
by Kamy na Semana de Design de Milão 2025
Pela quinta vez consecutiva, desembarcamos na Itália para participar da Semana de Design de Milão, prontos para inovar a partir de uma expertise em design que consolidamos há quase 40 anos de mercado.
Mais uma vez estamos no time do projeto setorial Brazilian Furniture, uma iniciativa da Abimóvel em parceria com a ApexBrasil, onde temos a honra de sermos a embaixadora da tecitura brasileira em três palcos distintos.
Serão dois espaços no Salone del Mobile (até 13 de abril): um estande exclusivo na área reservada às marcas brasileiras e a participação de uma peça do Studio by Kamy na exposição do projeto Design + Indústria, mais uma iniciativa do Brazilian Furniture.
Além do iSalone, a marca também estará presente no circuito do Fuorisalone, junto à exposição brasileira que corre durante o Fuori até 13 de abril, mas que segue aberta ao público até 17 de abril.
Em 2025, apresentamos em Milão uma curadoria exclusiva de tapetes, tapeçarias e almofadas. Em comum, a inspiração na riqueza dos ecossistemas, da arte e da cultura brasileira, elementos que se conectam à produção feita à mão com o selo Made in Brazil.
As novidades traduzem, por meio do design autoral, a grandiosidade da natureza e seus diferentes biomas, incorporando texturas, formas e padrões inspirados na rica diversidade da fauna e da flora — capturando cenas das florestas tropicais às regiões desérticas, do fundo do mar ao topo das montanhas.
Tapeçaria EKOVIDA 3A MAR (1,70 x 1,22 m)
Bordada pelo projeto social 1+1+by Kamy
Foto Studio by Kamy
Por outro lado, elas também celebram a arte e a cultura brasileira, reconhecendo a importância dos artistas nacionais e o legado cultural que eles vêm construindo ao longo dos séculos.
Inspirada nas expressões artísticas que moldaram o país — das técnicas ancestrais à riqueza do modernismo, da tapeçaria popular à arte contemporânea, chega-se a um design efetivo, que preserva o legado ao mesmo tempo que projeta a brasilidade no cenário global por meio de uma miscigenação de técnicas, materiais, povos e culturas, que sempre estiveram na nossa essência criativa.
Arte brasileira que empodera e regenera
Tapeçaria Tarsila Batizado de Macunaíma 2 (1,80 x 0,97 m)
Bordada pelo projeto social 1+1+by Kamy
Foto Studio by Kamy
Levamos para Milão uma nova série de arazzos, produzidos pela primeira vez no Brasil, que interpretam obras icônicas do movimento modernista brasileiro, como as de Tarsila do Amaral e Victor Brecheret.
Esq.: Tapeçaria Victor Brecheret Afresco São Francisco (1,27 x 0,97 m)
Dir.: Tapeçaria Victor Brecheret Mural da Capela (1,27 x 0,98 m)
Bordadas pelo projeto social 1+1+by Kamy
Fotos Studio by Kamy
Além disso, expandimos a coleção assinada por Lelli de Orléans e Bragança, artista renomada por sua interpretação vibrante da Mata Atlântica, conferindo vida e exuberância à natureza brasileira, em tapeçarias e almofadas bordadas com uma riqueza impressionante de detalhes.
Esq.: Tapeçaria Lelli Guarás no Mangue 1A (1,36 x 1,23 m)
Dir.: Tapeçaria Lelli Helicônias na Mata (1,33 x 1,80 m)
Bordadas pelo projeto social 1+1+by Kamy
Fotos Studio by Kamy
Todas estas peças foram desenvolvidas pelo projeto social 1+1+by Kamy, uma iniciativa que não apenas promove a inclusão social, mas também coloca, pela primeira vez, o Brasil no centro do design têxtil global por meio de boas práticas ESG.
As peças criadas por artesãs que, até pouco tempo atrás, trabalhavam nas lavouras do café no sul do estado de Minas Gerais, mas que por meio do bordado, transformaram-se em coautoras de tapeçarias e almofadas bordadas que carregam em si a identidade cultural do país, além de serem um reflexo do trabalho e do legado de suas famílias.
