CASA E JARDIM | Casa construída à beira de represa tem arquitetura inspirada na cultura baiana
De frente para a represa e cercada pela mata nativa, uma casa em Ibiúna, no interior de São Paulo, foi pensada para traduzir o encontro entre memória afetiva, leveza e natureza. Implantada em um terreno em declive, a residência de 512 m² foi projetada do zero para uma família baiana — composta por casal e dois filhos jovens — que sonhava com um refúgio generoso e acolhedor, capaz de abrigar tanto os momentos de descanso quanto os encontros cheios de afeto.
“A família desejava uma morada que equilibrasse generosidade e privacidade, com espaços conectados à natureza e que refletissem suas origens culturais”, conta a arquiteta Patricia Martinez, do escritório homônimo (@patriciamartinez), responsável pelo projeto. “Era essencial que os ambientes fossem amplos o suficiente para acolher e reunir pessoas de forma natural e afetiva", completa.
SUÍTE | Graças ao painéis ripados da fachada, o ambiente ganhou um jogo de luz e sombra. Sobre a cabeceira executada pela marcenaria Dilegno, estão quadros adquiridos na Dpot Objeto. Luminária de mesa da Lumini. Roupa de cama do Estúdio Avelós. Tapete da by Kamy — Foto: Salvador Cordaro/Divulgação
“Além de uma residência de fim de semana, ela foi pensada como um lugar de pertencimento — um espaço que traduz a história da família e se abre para novas memórias”, diz Patricia.
Confira a matéria na íntegra clicando aqui!
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_a0b7e59562ef42049f4e191fe476fe7d/internal_photos/bs/2025/R/2/cQIGiMRBGreRAKECpzbg/8-suite-cabeceira-estofada-madeira-quadros-tapetepatricia-martinez.jpg)