Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp.

Converse conosco no WhatsApp
by Kamy na ICFF 2024 em Nova York

by Kamy na ICFF 2024 em Nova York

Nicole Nigro 1709 views Sem comentários

Mais uma vez brilhando no palco internacional do design, a by Kamy desembarca em Nova York nos Estados Unidos para representar o design brasileiro na International Contemporary Furniture Fair (ICFF) 2024 em iniciativa do Brazilian Furniture, projeto setorial promovido pela ABIMÓVEL e ApexBrasil.

Traduzindo para o português, a Feira Internacional de Móveis Contemporâneos, ou simplesmente ICFF, na sigla em inglês, é um dos principais eventos de design da América do Norte ao reunir mais de 450 marcas de 35 países.

Entre os dias 19 e 21 de maio, a expectativa dos organizadores é receber a visita de mais de 10 mil pessoas, um público qualificado que abrange arquitetos, designers de interiores, revendedores, distribuidores e desenvolvedores.

Design brasileiro integrado à indústria

O grande destaque do projeto Brazilian Furniture na ICFF é a exposição conceitual das peças criadas por meio do Design Brasil + Indústria, programa que conecta designers e fabricantes, mesclando a capacidade criativa desses profissionais à expertise da indústria de dar escala produtiva às criações.

O resultado são peças e coleções que combinam criatividade e tecnologia, industrial e feito à mão, levando a Nova York o melhor do Brasil em termos de design, matéria-prima, técnicas, qualidade, tecnologia e sustentabilidade.

Vamos exibir na feira peças exclusivas que tivemos a satisfação de desenvolver em parceira com os designers Sérgio J. Matos e André Marcolino dentro do escopo do projeto D+I. Bora conferir os detalhes abaixo:

SÉRGIO J. MATOS

Para o designer Sérgio J. Matos, o design vai além da função. Ele tem o poder de abrir histórias, memórias e laços afetivos. Somando essa percepção à essência da brasilidade, Sérgio encanta mentes e corações com produtos de mobiliário e decoração.

A partir deste projeto no D+I, by Kamy e Sérgio apresentam uma nova coleção de tapetes que utiliza a corda náutica como matéria-prima. O entrelaçamento deste material exige habilidade e experiência em trabalhos feitos à mão, expertise que a dupla tem de sobra, o que torna essa parceria promissora pelo grande potencial para inovação e criação de produtos únicos.

Recortes, cores, entrelaces e texturas revelam em minúcias o design sofisticado da coleção criada, pensada para acolher e despertar os sentidos. Sob os pés, incorporam a essência de um afago tátil; sob os olhos, a geometria calculada expressa nos padrões têxteis de efeito ótico a criação elaborada com delicadeza. Uma imersão sensorial repleta de narrativas que eleva cada tapete à condição de protagonista, peças que transcendem e vão além da estética e função.

Tapetes Tambaki Vermelho, Beige e Verde

1,50 x 2,00 m (Vermelho e Verde)

3,00 x 2,00 (Beige)

Sobrepostas, as camadas de peças ovaladas dão corpo ao Tapete Tambaki. Na junção harmoniosa guardam as referências que tecem a criação. No nome da espécie de peixe comum às águas dos rios do Amazonas, na reverência à origem assentada na língua indígena Tupi, no mosaico que reflete a inspiração tomada das escamas brilhantes.

A matéria-prima é a corda de polipropileno às voltas em contornos que vertem da unidade para o todo, invadindo a linearidade das bordas com porções arredondadas intermitentes. A sinuosidade da tecitura é valorizada no jogo de luz e sombra que suscita movimento. São costuradas as peças individuais e depois "entrelaçadas" e costuradas para montar a peça toda.


ANDRÉ MARCOLINO

Formado em Desenho Industrial e mestre em Arquitetura e Urbanismo, mas fazendo da indústria e do varejo sua maior escola, André Marcolino não é avesso a desafios que atravessam continentes.

O designer contou com a expertise da by Kamy Verde para reimaginar superfícies, transformando fragmentos de tapetes em uma coleção de peças inspiradas nas paradisíacas paisagens da “Cidade Maravilhosa”, o Rio de Janeiro-RJ.

Além de interpretar famosos pontos turísticos cariocas, a coleção de Marcolino se destaca pela natureza híbrida das peças, ou seja, pela possibilidade de usar tapetes e tapeçarias em conjunto: um nicho de mercado jamais explorado por nenhuma empresa têxtil. De uma aparente imagem estática em 2D, a composição se transforma conforme a disposição das peças, passando a impressão de ser um ambiente decorativo 3D personalizável.

Tapeçaria “Cidade Maravilhosa” 3 BKV

1,96 x 1,33 m

A Tapeçaria "Cidade Maravilhosa" foi o fio condutor que deu continuidade e coesão visual a todos os tapetes e tapeçarias desta coleção criada por André Marcolino. Ela reflete o trabalho primoroso da by Kamy Verde, onde cada peça colorida do desenho é um fragmento de tapete garimpado no galpão Verde da marca. A peça reúne fragmentos de tapetes de viscose, lã, poliéster, juta e sisal, que contribuem para transmitir, com leveza e harmonia, o comprometimento do designer em retratar uma cena tipicamente carioca com a singularidade e a diversidade desta cidade tão intensa.


Tapete Corcovado

2,88 x 1,90 m

O desenho do tapete é inspirado nas suaves e sinuosas curvas que caracterizam as montanhas do Rio de Janeiro, em especial, como as formas inconfundíveis do Corcovado, Pão de Açúcar e Dois Irmãos.

O grafismo criado com fragmentos de tapete hemp, lã e viscose, em tons de bege, marrom e off white, fluem organicamente por toda a peça, capturando a elegância natural das montanhas e proporcionando uma sensação de movimento e harmonia tão característicos do Rio.


by Kamy na International Contemporary Furniture Fair 2024 (ICFF)

ICFF 2024

19 a 21 de maio

Javits Convention Center

429 11th Avenue, Nova York-NY, EUA

Comentários