Criado pela artista plástica Elisa Lobo como uma ferramenta de transformação e inclusão social por meio da arte, o projeto ganhou escala e novos objetivos a partir da idealização de Kamyar Abrarpour, nosso CEO, e coordenação da nossa diretora criativa e cofundadora, Francesca Alzati.
O foco agora é a capacitação destas mulheres em torno do bordado, resgatando saberes artesanais tradicionais e fortalecendo a economia local. A reativação de uma antiga fábrica na região tem sido um marco crucial, proporcionando empregos e novas perspectivas não apenas para as mulheres, mas para toda a comunidade.
Da esquerda para direita, de cima para baixo: Almofadas Lelli Arara Canindé; Lelli Arara Vermelha 2; Lelli Saí-bicudo e Lelli Saíra (40 x 40 cm)
Bordadas pelo projeto social 1+1+by Kamy
Fotos Studio by Kamy
Além de dominar os fundamentos, elas também têm toda a liberdade de inovar a partir de técnicas e pontos que elas mesmo criam, saindo do convencional para criar relevos e texturas diferentes em uma mesma peça.
A produção envolve não apenas a criação de desenhos elaborados pelo nosso Studio, mas também de designers, arquitetos, artistas plásticos, empresas e criativos que desejam desenvolver produtos têxteis relevantes tanto do ponto de vista artístico, quanto do ponto de vista sustentável.
Sustentabilidade aplicada em uma parceria inédita
Esq.: Tapete African Cheetah WB (1,50 x 1,50 m)
Centro: Tapete Marine Iguana WB (1,50 x 1,50 m)
Dir.: Tapete Monarch Butterfly WB (1,50 x 1,50 m)
Produzidos à mão pelo ateliê by Kamy Verde
Fotos Studio by Kamy
Neste ano, demos um passo ainda mais ousado com a by Kamy Verde ao firmar uma colaboração exclusiva com a Warner Bros. Discovery Global Consumer Products, um dos maiores conglomerados de mídia e entretenimento do mundo.
Como parte dessa parceria, lançamos uma coleção inspirada na franquia Discovery Channel, reconhecido globalmente por suas produções sobre ciência, meio ambiente, tecnologia e história, temas que se alinham com o nosso DNA.
Tapeçaria Blue Sanctuary WB (1,68 x 1,25 m)
Bordada pelo projeto social 1+1+by Kamy
Foto Studio by Kamy
Tanto as bordadeiras do projeto social 1+1+by Kamy quanto os artesãos do ateliê by Kamy Verde, assumiram o desafio de interpretar as cenas exibidas pelo Discovery Channel em suas mídias, que já são lindas por natureza, com a intenção de agregar novas perspectivas visuais, seja por meio do bordado, seja por meio dos fragmentos.
Uma pele mais espessa de um réptil destacada por meio de um ponto mais cheio e rebuscado. Uma barbatana de um peixe destacada com um ponto mais liso. A partir do bordado e dos fragmentos, tem-se o elemento que torna as peças ainda mais impactantes, unindo a beleza da natureza com a da tecitura para valorizar o que a Terra nos entrega.
Da esquerda para direita, de cima para baixo: Almofadas Dark Frog WB; Mandarin Fish WB; Hibiscus Arlequin Bug WB e Panther Chamaleon WB (50 x 50 cm)
Bordadas pelo projeto social 1+1+by Kamy
Foto Studio by Kamy
A by Kamy Verde, há quase uma década, dedica-se a reaproveitar fragmentos de tapetes da produção em novos produtos, mas trazendo o design como o elemento que regenera o valor destas peças. Além disso, no ateliê também é possível personalizar produtos do portfólio regular da marca, mas com o diferencial do upcycling na construção dos desenhos.
Foi a partir deste olhar, de fora para dentro e dentro para fora, que colocamos de pé a primeira – e até o momento única – iniciativa de upcycling do mercado brasileiro de tapetes e tapeçarias.
