Swipe to the left

Casa Brasil em Nova York 2022: by Kamy ajuda a tecer a história brasileira em exposição nos EUA

Casa Brasil em Nova York 2022: by Kamy ajuda a tecer a história brasileira em exposição nos EUA
17 de maio de 2022

Arazzos, tapeçarias e tapetes exclusivos da grife têxtil brasileira dão forma à narrativa que interpreta, pelo design, o passado, presente e futuro do Brasil


Sob a honra de representar o design têxtil brasileiro, a by Kamy desembarca nos Estados Unidos para participar da Casa Brasil em Nova York, entre 11 e 25 de maio, sediada em privilegiado local no distrito de SoHo em Manhattan.

A mostra é promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) em parceria com o Consulado Brasileiro em Nova York e entidades setoriais brasileiras, como a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), entre outras.

Aproximando a criatividade brasileira de potenciais compradores no mercado norte-americano, o evento vai correr em paralelo com a Contemporary Furniture Fair (ICFF) justamente para atrair ainda mais visitantes internacionais.

A ideia é promover o design nacional com uma seleção de peças que exaltam a sustentabilidade, qualidade e inovação dos materiais utilizados. Para atribuir propósito a tantas peças incríveis, a exposição conta com a curadoria de Natasha Schlobach, presidente da Associação de Designers de Produto (ADP) do Brasil.

Natasha escolheu pessoalmente cada um dos itens e construiu uma narrativa da história do Brasil com produtos by Kamy, abraçando o passado, presente e futuro do país por meio da criatividade e do design nacional.

Única representante do segmento têxtil entre os selecionados, a by Kamy reservou passagens para algumas das maiores preciosidades de seu acervo, composto majoritariamente por peças feitas à mão, únicas e exclusivas.

PASSADO

Justamente no ano em que o modernismo brasileiro celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, não poderia faltar em Nova York o merecido destaque a uma das artistas brasileiras mais reconhecidas no mundo, Tarsila do Amaral (1886-1973).

Com o Arazzo Tarsila® São Paulo (1,66 x 1,31m), a grife evidencia toda a exuberância do modernismo em uma interpretação fiel da obra original agora na tecitura, sob licença exclusiva, uma definitiva obra de arte para paredes.

Não há como falar da história do Brasil sem mensurar a importância da cultura indígena. Não por acaso, a by Kamy selecionou para esta mostra arazzos de Gilvan Samico (1928-2013), um dos artistas brasileiros que mais se empenharam em interpretar lendas e elementos indígenas usando, principalmente, técnicas de xilogravura – que ficam evidentes na interpretação têxtil pelos arrazos A Fonte (2,24 x 3,96m) e Via Láctea (1,54 x 1,50m) que desembarcam na ‘Big Apple’.

PRESENTE

Outro importante aspecto a se ressaltar da brasilidade é a conexão intrínseca com a natureza, dada a diversidade e riqueza da fauna e flora local, mas que por outro lado convive com a constante ameaça do uso desenfreado dos recursos naturais.

Para despertar essa consciência ecológica por meio do design feito a mão, a by Kamy produz peças exclusivas reutilizando fragmentos têxteis em seu galpão verde 360º sob a direção do artística plástico, Kiko Maldonado.


Junto a artesãos aprendizes, Kiko navega por experimentações em busca de uma arte que represente a alegria, as cores, a essência da brasileira em todos os seus aspectos. Quem visitar a Casa Brasil poderá conferir a Tapeçaria Planeta 1 (1,50 x 0,95m).

Por falar em autenticidade brasileira, a grife reservou a uma dupla de Kilims (tapetes de pelo baixo e dupla face) a missão de representar o know-how do Centro de Design da by Kamy em criar e encantar com uma tecitura de nível mundial, produzida em parceria com tecelagens e matérias-primas nobres de todo o mundo – a exemplo dos tapetes Guaraná Mix Color (3,04 x 2,58m) e Mosaico Multi (3,47 x 2,54m).

FUTURO

Para lançar um olhar claro e prático sobre o futuro, é preciso olhar para os que os jovens andam fazendo – e criando. A marca vem apostando consistentemente em jovens talentos do design e da arquitetura porque acredita que essa troca de experiências está no cerne do DNA da marca ao longo dos últimos 30 anos.

Nesta importante vitrine internacional, a by Kamy selecionou o trabalho de Thiago Santa Cruz para representar a verve criativa e irreverente da juventude. Com os instigantes tapetes Avatar Pena (3,53 x 1,40 m) e Avatar Solar (diâmetro 2,50 m), a by Kamy abre suas portas aos jovens de todo mundo para criar sob a áurea da brasilidade.


Confira muito mais em nosso site Casa Brasil Nova York 2022!
Whatsapp