestralidade e tecnologia, surge o espaço-cápsula proposto pelo Studio RO CA para esta edição da CASACOR, conceito no qual acreditam que se manterá atual pelas próximas décadas.

A aposta se dá por meio da mescla entre materiais rústicos com inovações atuais, o que se desdobra por todo o ambiente. No amplo living, o tapete Zili Plain Mix Silver entrega conforto e praticidade, uma vez que a composição da sua superfície é de poliéster.

No quarto, o trio de arquitetos do RO CA dobra aposta no cinza como um dos expoentes na estética predominantemente neutra por meio do tapete Merlin Rajado Mix Aluminium, numa mescla entre poliéster e polipropileno que remete ao brilho e elegância dos tons metalizados.


Como, quando e onde visitar a CASACOR São Paulo 2024?

by Kamy na 37ª CASACOR São Paulo 2024

Até 28 de julho

Conjunto Nacional

Mezanino e Terraço Aberto

Avenida Paulista, 2073, Bela Vista, São Paulo-SP

Terças a Sábados, 12h – 20h

Domingos e Feriados, 11h – 19h

Ingressos e outras informações: clique aqui


No @bykamy, até o final da CASACOR São Paulo 2024, vamos repercutir ainda mais detalhes, bastidores e curiosidades dos ambientes, dos tapetes e dos profissionais com os quais tivemos a honra de trabalhar nesta mostra! Aproveite!

Comentários