Esq.: Tapete Mandarin Fish WB (2,00 x 2,00 m)
Dir.: Tapete The Ocean WB (1,30 x 1,30 m)
Produzidos à mão pelo ateliê by Kamy Verde
Fotos Studio by Kamy
Esq.: Tapete Mount Everest WB (4,30 x 3,76 m)
Dir.: Tapete Amazon Florest WB (3,09 x 2,83 m)
Produzidos à mão pelo ateliê by Kamy Verde
Fotos Studio by Kamy
Fragmento por fragmento, os artesãos da by Kamy Verde transformam em peças únicas os desenhos trazidos pelo Studio by Kamy, mas também de designers, arquitetos, artistas plásticos, empresas e criativos, tal como ocorre com o projeto 1+1+by Kamy.
Com um trabalho manual de alta qualidade, as peças reafirmam o compromisso das marcas com a preservação das tradições ancestrais, sem deixar de lado o compromisso com o planeta.
Mais do que conferir o nascer de coleções exclusivas, queremos que os visitantes tenham a oportunidade de contemplar o convergir de técnicas, materiais, culturas e inspirações trabalhadas à mão por pessoas de diferentes gerações e pontos de vista, juntos sob a luz do design e a paixão pela natureza.
Desenhos e cores instigantes, uma rica miscigenação de técnicas, materiais, culturas, experiências e pontos de vista... É no Studio by Kamy que boas ideias se mesclam, convergindo para um design efetivo que se conecta com as necessidades do morar atual.
Por meio do Studio, a by Kamy desenvolve não apenas seus próprios desenhos, mas também se abre para cocriar com designers, arquitetos, artistas, empresas e jovens talentos, do Brasil e do mundo, que desejam expandir seus horizontes criativos com o conhecimento e a expertise de quase quatro décadas da marca.
Na prática, o Studio by Kamy representa a mescla entre marca e criativos, fomentando a originalidade das criações e a capacidade de se expressar enquanto tapeçaria, arte e cultura.
Tapete Formigas (2,00 x 0,50 m)
Foto Studio by Kamy
A ideia por trás do tapete Formigas criado pelo Studio by Kamy, parte de uma visão apaixonada pelos detalhes e pelas formas dos insetos, os quais classifica como verdadeiras obras de arte da natureza.
Ao observar e enxergar as pequenas coisas, percebe-se que os insetos, quando multiplicados ou dispersos, compõem um desenho quase barroco, instaurando uma sintonia visual quase palpável.
Sóbria e livre, a formiga traça caminhos meticulosamente precisos, construindo redes complexas de vida. Neste tapete, o desenho hiper ampliado revela uma beleza inesperada, quase escultórica.
Os corpos segmentados das formigas formam padrões naturais repletos de harmonia e ordem que, ao se multiplicarem no tapete, criam uma composição organizada como sua própria colônia, transformando o instinto em arte.
Tecer um tapete como este acaba por ser um desafio monumental, exigindo altíssima tridimensionalidade e definição atreladas a técnicas de tecitura e materiais refinados.
Quem visitar a exposição Università Degli Studi Di Milano da revista INTERNI confere uma seleção exclusiva de tapetes e almofadas da by Kamy selecionadas pelo curador, arquiteto e designer Bruno Simões a convite da Abimóvel em parceria com a ApexBrasil.
Embora a programação do Fuorisalone contemple eventos entre 07 e 13 de abril, a exposição brasileira realizada no espaço Western Lodge da universidade segue aberta ao público até o dia 17 de abril de 2025.
Com cerca de 50 peças selecionadas, Simões desenvolve a mostra em torno de um fenômeno natural chamado popularmente no Brasil de “Chuva do Caju”, em que as chuvas escassas do período de seca que precedem a florada dos cajueiros são um sinal de que uma boa safra está por vir.
A partir desta sensível analogia com um elemento marcante da natureza brasileira, a exposição destaca em um plano maior a capacidade de enfrentarmos não apenas o impacto sobre o meio ambiente, mas toda a dinâmica cotidiana, social e espacial, afetada pelo desequilíbrio climático.
