by Kamy na ICFF 2024 em Nova York
Mais uma vez brilhando no palco internacional do design, a by Kamy desembarca em Nova York nos Estados Unidos para representar o design brasileiro na International Contemporary Furniture Fair (ICFF) 2024 em iniciativa do Brazilian Furniture, projeto setorial promovido pela ABIMÓVEL e ApexBrasil.
Traduzindo para o português, a Feira Internacional de Móveis Contemporâneos, ou simplesmente ICFF, na sigla em inglês, é um dos principais eventos de design da América do Norte ao reunir mais de 450 marcas de 35 países.
Entre os dias 19 e 21 de maio, a expectativa dos organizadores é receber a visita de mais de 10 mil pessoas, um público qualificado que abrange arquitetos, designers de interiores, revendedores, distribuidores e desenvolvedores.
Design brasileiro integrado à indústria
O grande destaque do projeto Brazilian Furniture na ICFF é a exposição conceitual das peças criadas por meio do Design Brasil + Indústria, programa que conecta designers e fabricantes, mesclando a capacidade criativa desses profissionais à expertise da indústria de dar escala produtiva às criações.
O resultado são peças e coleções que combinam criatividade e tecnologia, industrial e feito à mão, levando a Nova York o melhor do Brasil em termos de design, matéria-prima, técnicas, qualidade, tecnologia e sustentabilidade.
Vamos exibir na feira peças exclusivas que tivemos a satisfação de desenvolver em parceira com os designers Sérgio J. Matos e André Marcolino dentro do escopo do projeto D+I. Bora conferir os detalhes abaixo:
SÉRGIO J. MATOS
Para o designer Sérgio J. Matos, o design vai além da função. Ele tem o poder de abrir histórias, memórias e laços afetivos. Somando essa percepção à essência da brasilidade, Sérgio encanta mentes e corações com produtos de mobiliário e decoração.
A partir deste projeto no D+I, by Kamy e Sérgio apresentam uma nova coleção de tapetes que utiliza a corda náutica como matéria-prima. O entrelaçamento deste material exige habilidade e experiência em trabalhos feitos à mão, expertise que a dupla tem de sobra, o que torna essa parceria promissora pelo grande potencial para inovação e criação de produtos únicos.
Recortes, cores, entrelaces e texturas revelam em minúcias o design sofisticado da coleção criada, pensada para acolher e despertar os sentidos. Sob os pés, incorporam a essência de um afago tátil; sob os olhos, a geometria calculada expressa nos padrões têxteis de efeito ótico a criação elaborada com delicadeza. Uma imersão sensorial repleta de narrativas que eleva cada tapete à condição de protagonista, peças que transcendem e vão além da estética e função.
Tapetes Tambaki Vermelho, Beige e Verde
1,50 x 2,00 m (Vermelho e Verde)
3,00 x 2,00 (Beige)
Sobrepostas, as camadas de peças ovaladas dão corpo ao Tapete Tambaki. Na junção harmoniosa guardam as referências que tecem a criação. No nome da espécie de peixe comum às águas dos rios do Amazonas, na reverência à origem assentada na língua indígena Tupi, no mosaico que reflete a inspiração tomada das escamas brilhantes.
A matéria-prima é a corda de polipropileno às voltas em contornos que vertem da unidade para o todo, invadindo a linearidade das bordas com porções arredondadas intermitentes. A sinuosidade da tecitura é valorizada no jogo de luz e sombra que suscita movimento. São costuradas as peças individuais e depois "entrelaçadas" e costuradas para montar a peça toda.
O design inovador do tapete Tambaki foi reconhecido pelo júri do ICFF Awards, faturando a categoria “Floorings” da premiação promovida pela organização da feira. A peça premiada foi a de cor bege, mas a coleção também é formada pelas cores verde e vermelha. Todas podem ser utilizadas em áreas internas ou externas.
ANDRÉ MARCOLINO
Formado em Desenho Industrial e mestre em Arquitetura e Urbanismo, mas fazendo da indústria e do varejo sua maior escola, André Marcolino não é avesso a desafios que atravessam continentes.
O designer contou com a expertise da by Kamy Verde para reimaginar superfícies, transformando fragmentos de tapetes em uma coleção de peças inspiradas nas paradisíacas paisagens da “Cidade Maravilhosa”, o Rio de Janeiro-RJ.
Além de interpretar famosos pontos turísticos cariocas, a coleção de Marcolino se destaca pela natureza híbrida das peças, ou seja, pela possibilidade de usar tapetes e tapeçarias em conjunto: um nicho de mercado jamais explorado por nenhuma empresa têxtil. De uma aparente imagem estática em 2D, a composição se transforma conforme a disposição das peças, passando a impressão de ser um ambiente decorativo 3D personalizável.
Tapeçaria “Cidade Maravilhosa” 3 BKV
1,96 x 1,33 m
A Tapeçaria "Cidade Maravilhosa" foi o fio condutor que deu continuidade e coesão visual a todos os tapetes e tapeçarias desta coleção criada por André Marcolino. Ela reflete o trabalho primoroso da by Kamy Verde, onde cada peça colorida do desenho é um fragmento de tapete garimpado no galpão Verde da marca. A peça reúne fragmentos de tapetes de viscose, lã, poliéster, juta e sisal, que contribuem para transmitir, com leveza e harmonia, o comprometimento do designer em retratar uma cena tipicamente carioca com a singularidade e a diversidade desta cidade tão intensa.
2,88 x 1,90 m
O desenho do tapete é inspirado nas suaves e sinuosas curvas que caracterizam as montanhas do Rio de Janeiro, em especial, como as formas inconfundíveis do Corcovado, Pão de Açúcar e Dois Irmãos.
O grafismo criado com fragmentos de tapete hemp, lã e viscose, em tons de bege, marrom e off white, fluem organicamente por toda a peça, capturando a elegância natural das montanhas e proporcionando uma sensação de movimento e harmonia tão característicos do Rio.
by Kamy na International Contemporary Furniture Fair 2024 (ICFF)
ICFF 2024
19 a 21 de maio
Javits Convention Center
429 11th Avenue, Nova York-NY, EUA