caras.pt | Respeitar o lugar: refúgio de férias em Azeitão
Poltronas, em rattan, encontradas numa feira. Sobre Kilim Caucasiano, feito à mão, proveniente da by Kamy, cadeiras de cinema antigas. Os tapetes, em fibra natural, foram comprados na Patagónia.
Adquirida em 2019 pelo arquiteto brasileiro Mauricio Nobrega, esta casa centenária, de arquitetura tradicional, conta com uma área de 135m², distribuídos por dois pisos. A zona exterior, com antigo lagar, revela-se um pequeno oásis.
“A ideia foi manter as características originais da construção sem recorrer a grandes intervenções (desde a criação de novos usos para as divisões pré-existentes às paredes de pedra e aos pisos de carvalho maciço que foram reaproveitados)”, conta o proprietário. “Houve respeito pela arquitetura singela e simples da morada, já que, sendo uma casa utilizada para férias, foi possível deixar a informalidade e descontração ser o foco do projeto”, continua.
“As peças são intemporais, heranças de família ou adquiridas sem levar em consideração tendências de decoração. Os móveis foram todos escolhidos na região (lojas, antiquários, feiras, artesãos locais), enquanto os objetos e tapetes trazidos da nossa residência no Rio de Janeiro. Os materiais são naturais e os tons claros e neutros foram utilizados em contraponto ao amarelo da porta metálica.”
FOTOS: Gui Morelli
Confira a matéria na íntegra clicando aqui!