Neste contexto de mudança, o design é uma poderosa ferramenta de transformação, uma resposta aos desafios do presente tanto pela capacidade propor soluções como a de encantar.
A essência da brasilidade
Embaixadora da tecitura brasileira no evento, a by Kamy apresenta no Fuorisalone o entrelaçamento de grandes inspirações: a arte, a cultura e a natureza, conectados por meio de um design autoral e feito à mão que preserva o legado e, ao mesmo tempo, projeta a brasilidade no cenário global.
Um dos grandes destaques é a produção projeto social 1+1+by Kamy, uma iniciativa que não apenas promove a inclusão social, mas também coloca o Brasil, pela primeira vez, no centro do design têxtil global.
Criado pela artista plástica Elisa Lobo como uma ferramenta de transformação e inclusão social por meio da arte, o projeto ganhou escala e novos objetivos a partir da idealização de Kamyar Abrarpour, CEO da by Kamy, e coordenação da diretora criativa e cofundadora da by Kamy, Francesca Alzati.
As peças do projeto são criadas por artesãs que, até pouco tempo atrás, trabalhavam nas lavouras do café no sul do estado de Minas Gerais, mas que por meio do bordado, mudaram de vida, resgataram saberes artesanais tradicionais e fortaleceram a economia local.
A exposição brasileira no Fuori apresentará com exclusividade parte deste trabalho das bordadeiras, como a seleção de capas de almofadas da coleção EKOVIDA com formas, cores, desenhos e texturas que transbordam energia.
Esq.: Almofada Print EKOVIDA 6B (50 x 50 cm)
Dir.: Almofada Print EKOVIDA 6C (50 x 50 cm)
Studio by Kamy e Bordadas pelo projeto social 1+1+by Kamy
Fotos Studio by Kamy
Por meio de uma miscigenação de técnicas, materiais, povos e culturas, que sempre estiveram na essência criativa da by Kamy, chega-se a um design efetivo que ressalta aos olhos do mundo a essência singular da brasilidade.
Prova deste entrelaçamento em torno da brasilidade é o tapete Jaci, uma parceria entre a by Kamy e o designer Sergio J. Matos, feito à mão utilizando apenas uma matéria-prima: a corda náutica, material resistente e que pode ser utilizado inclusive em áreas externas graças à proteção UV.
Tapete Jaci UV verde musgo, Jade, Oliva e Cinza (2,00 x 1,50 m)
Sergio J. Matos e by Kamy
Foto Studio by Kamy
No tapete Jaci, os discos tramados individualmente são entrelaçados um a um pelos artesãos da by Kamy, formando um padrão cativante e personalizável não apenas em medidas, mas também em cores.
Um tapete que expressa serenidade, simplicidade e conexão com a cultura dos povos originários brasileiros, uma vez que Jaci é o nome que, na língua Tupi Guarani, representa a Lua, símbolo de beleza e mistério, que há séculos tem inspirado poetas, artistas e sonhadores.
Mais do que produtos, a by Kamy demonstra no Fuorisalone a sua capacidade de unir design autoral com a consciência socioambiental, consolidando sua posição como referência no setor têxtil a partir do encontro entre talentos, técnicas e ideias em torno da brasilidade.
Onde, quando e como?
by Kamy na Semana de Design de Milão 2025
Salone del Mobile
Até 13 de abril
Pavilhão 3 – Estande E-26
Fiera Milano, Rho, Milão, Itália
Design + Industria
Até 13 de abril
Pavilhão 3 – Estande D21/27
Fiera Milano, Rho, Milão, Itália
Brazilian Furniture | Abimóvel e ApexBrasil
brazilianfurniture.org.br
Fuorisalone
Até 13 de abril (exposição segue até 17 de abril)
Exposição Interni Cross Vision
Università Degli Studi Di Milano – Espaço Western Lodge
Via Festa del Perdono, 7, 20122, Milão, Itália